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Como usar vlogs de viagem para atrair mais hóspedes

Como usar vlogs de viagem para atrair mais hóspedes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/05/19

Os vlogs de viagem (vídeo blogs ou diário em vídeo) são vídeos que documentam o dia a dia de determinada pessoa ou local. Esse tipo de conteúdo tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de turismo e tem se mostrado uma ferramenta muito eficaz para engajar viajantes.

Quer saber como utilizar vlogs de viagem para destacar sua marca e atrair mais hóspedes para o seu estabelecimento?

Confira as dicas a seguir! Elas o ajudarão a entender como incluir vídeos com diários de viagem em suas estratégias de marketing.

A importância dos vlogs de viagem

vlogs de viagem

Os dados a seguir dão uma ideia do quanto os vlogs de viagem são importantes para as empresas do setor de turismo:

O tempo de visualização de vlogs de viagem cresceu 600% nos últimos anos.
Fonte: Think with Google

→ 3 em cada 5 viajantes assistem a vídeos de viagem para tomar decisões de compra relacionadas a destinos, atividades e serviços.

Entre esse público, vlog é o tipo de vídeo de viagem mais popular no YouTube.
Fonte: Think with Google

→ Os vlogs de viagem recebem 4 vezes mais engajamento (likes, comentários, compartilhamentos, inscrições) que outros tipos de conteúdo de viagem no YouTube.
Fonte: Think with Google

Apesar de serem populares entre os viajantes, a maioria das empresas não tira vantagem desse tipo de conteúdo. Apenas 14% dos vlogs de viagem são produzidos por marcas. Ou seja, 86% dos diários de viagem em vídeo vêm de criadores de conteúdo independentes.
Fonte: Think with Google

Portanto, o crescimento do interesse dos viajantes por vlogs representa uma oportunidade e tanto para o seu estabelecimento. Afinal, você pode utilizar esse formato de vídeo para destacar sua marca e se conectar com o seu público.

Além disso, como poucas marcas estão usando esse estilo de conteúdo, você pode utilizá-lo para sair na frente da concorrência. 

Que tal?

4 formas de usar vlogs de viagem para atrair hóspedes

1) Vlogs sobre o dia a dia do seu estabelecimento

vlogs de viagem

Criar vídeos sobre o dia a dia do seu hotel ou pousada pode ser muito útil para chamar a atenção de possíveis hóspedes. Afinal, esse tipo de conteúdo permite que os viajantes conheçam melhor a estrutura do estabelecimento, os funcionários e os serviços oferecidos.

Para colocar essa estratégia em prática, reúna-se com sua equipe e, em conjunto, pensem em temas do cotidiano que poderiam ser abordados nos vlogs para apresentar o hotel de uma maneira mais íntima.

Neste sentido, você pode, por exemplo, produzir vlogs que mostrem:

O dia a dia de profissionais de diferentes áreas – recepção, restaurante, governanta, gerente etc.
Como são preparados os pratos servidos no restaurante.
Como as camareiras arrumam os quartos.

Leia também!

» O que é storytelling e como usá-lo para divulgar o seu hotel ou pousada
» Ideias de vídeo marketing para o seu hotel ou pousada

2) Vlogs de viagem sobre a sua região

vlogs de viagem

Utilizar vlogs de viagem para expor o dia a dia da sua região é uma ótima forma de cativar viajantes que estiverem em busca de informações para decidir o destino da sua próxima viagem. Além disso, este tipo de conteúdo ajuda a atrair clientes para o seu estabelecimento. Afinal, ao encontrar informações úteis em seus vídeos, seus possíveis futuros clientes se sentirão mais seguros para fazer uma reserva aí.

Neste sentido, você pode, por exemplo, produzir vlogs de viagem mostrando:

Seus funcionários visitando pontos turísticos da cidade.
Como é o dia a dia de artesãos/artistas/comerciantes da região.
Funcionários do hotel realizando atividades típicas da região.

Leia também!

» Como atrair mais turistas para sua região fazendo marketing de conteúdo
» Como hotéis estão utilizando experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes

3) Parcerias com vlogueiros de viagem

vlogs de viagem

Outra maneira de usar vlogs de viagem a favor de sua marca é fazendo parcerias com vlogueiros especializados nesse tipo de conteúdo. A parceria pode, por exemplo, envolver a divulgação do dia a dia do influenciador no hotel e na cidade.

Neste caso, você pode pedir ao influenciador que produza vlogs:

Mostrando o hotel e o quarto.
Falando sobre os serviços do hotel (massagem, academia etc.) e sobre os pratos do restaurante.
Mostrando ele contando com o apoio da equipe do hotel para contratar serviços e atividades locais.

Leia também!

» Marketing de influência na hotelaria
» Como usar o marketing de influência na hotelaria

4) Vlogs de viagem nas redes sociais

O YouTube é o canal central dos vlogs de viagem. No entanto, isso não significa que sua marca não possa explorar este tipo de conteúdo em outras plataformas.

Uma tática interessante é fazer vlogs mais curtos para serem publicados em outras redes sociais. Você pode, por exemplo, fazer conteúdo exclusivo para esses canais. Ou, se preferir, pode utilizar trechos dos vlogs produzidos para o YouTube nas demais redes.

Algumas ideias nesse sentido:

Vídeos curtos sobre o dia a dia do hotel no Stories ou no Snapchat;
Minivlogs sobre a região publicados semanalmente no Facebook;
Vlogs curtos publicados no IGTV;
Vlogs com dicas de atrações e atividades enviados por e-mail ou WhatsApp.

Leia também!

» A influência do Instagram no mercado de viagens
» Como usar vídeos curtos nas redes sociais

Outras dicas para utilizar conteúdo em vídeo
para atrair mais hóspedes

Reviews em vídeo para conquistar novos hóspedes

6 ideias criativas de vídeo marketing na hotelaria

4 exemplos de campanhas multimídia na hotelaria

Esperamos que essas informações e dicas o inspirem a usar os vlogs de viagem de forma estratégica e inteligente!

E se você já produz este tipo de conteúdo, deixe um comentário contando um pouco sobre a sua estratégia. Afinal, sua história pode inspirar outros profissionais da hotelaria!

Sucesso!

Imagens: Rawpixel; Freepik; Pexels

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