Nossas Sugestões

O panorama do treinamento corporativo no Brasil

O panorama do treinamento corporativo no Brasil

Por Redação Blog Gazin Atacado • 15/04/18
  • Mesmo em meio a um período de crise, o investimento das empresas no treinamento e desenvolvimento (T&D) dos profissionais não diminuiu em 2017.
  • No entanto, negócios do setor de comércio são os que menos investem na capacitação de suas equipes.

Estes são apenas alguns dos indicadores levantados na pesquisa O Panorama do Treinamento no Brasil 2017 – 2018. Quer descobrir o que mais o levantamento revelou? Então siga a leitura deste artigo e, além conhecer outras descobertas da pesquisa, saiba como treinar seus profissionais de maneira efetiva.

Atenção!

  • Fique atento às flechas laranjas ao longo do texto. Elas indicam artigos complementares, que ajudarão a aprimorar os processos de treinamento e desenvolvimento em sua loja.

O panorama do treinamento corporativo no Brasil

treinamento

De acordo com a 12ª edição do estudo O Panorama do Treinamento no Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e pela Integração Escola de Negócios:

1) O investimento em T&D vem crescendo.

Em 2017, as empresas brasileiras destinaram 0,63% do seu faturamento anual bruto para o investimento anual em T&D. Isso representa um crescimento de 37% em relação ao ano anterior.

treinamento

Aprenda mais: Vídeo: Treinar a equipe é caro. Verdade ou mito?

2) Comércio é o que menos investe em treinamento.

O valor médio investido em treinamento foi de R$ 788 por colaborador. Um crescimento de 21% em relação ao ano anterior.

Entre os setores de Indústria, Serviço e Comércio, o último é o que menos investe em treinamentos corporativos.

treinamentos

Aprenda mais: 5 maneiras de treinar seus vendedores gastando quase nada

3) O volume de horas de treinamento se manteve estável, mas ainda precisa melhorar.

Em média, as empresas brasileiras oferecem 21 horas de treinamento por colaborador anualmente. Esse indicador manteve-se estável de 2016 para 2017.

No entanto, ainda há muito o que se trabalhar nesse sentido. Para se ter uma ideia, a média de volume de horas dedicadas ao treinamento nos Estados Unidos é de 33h por colaborador (36% a mais que no Brasil).

treinamento

Aprenda mais: 5 erros no treinamento da equipe de vendas

4) Investimento em capacitação de líderes é fraco.

Os líderes participam 31% menos de ações de treinamento do que os profissionais que não ocupam cargos de liderança.

12% das empresas não investem em T&D para alta liderança e apenas 3% não investem em T&D para gerência e supervisão.

treinamento

Aprenda mais: 7 hábitos dos varejistas de sucesso

5) A principal métrica de resultados das ações de T&D é a avaliação da qualidade do curso

  • 79% das ações de treinamento têm avaliação de reação, nas quais o aluno avalia a qualidade e a aplicabilidade do curso;
  • 28% das ações de treinamento têm avaliação de aprendizado, que verifica se o aluno aprendeu, se houve ganho de conhecimento com o treinamento;
  • 12% dos projetos avaliam se o profissional aplicou o conhecimento;
  • 5% dos projetos têm avaliação de qual foi o impacto no negócio;
  • 2% analisam se houve retorno sobre o investimento.

treinamento

Aprenda mais: Como medir os benefícios que treinamentos podem trazer para a sua loja

Panorama do treinamento corporativo no comércio

como promover uma experiência marcante

Conheça agora os principais indicadores relacionados à área do comércio e entenda se as ações de treinamento e desenvolvimento realizadas em sua loja estão alinhadas ao mercado.

a) A área de operação é a que mais recebe treinamento no comércio.

De acordo com o estudo, em geral, as empresas diminuíram o volume de treinamento das áreas de operação e administrativa em 3% e 2% respectivamente.

Por outro lado, as capacitações na área comercial aumentaram 10% em relação ao levantamento anterior.

Contudo, a área de operação continua sendo a que mais recebe investimento em treinamentos – inclusive em empresas do comércio.

Assim como em outros setores, o treinamento técnico é o tipo de capacitação mais utilizado no comércio.

treinamento

Aprenda mais: Procedimentos operacionais padrões e temas de treinamentos específicos para cada área de sua loja

b) Atendimento ao cliente é o tema mais recorrente em treinamentos no comércio.

No geral, “Atendimento ao cliente” é o tema mais recorrente em T&D nos diversos setores. O comércio é o setor que mais realiza capacitações com esse foco.

Assim como em outros setores, o treinamento técnico é o tipo de capacitação mais utilizado no comércio.

treinamento

treinamento

Aprenda mais: 3 tipos de treinamento no varejo e como colocá-los em prática

c) Comércio cada vez mais adepto ao EAD.

Os treinamentos no formato presencial caíram 11% em 2017; enquanto os treinamentos no formato EAD/e-learning aumentaram 9%.

O número de empresas brasileiras que não utilizam de EAD/e-learning caiu 4%.

O treinamento mais utilizado no comércio ainda é o presencial, mas empresas deste setor são as que mais aplicam capacitação EAD/e-learning.

treinamento

Aprenda mais: 10 sites com cursos online gratuitos para varejo

A Gazin Atacado ajuda sua loja a criar ações de treinamento

treinamento

Nós sabemos o quanto as ações de treinamento da equipe são importantes para o sucesso do seu negócio. É por isso que ajudá-lo a adquirir mais conhecimento e a capacitar seus profissionais é uma das nossas principais missões!

Além de ter acesso a conteúdos novos semanalmente aqui no Blog do Varejo, também oferecemos outros canais para que você possa ter acesso a dicas e informações importantes para desenvolver seu time e também ajudá-lo a evoluir como líder e gestor no varejo.

Confira:

7 maneiras de aprender sobre varejo com a Gazin Atacado

Treinamentos gratuitos para profissionais do varejo

Agora, queremos saber:

  • Sua loja está alinhada ao comportamento do mercado em relação às ações de T&D?
  • Quais são suas principais táticas de treinamento e desenvolvimento da equipe?
  • E quais são suas principais dificuldades nesse sentido?

Deixe um comentário respondendo estas perguntas e nos ajude a entender melhor sua realidade.

Assim, poderemos criar outros conteúdos ainda mais úteis para ajudá-lo a desenvolver seus profissionais e para fazer seu negócio evoluir e se destacar no mercado!

Informações: O Panorama do Treinamento no Brasil 2017 – 2018

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "O panorama do treinamento corporativo no Brasil"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo