fbpx

Nossas Sugestões

5 grandes desafios da gestão hoteleira

5 grandes desafios da gestão hoteleira

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/12/17

Quais são os principais desafios da gestão hoteleira que você enfrenta em seu estabelecimento?

Saber responder essa questão é mais importante do que você imagina. Afinal, muitas vezes, na correria do dia a dia, não paramos para pensar nos problemas que temos que resolver. Lidamos com eles quando eles aparecem, sem realmente analisá-los profundamente. No entanto, refletir sobre suas dificuldades é o primeiro passo para efetuar uma gestão mais eficiente.

5 desafios da gestão hoteleira 

Quer entender quais são os principais desafios da gestão hoteleira e saber como lidar com essas dificuldades de maneira estratégica?

Conheça, a seguir, alguns dos obstáculos enfrentados por gestores deste segmento. Aproveite para pensar sobre como você lida com cada um desses desafios e confira dicas e informações que irão ajudá-lo a superar essas dificuldades.

1 – Formar uma equipe qualificada

desafios da gestão na hotelaria

O segredo para alcançar o sucesso na hotelaria é oferecer um atendimento impecável aos hóspedes. Para isso, é preciso contar com uma equipe repleta de profissionais qualificados. É por isso que esse é um dos principais desafios da gestão hoteleira.

  • O primeiro obstáculo nesse sentido é encontrar os profissionais mais adequados para o que o seu estabelecimento precisa. Além de avaliar o conhecimento e a experiência do candidato, é preciso levar em conta se ele está alinhado aos valores e princípios que sua marca defende.
  • Depois de contratar, outro desafio é capacitar a equipe constantemente. Há duas grandes dificuldades nesse sentido:
  1. Entender quais são os temas mais relevantes para o treinamento.
  2. Equilibrar custos com capacitação e o tempo investido nessas atividades.

Dicas para superar esses desafios:

2 – Manter e aumentar o faturamento do estabelecimento

desafios da gestão na hotelaria

  • Como manter o faturamento atual?
  • Como aumentar o lucro do negócio?
  • Como aproveitar as oportunidades para aumentar os ganhos do estabelecimento?

Se, como gestor de um hotel ou pousada, você tem essas preocupações, saiba que você não está sozinho! Esses são alguns dos grandes desafios da gestão hoteleira!

  • Além de ter que sempre pensar em maneiras de evitar que o faturamento do negócio caia, os líderes do setor hoteleiro precisam ainda analisar como fazer o lucro crescer.

Esses são obstáculos difíceis de se superar, especialmente se levarmos em conta que o mercado hoteleiro tem muitas oscilações – entre períodos bons e baixas temporadas. A grande dificuldade é saber como aproveitar ao máximo as oportunidades da alta temporada e como se preparar para sobreviver à baixa temporada sem grandes perdas no faturamento.

Dicas para superar esses desafios:

3 – Controlar gastos

desafios da gestão hoteleira

Grande parte do desafio de conseguir manter o faturamento do hotel em dia – e em expansão – reside em saber controlar os gastos do negócio de maneira eficiente. Fazer mais com menos é o objetivo de muitas empresas, mas em hotéis e pousadas isso exige esforços extras. Afinal, muitas vezes cortes nos gastos podem acabar prejudicando os serviços oferecidos pelo estabelecimento – o que, por sua vez, diminui a satisfação dos hóspedes e os resultados do negócio como um todo.

Por isso, um dos grandes desafios da gestão hoteleira é controlar os gastos sem impactar a qualidade dos serviços e do atendimento.

Além de realizar uma boa gestão financeira, para superar essa dificuldade o gestor precisa entender como potencializar ao máximo a eficiência dos colaboradores.

Dicas para superar esses desafios:

4 – Garantir a satisfação dos hóspedes

desafios da gestão hoteleira

Se gerar mais lucro é o objetivo central da gestão hoteleira, garantir a satisfação dos hóspedes é o principal caminho para alcançar essa meta. Afinal, se o cliente não está satisfeito, ele não se hospedará novamente no estabelecimento e tampouco irá recomendá-lo para outros viajantes.

  • Esse é um grande obstáculo para os gestores desse segmento porque, para superá-lo, é importante acompanhar as principais mudanças no mercado e no perfil dos viajantes. Na maioria das vezes, isso demanda investimento em capacitação e em novas ferramentas.

Mas acompanhar as tendências é fundamental para se manter relevante. Só conhecendo as necessidades dos hóspedes da atualidade você poderá atender as demandas desse público, oferecendo experiências alinhadas ao que eles buscam durante uma viagem.

Dicas para superar esses desafios:

5 – Assegurar limpeza, segurança e conforto

desafios da gestão na hotelaria

Muitas vezes, são as tarefas e serviços mais básicos do dia a dia de um estabelecimento que demandam mais atenção dos líderes. Acompanhar de perto para garantir que questões como segurança e limpeza estejam em dia é um dos principais desafios da gestão hoteleira.

Atendimento personalizado, serviços extras, tecnologias que facilitam a comunicação e os processos… Essas são questões que ajudam a promover uma boa experiência para o hóspede. Mas nada disso importará se a limpeza dos ambientes não estiver em dia, se o quarto não for confortável ou se o estabelecimento não oferecer segurança para os clientes.

Esse é um desafio justamente porque demanda atenção constante aos detalhes que podem passar despercebidos, mas que fazem toda a diferença na percepção dos hóspedes.

Esse obstáculo também está ligado ao desafio apontado no item 1 – já que formar uma equipe qualificada é o primeiro passo para garantir que a limpeza, a segurança e o conforto estejam impecáveis em seu estabelecimento.

Dicas para superar esses desafios:

Esses são apenas alguns dos inúmeros desafios da gestão hoteleira.

  • desafios da gestão hoteleiraEles também afetam o seu dia a dia?
  • O que você faz para superá-los?
  • Incluiria algum outro obstáculo nessa lista?
  • Escreva um comentário abaixo com suas considerações.

E não deixe de ler os posts citados ao longo do artigo. Eles trazem dicas e informações importantes para superar esses desafios e tornar a gestão do seu hotel ou pousada mais eficiente.

Sucesso!

Imagens: Freepik; Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


7 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 10
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

7

comentários em "5 grandes desafios da gestão hoteleira"

Comentar