Nossas Sugestões

6 ideias criativas de vídeo marketing na hotelaria

6 ideias criativas de vídeo marketing na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/07/17

Chamar a atenção dos viajantes, ajudar e encantar as pessoas e, assim, atrair mais hóspedes. Estes são os objetivos que você tem em mente ao criar ações de marketing para o seu hotel ou pousada, certo? Saiba que a utilização de vídeos na comunicação com o público é fundamental para alcançar esses resultados. Entenda a seguir a importância deste canal e inspire-se com alguns exemplos que mostram como utilizar vídeo marketing na hotelaria de forma criativa.

A importância do vídeo marketing na hotelaria

Você já sabe que a internet é o principal aliado das pessoas na hora de ter mais inspiração e buscar mais informações para suas viagens. E porque a web é repleta de conteúdo, destacam-se as empresas que desenvolvem materiais mais atrativos. É nessa hora que os vídeos fazem toda a diferença para chamar a atenção e conquistar os viajantes.

video marketing na hotelariaPara você ter uma ideia, pesquisas indicam que:

  • 66% das pessoas assistem a vídeos relacionados a viagens quando estão pensando em fazer as malas e cair na estrada.
  • 67% dos viajantes estão mais dispostos a fazer uma reserva ao ter acesso a um tour do hotel via vídeo.
  • Além disso, até 2020 os vídeos serão responsáveis por 82% do tráfego na internet.

Mas não basta ter câmera na mão para conseguir criar vídeos que efetivamente tragam resultados para o seu negócio. É importante entender como desenvolver conteúdo de qualidade e que esteja alinhado ao perfil dos viajantes atuais.

6 ideias criativas de vídeo marketing na hotelaria

Quer saber como usar o vídeo de maneira eficiente nas suas ações de marketing, para destacar sua marca na web e atrair mais hóspedes para o seu estabelecimento? Confira os exemplos listados a seguir e aprenda mais sobre vídeo marketing na hotelaria:

1) The French Kiss – Marriott Hotels

Contar histórias é uma maneira tão efetiva de encantar as pessoas que esse método já virou estratégia de marketing: é chamado o storytelling. Sabendo da eficiência desse método, a rede Marriott Hotéis criou um filme para divulgar sua marca. A narrativa não é sobre o hotel em si, mas tem ele como pano de fundo de uma história mágica, associando a marca a aventuras inesperadas – tudo o que muita gente busca ao viajar.

Dica de vídeo marketing na hotelaria: invista no storytelling

Você não precisa contar um conto de fadas ou inventar um roteiro complexo. A trajetória do hotel ou mesmo algumas experiências que os hóspedes vivenciaram no seu estabelecimento podem render boas histórias. 

–> Clique aqui e aprenda como usar o storytelling na hotelaria.

2) Dr. Obvius – Hotels.com

Para se conectar com o público e criar um relacionamento mais próximo, o site de buscas Hotels.com criou um personagem para uma série de vídeos que aborda o dia a dia das viagens. “Dr. Obvius” mostra cenas cotidianas de quem viaja, enquanto divulga serviços oferecidos pelo site.

Dica de vídeo marketing na hotelaria: crie um personagem

Crie um personagem ou um mascote para representar a marca do seu hotel nos vídeos. Pode ser uma animação, um ator ou mesmo um profissional do hotel. O objetivo é “humanizar” sua marca, de forma que as pessoas possam se relacionar com o hotel de forma mais pessoal.

3) Six days, seven nights – Marriott Hotels

O marketing de influência utiliza a credibilidade dos criadores de conteúdo no meio on-line. Percebendo a relevância dessa estratégia no mercado de viagens, a rede Marriott convidou Jen Levinson, uma atriz superpopular nas redes sociais, para provar comidas diferentes e registrar tudo pelo Snapchat. Uma excelente maneira de mostrar que a empresa apoia as pessoas a se aventurarem, convidando elas a saírem da sua zona de conforto.

Dica de vídeo marketing na hotelaria: use o poder dos influenciadores digitais

A marca do seu hotel tem muito a ganhar ao fazer parcerias com influenciadores digitais que têm um público alinhado ao seu negócio. 

–> Clique aqui e aprenda como usar o marketing de influência na hotelaria.

4) This is Soho House – Soho House

Soho House é um grupo privado de hotéis, clubes e restaurantes. Para divulgar a marca, a empresa optou por mostrar detalhes do dia a dia das empresas, revelando toda a preparação para receber os clientes. Uma maneira simples de colocar o público nos bastidores e fazê-lo conhecer melhor o trabalho realizado pelos profissionais que os atendem.

Dica de vídeo marketing na hotelaria: mostre o dia a dia do estabelecimento

Muitas vezes, para conquistar o cliente, tudo o que você precisa fazer é mostrar o quanto a equipe do seu hotel se empenha para oferecer o melhor a ele. Nesse sentido, faça vídeos mostrando como funciona o dia a dia do estabelecimento e como sua equipe trabalha para garantir a melhor estadia possível.

5) Safety vídeo – Virgin American

Os vídeos de instruções de segurança nos aviões geralmente seguem um modelo padrão. O desafio é fazer os passageiros prestarem a atenção em algo tão “comum”, mas que é tão importante. Pensando em resolver esse problema, a Virgin American criou um vídeo de segurança com música e dança. Assim, além de informar, a companhia também diverte os passageiros.

Dica de vídeo marketing na hotelaria: faça as coisas comuns ficarem divertidas

Esse vídeo é de uma companhia aérea, mas pode trazer grandes lições para a hotelaria. Se você precisa passar algumas informações padrão para os seus hóspedes, tais como procedimentos de segurança, regras do estabelecimento ou outras recomendações, que tal fazer isso por meio de um vídeo divertido? As chances de eles prestarem atenção e, de quebra, se encantarem com sua marca, serão muito maiores.

6) Vídeos 360° – Tourism Australia

Para divulgar os lugares mais paradisíacos da Austrália, o departamento de turismo do país utilizou o poder dos vídeos aliado à realidade virtual, em uma série de vídeos 360°. Assim, o espectador online pode se sentir praticamente dentro das atrações.

Clique no vídeo, segure e arraste para a direita ou para a esquerda para mover a câmera:

Dica de vídeo marketing na hotelaria: fique atento às tendências na área de vídeo

Conhecer as tecnologias em destaque nos meios de comunicação é fundamental para entender qual canal utilizar para alcançar seus possíveis hóspedes. A utilização de realidade virtual é uma das tendências mais fortes em vídeo no momento. O Facebook, por exemplo, já permite a publicação de vídeos 360° – uma excelente oportunidade para divulgar seu hotel em três dimensões. Clique aqui e saiba mais.

video marketing na hotelariaA utilização vídeo marketing na hotelaria é mais do que uma tendência passageira, é uma ferramenta indispensável para alcançar os viajantes na era digital. Inspire-se nos exemplos citados neste artigo e invista na criação de vídeos para divulgar o seu estabelecimento ou região. Você com certeza verá os resultados na prática!

Sucesso!

Leia também:

Informações: Travel TripperCisco    |    Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "6 ideias criativas de vídeo marketing na hotelaria"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo