O TripAdvisor quer se tornar o “Facebook das viagens”. Mudanças feitas recentemente na plataforma a estabeleceram como uma rede social que conecta viajantes a amigos, influenciadores e especialistas em conteúdo de viagem.
Este novo posicionamento representa mais do que uma simples alteração no design das páginas. Ele é reflexo de tendências e movimentos no mercado de viagens e no comportamento dos viajantes.
Quer entender melhor as mudanças no TripAdvisor e saber o que seu hotel ou pousada pode aprender com isso?
Continue a leitura deste artigo!
A seguir, explicaremos por que essa atualização da plataforma é tão relevante e apresentaremos as lições que ela deixa para o seu negócio.
Acompanhe!
Recentemente publicamos um artigo sobre uma pesquisa que revela as principais mudanças no comportamento dos viajantes. São elas:
– As pessoas estão sobrecarregadas com a imensa quantidade de opções de serviços viagens.
– Os viajantes pesquisam em fontes diversas a partir do Google.
– Os viajantes utilizam diversos dispositivos para comprar serviços de viagem.
→ Aprenda mais!
3 mudanças importantes no comportamento dos viajantes na era digital
Ou seja, no processo de planejamento e pesquisa de viagem, as pessoas vão e vêm em diferentes canais, reunindo informações de diferentes plataformas.
Isso pode ser bastante confuso e cansativo…
Pensando em resolver esse problema, o TripAdvisor adaptou seu site para funcionar como uma rede social de viagens. Por lá, os usuários encontram informações e dicas sobre destinos e atividades de fontes variadas – amigos próximos, outros viajantes, influenciadores e mídia especializada –, em um só lugar.
– Ao logar no “novo TripAdvisor”, o usuário tem acesso a um feed personalizado (assim como no Facebook, por exemplo). Neste feed, há conteúdo sobre lugares que ele já visitou e também que pretende visitar.
– Os viajantes podem encontrar recomendações de amigos que já estiveram nos hotéis e locais listados naquela região e também ter acesso a conteúdo de publicações especializadas em turismo e viagem e de influenciadores digitais.
– Além disso, podem seguir perfis de outros usuários e de empresas que publicam dicas e informações do interesse deles.
– Por fim, os usuários podem usar a plataforma durante uma viagem para receber alertas com indicação de lugares próximos de onde estão.
“Quando você pensa na forma como o mundo evoluiu, percebe que o mundo se tornou mais social. Negócios agora podem aproveitar nossa plataforma e utilizar o feed de viagem para atrair novos clientes e alcançar os viajantes em tempo real.”
Elliot Cohen, Diretor de Produto no TripAdvisor.
Segundo um estudo realizado pela Oxford Economics, globalmente, o TripAdvisor é responsável por 546 bilhões de dólares dos gastos anuais em turismo. Isso representa mais de 10% dos gastos totais! Ou seja, este é um canal muito relevante para o mercado de viagens. Portanto, podemos aprender muito observando sua atuação!
Como é de se imaginar, o novo posicionamento dessa plataforma não acontece em vão. Ele está diretamente alinhado às mudanças no comportamento dos viajantes.
Analisando a movimentação do site, identificamos algumas lições importantes que elas trazem e que podem ajudar o seu estabelecimento a estar mais alinhado às preferências e demandas dos viajantes atuais.
Confira!
O feed personalizado do TripAdvisor ajuda os usuários a reunirem em um só lugar todas as informações que precisam para tomar as melhores decisões de compra para suas viagens.
É como se o viajante tivesse um agente de viagem digital em suas mãos, trazendo informações personalizadas para suas necessidades.
Para atender a essa demanda, é cada vez mais importante que investir na criação de conteúdo qualificado sobre sua região e seu negócio. Além disso, é crucial conhecer a fundo os diferentes perfis de viajantes que seu hotel recebe ou poderia receber. A partir daí, é possível oferecer informações, pacotes e ofertas personalizadas para cada tipo de viajante.
Artigos que o ajudarão nesse sentido:
→ Marketing de conteúdo na hotelaria
→ Como atrair mais turistas para sua região fazendo marketing de conteúdo
→ Como personalizar a experiência do hóspede
Outro destaque na repaginação do Tripadvisor é que os viajantes conseguem visualizar indicações de amigos e também de especialistas em viagens. Isso é importante porque ajuda a filtrar as informações de maneira direcionada.
Com tanto conteúdo disponível na web, o viajante dará preferência às recomendações feitas por fontes em que ele confia mais, não é mesmo?
É importante enxergar as avaliações dos seus clientes como uma ferramenta de marketing. Ao divulgar depoimentos de outros hóspedes, seu estabelecimento aumenta as chances de conquistar a confiança de quem poderá se hospedar aí um dia. E ainda, ao fazer parcerias com influenciadores digitais ou mídias especializadas, sua marca ganha um alcance maior para um público qualificado.
Artigos que o ajudarão nesse sentido:
→ Como atrair mais hóspedes utilizando os depoimentos dos seus clientes
→ Como usar o marketing de influência na hotelaria
→ Sites de avaliação que o seu hotel ou pousada precisa monitorar
O novo posicionamento do TripAdvisor, reunindo dicas variadas (sobre hotéis, restaurantes e outras atividades), mostra o interesse da plataforma em alcançar os viajantes na fase inicial do planejamento da viagem. E não poderia ser diferente. Afinal, é nesta etapa que as pessoas estão buscando uma série de informações que as ajudem a ter inspirações sobre onde ir e o que fazer.
Muitos estabelecimentos hoteleiros concentram esforços de marketing nos viajantes que já decidiram viajar para a região onde estão. Porém, também é importante investir em ações para atrair os viajantes no início da jornada de compra, quando eles ainda estão decidindo seus destinos e atividades. Para isso, busque mostrar que vale a pena visitar sua cidade e o seu hotel – e que o seu negócio pode ajudá-lo a curtir a viagem da melhor maneira.
Artigos que o ajudarão nesse sentido:
→ Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem
→ O que os viajantes querem saber antes de chegar a um destino
→ Como diferentes gerações de viajantes planejam e reservam serviços para viagens
→ Como ajudar o hóspede no planejamento da viagem
Há tempos o TripAdvisor vem se movimentando para se posicionar não só como uma plataforma para hotéis, mas também para negócios e serviços focadas em turismo. Inclusive, o site adquiriu alguns provedores de reserva de atividades e experiências em viagens, como o Bokun e o Viator. Nesse novo posicionamento, as atividades e os serviços têm um papel central na formação do guia de viagem personalizado para os usuários.
Se um viajante se interessar por uma atividade em sua região e decidir viajar para sua cidade, ele vai precisar de um hotel para se hospedar, certo? Então, é fácil entender por que essa é uma estratégia tão relevante para negócios hoteleiros.
Você pode colocar isso em prática criando atividades em seu estabelecimento. Outro caminho é fazer parcerias com negócios de sua região. Ao atuar em conjunto para divulgar experiências locais, vocês atrairão mais turistas e contribuirão para os bons resultados de todos os envolvidos.
Artigos que o ajudarão nesse sentido:
→ Como hotéis estão utilizando experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes
→ 4 exemplos de parcerias na hotelaria que deram muito certo
→ 3 maneiras criativas de oferecer pacotes na hotelaria
→ Como o turismo criativo pode ajudar a atrair mais hóspedes
Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender as tendências por trás desse novo posicionamento da plataforma. Use essas informações a seu favor e alinhe seu negócio às demandas e preferências dos viajantes atuais!
Sucesso!