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Checklist da gestão na hotelaria

Checklist da gestão na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 19/03/18

Quer garantir que os processos do seu estabelecimento estejam sendo feitos da forma correta, que os clientes estejam satisfeitos e que sua equipe tenha alta performance? Confira este checklist da gestão na hotelaria e saiba ao que você precisa estar atento no dia a dia para garantir a eficiência do seu negócio!

Checklist da gestão na hotelaria

Na hotelaria, o papel dos gestores é garantir a felicidade dos hóspedes, a satisfação e o desenvolvimento dos colaboradores e a sustentabilidade do negócio. Tarefas nada fáceis! E enquanto em grandes redes há diferentes gestores para diferentes áreas, em pequenos e médios estabelecimentos muitas vezes todas essas responsabilidades ficam na mão de um ou dois profissionais.

Foi pensando neste público que criamos este checklist da gestão na hotelaria!

Saiba quais são as principais questões que os gestores hoteleiros precisam estar atentos para garantir a eficiência das operações como um todo no estabelecimento, aprimore a sua performance e os resultados do estabelecimento que gerencia.

1 – RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

checklist da gestão na hotelaria

Garantir um bom relacionamento com os clientes é fundamental para destacar seu estabelecimento no mercado e conseguir recomendações para atrair novos hóspedes. Por isso, essa questão precisa estar na pauta diária do gestor hoteleiro.

Para isso:

  • Separe um tempo para enviar e-mail ou ligar para clientes fiéis que estejam fazendo aniversário.
  • Converse com os hóspedes do momento.
  • Confira as últimas avaliações do hotel e responda-as.
  • Analise as últimas reclamações e pense em formas de reverter a má impressão dos clientes.

Dicas de leitura:

2 – FERRAMENTAS UTILIZADAS

checklist da gestão na hotelaria

Se você contratou uma ferramenta para dar agilidade a determinado processo, é importante acompanhar se o software ou sistema em questão está apresentando os resultados esperados. Analisar o desempenho das plataformas utilizadas no hotel é um item fundamental no checklist da gestão na hotelaria.

Fique atento a questões como:

  • A equipe está se beneficiando da ferramenta?
  • O sistema está funcionando perfeitamente?
  • Se não, alguém já está verificando os ajustes que precisam ser feitos?
  • Há possibilidade de melhorar o uso dessas ferramentas?

Dicas de leitura:

3 – RELATÓRIOS DE DESEMPENHO

checklist da gestão na hotelaria

Também é responsabilidade do gestor hoteleiro saber como anda o desempenho da empresa. Isso porque conhecer os indicadores de ocupação, faturamento e diárias é importante para saber se as metas estão sendo atingidas e também para tomar decisões de maneira mais eficiente, baseando-se em métricas.

Neste sentido, estes são alguns números que você precisa levantar e analisar:

  • Ocupação da última semana e previsão de ocupação para a próxima semana.
  • Faturamento diário, semanal e mensal.
  • Número de reservas canceladas.
  • Média de preço cobrado na última semana/no último mês.

Dicas de leitura:

4 – GESTÃO FINANCEIRA

checklist da gestão na hotelaria

Além de acompanhar o desempenho do negócio, é crucial gerenciar outros aspectos financeiros da empresa, tais como fluxo de caixa, programação de pagamentos de fornecedores, compra de materiais etc.

Estas são algumas questões que não podem passar em branco:

  • Fluxo de caixa diário.
  • Gerenciamento do cronograma de pagamento.
  • Gestão do planejamento financeiro – se todas as metas estão sendo cumpridas.
  • Conferência dos registros financeiros feitos pelos colaboradores.

Dicas de leitura:

5 – GERENCIAMENTO DOS PROCESSOS OPERACIONAIS

checklist da gestão na hotelaria

Outra tarefa importante da gestão na hotelaria é acompanhar se os processos operacionais, que influenciam diretamente a satisfação dos clientes, estão sendo efetuados da maneira correta. Ter um checklist específico para essas questões pode ajudar muito!

Algumas dicas nesse sentido:

  • Crie um cronograma de checagem de processos diários ou semanais, de acordo com a necessidade de cada área.
  • Tenha um gerente ou representante em cada área do hotel para ajudá-lo a gerenciar processos.
  • Faça reuniões periódicas e/ou peça relatórios para os profissionais responsáveis por cada setor.

Dica de leitura:

6 – PESQUISA DE SATISFAÇÃO

checklist da gestão na hotelaria

O checklist da gestão na hotelaria não estaria completo sem um item relacionado ao gerenciamento da satisfação dos clientes. Monitorar a reputação do etabelecimento é crucial para garantir a sustentabilidade do negócio.

Estas são algumas maneiras de medir a satisfação dos hóspedes:

  • Desenvolver, enviar e mensurar pesquisas de satisfação.
  • Analisar os comentários nas redes sociais e em sites de avaliação.
  • Verificar a reputação do estabelecimento na web – analisando a pontuação no TripAdvisor, por exemplo.
  • Agir para resolver as reclamações dos hóspedes.

Dica de leitura:

7 – MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO DOS COLABORADORES

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Além de garantir que os clientes estejam felizes com o hotel, também é necessário acompanhar a satisfação dos colaboradores. Nesse sentido, além de ter reuniões com os profissionais, é recomendável medir o desempenho da equipe. Isso pode ajudar a identificar possibilidades de desenvolvimento e pontos de insatisfação dos profissionais.

As seguintes ações podem ser úteis para essa avaliação:

  • Faça reuniões de feedback periodicamente com sua equipe para acompanhar a evolução do trabalho e medir a satisfação dos colaboradores.
  • Crie programas de capacitação para manter os profissionais em constante desenvolvimento.
  • Desenvolva ações específicas para motivar o seu time.

Dicas de leitura:

8 – OPORTUNIDADES DE MELHORIAS

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Não se esqueça de incluir em seu checklist da gestão na hotelaria um item sobre a busca constante por oportunidades de melhorias – tanto em relação ao negócio quanto ao seu próprio desenvolvimento. Ter esse foco na excelência o ajudará a alcançar a alta performance – na sua gestão e no seu negócio.

Estas ações podem ajudá-lo nessa busca:

  • Nunca pare de aprender, esteja sempre procurando caminhos para saber mais sobre o seu mercado e sobre como aprimorar a sua gestão.
  • A busca constante por aprendizado o ajudará a identificar possibilidades de melhorias em seu hotel ou pousada – e quando oportunidades de crescimento aparecerem, você estará preparado para aproveitá-las.
  • Além disso, esse foco em sempre evoluir também será inspirador para os profissionais à sua volta, criando uma cultura de desenvolvimento contínuo.

Dicas de leitura:

O que achou do nosso checklist da gestão na hotelaria? Se você acha que está faltando algum item, deixe um comentário com as suas considerações e nos ajude a deixá-lo mais completo.

Sucesso!

Outras dicas para aprimorar a gestão do seu hotel ou pousada:

Imagens: Bigstock

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