Nossas Sugestões

Lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/09/18

Uma das melhores maneiras de adquirir conhecimento é por meio da experiência – se não a sua própria, a partir da vivência de outros profissionais. E é isso que propomos neste artigo que traz lições de empreendedorismo na hotelaria de gestores ao redor do mundo!

Conheça os conselhos de hoteleiros que alcançaram sucesso em seus empreendimentos e aprenda mais sobre gestão no setor de hospitalidade.

11 lições de empreendedorismo na hotelaria

Olaf Krohne, dono do hotel Regina, em Bad Gastein (Áustria)

lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria:

 Construa o time certo. Você precisa de pessoas – desde camareiras até recepcionistas – que acreditem no propósito do hotel.
→ Não adie decisões. Decisões pendentes irão se acumular. Por isso, não adie o que precisa ser feito para não ter que agir sob pressão depois.
→ Tenha os pratos certos. Trabalhe no menu com atenção. Ou seja, defina um cardápio que esteja adequado ao propósito do estabelecimento e alinhado aos ingredientes locais.

Leia também: Como contratar os melhores profissionais para seu hotel ou pousada

Inés Miró-Sans, dona do hotel Casa Bonay, em Barcelona (Espanha)

lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria:

→ Avalie o mercado e entenda o que está faltando. “Barcelona tinha milhares de bares de tapas, mas não tinha nenhum restaurante do sudeste asiático. Então nós decidimos oferecer isso”, revela Inés. Como seu estabelecimento pode complementar o mercado?
→ Seja o ponto de encontro da cidade. Seu estabelecimento pode ser mais do que um local onde as pessoas passam a noite. Para isso, você deve se preocupar em criar um ambiente favorável e convidativo para os hóspedes e cidadãos da comunidade.
→ Faça parcerias. Colabore com os empreendedores de sua cidade para ampliar a gama de serviços oferecidos e o alcance de sua marca.

Leia também: 4 exemplos de parcerias na hotelaria que deram muito certo

Ronald Akili, dono do hotel Katamama, em Bali (Indonésia)

lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria:

→ Seja ousado. Não tenha medo de enfrentar desafios e o status quo para defender aquilo que você acredita.
→ Seja original. Não siga as tendências sem considerar a identidade e os valores do seu negócio e também o perfil do seu público.
→ Seja único. Crie um hotel que ofereça experiências personalizadas, com profissionais que transmitam a identidade e o propósito da sua marca.

Leia também: Como personalizar a experiência do hóspede

Matthew e Emma Goodwin, donos do hotel Surfrider, em Malibu (Califórnia)

lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria:

→ Delegue. Faça questão de, desde o início da operação, preparar a sua equipe para agir de maneira independente.
→ Passe uma mensagem consistente. É importante que a experiência dos clientes seja a mesma em diferentes pontos de contato, desde o atendimento no estabelecimento até a comunicação online.
→ Treine pela experiência. Capacite seus profissionais de forma que eles estejam muito bem preparados para ajudar os viajantes. “Levamos nossos colaboradores em passeios pela região para que eles possam entender em primeira mão a experiência que irão recomendar no futuro”, apontam os donos do hotel Surfrider. O que você pode fazer para melhorar o treinamento da sua equipe?

Leia também: 9 dicas de gestão de pessoas na hotelaria

Jeanette Mix, dona do hotel Ett Hem, em Estocolmo (Suécia)

lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria:

→ Faça benchmarking. Se tiver oportunidade, viaje e estude o que outros estabelecimentos estão fazendo em outras cidades e países.
→ Entenda que detalhes são importantes. “Nós colocamos uma garrafa térmica com água gelada ao lado da cama do hóspede todas as noites. É um pequeno detalhe que sempre fica na memória dos clientes”, conta Jeanette. Em que detalhes você tem investido?
→ Esteja presente. Não importa quão capacitados seus funcionários sejam, ser um gestor presente, que presta atenção no trabalho diário, faz toda a diferença na percepção deles e dos hóspedes.

Leia também: Liderança na hotelaria – 10 dicas para ser um gestor exemplar

Stephan Gerhard, dono da rede 25hours Hotels

lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria:

→ Tenha uma visão. Você precisa ter uma ideia clara de qual é o tipo de hotel que você quer ter e qual é o seu propósito.
→ Tenha parceiros estratégicos. Faça parceria com fornecedores que tenham experiência no setor hoteleiro. Una criatividade e funcionalidade.
→ Contrate os melhores profissionais. Procure profissionais que não só tenham o preparo técnico e a experiência adequados, como também tenham atitudes alinhadas ao que o seu negócio busca.

Leia também: 5 desafios da gestão hoteleira

Keisuke Yuim, dono da rede de hotéis cápsula Nine Hours, no Japão

lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria:

→ Mantenha seu estabelecimento simples e limpo. Evite decorações desnecessárias e superficiais, e nunca subestime a importância de questões básicas, como a limpeza dos ambientes.
→ Treine seu time. Invista em seus colaboradores, afinal, todos os serviços passam por eles e refletem a qualidade do hotel.

Leia também: Checklist para garantir a satisfação dos hóspedes

Sarah Sklash e April Brown, donas do The June Motel, em Condado de Prince Edward (Canadá)

lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria:

→ Coloque a mão na massa. Se preciso, arregace as mangas e faça o que tem que ser feito. “Quando abrimos, diversas vezes trabalhamos na recepção – ao mesmo tempo em que cuidávamos de toda a gestão”, pontuam as donas do The June Motel. O que você está disposto a fazer pelo sucesso do seu empreendimento?
→ Conheça sua marca. “Nós pintamos as portas de rosa porque sabíamos que isso fazia parte da nossa marca. Sabemos que nem todas as pessoas gostam disso, mas você não precisa agradar todo mundo. O seu público irá se identificar com sua proposta”, analisam.

Leia também: Branding na hotelaria – uma marca forte para atrair e fidelizar hóspedes

Mirjam e Tom Espinosa, donos dos hotéis V, em Amsterdã

lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria:

→ Faça porque você ama. Se você estiver empreendendo no ramo de hotelaria apenas mirando no dinheiro, é melhor repensar. Você precisa ser apaixonado por fazer os hóspedes felizes. Do contrário, isso irá prejudicar seu negócio no longo prazo.
→ Atualize-se. É importante renovar e atualizar os ambientes e o estabelecimento como um todo para se manter relevante ao longo dos anos – sem perder o que faz o hotel ser único, claro.

Leia também: Checklist da gestão na hotelaria

Sharan Pasricha, dono do hotel The Hoxton, em Londres

lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria:

→ Não seja “trendy”. Não siga tendências de maneira cega. Preocupe-se, antes de tudo, em ser um lugar aconchegante e incrível para se hospedar, comer e beber.
→ Seja parte da comunidade. Sucesso nem sempre é medido só pelo número de estadias, mas também pela forma como o estabelecimento interage com os locais e como a comunidade é engajada nas atividades do hotel.

Leia também: A importância do engajamento com a comunidade na hotelaria

Ian Schrager, dono da rede de hotéis Morgan

lições de empreendedorismo na hotelaria

Lições de empreendedorismo na hotelaria:

→ Serviço é a chave. Se você consegue fazer os hóspedes se sentirem confortáveis e bem-vindos em seu estabelecimento, todo o resto será mais fácil.
→ O conceito de luxo mudou. Agora, é para todo mundo. Hoteleiros precisam aprender a democratizar o luxo.

Leia também: 4 lições dos hotéis de luxo para hotéis e pousadas de pequeno porte

Boas reflexões, não é mesmo? Esperamos que elas o inspirem a melhorar cada vez mais a gestão e os serviços do seu estabelecimento.

Agora, é com você. Mãos à obra e sucesso!

Aprenda mais: 21 dicas para promover uma estadia impecável

Para receber quinzenalmente dicas práticas sobre gestão e atendimento na hotelaria, assine nossa newsletter – preenchendo o quadro azul abaixo.

Informações: Os depoimentos foram retirados do livro The Monocle Guide to Hotels, Inns and Hideways.
Imagens: Bigstock; Divulgação

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Lições de empreendedorismo na hotelaria"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo