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4 lições das mudanças no TripAdvisor para o seu estabelecimento

4 lições das mudanças no TripAdvisor para o seu estabelecimento

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/03/19

O TripAdvisor quer se tornar o “Facebook das viagens”. Mudanças feitas recentemente na plataforma a estabeleceram como uma rede social que conecta viajantes a amigos, influenciadores e especialistas em conteúdo de viagem.

Este novo posicionamento representa mais do que uma simples alteração no design das páginas. Ele é reflexo de tendências e movimentos no mercado de viagens e no comportamento dos viajantes.

Quer entender melhor as mudanças no TripAdvisor e saber o que seu hotel ou pousada pode aprender com isso?

Continue a leitura deste artigo!

A seguir, explicaremos por que essa atualização da plataforma é tão relevante e apresentaremos as lições que ela deixa para o seu negócio.

Acompanhe!

Entenda as mudanças no Tripavisor

tripadvisor

Recentemente publicamos um artigo sobre uma pesquisa que revela as principais mudanças no comportamento dos viajantes. São elas:

– As pessoas estão sobrecarregadas com a imensa quantidade de opções de serviços viagens.
– Os viajantes pesquisam em fontes diversas a partir do Google.
– Os viajantes utilizam diversos dispositivos para comprar serviços de viagem.

Aprenda mais!
3 mudanças importantes no comportamento dos viajantes na era digital

Ou seja, no processo de planejamento e pesquisa de viagem, as pessoas vão e vêm em diferentes canais, reunindo informações de diferentes plataformas.

Isso pode ser bastante confuso e cansativo…

Pensando em resolver esse problema, o TripAdvisor adaptou seu site para funcionar como uma rede social de viagens. Por lá, os usuários encontram informações e dicas sobre destinos e atividades de fontes variadas – amigos próximos, outros viajantes, influenciadores e mídia especializada –, em um só lugar.

tripadvisor

Funciona assim:

– Ao logar no “novo TripAdvisor”, o usuário tem acesso a um feed personalizado (assim como no Facebook, por exemplo). Neste feed, há conteúdo sobre lugares que ele já visitou e também que pretende visitar.
– Os viajantes podem encontrar recomendações de amigos que já estiveram nos hotéis e locais listados naquela região e também ter acesso a conteúdo de publicações especializadas em turismo e viagem e de influenciadores digitais.
– Além disso, podem seguir perfis de outros usuários e de empresas que publicam dicas e informações do interesse deles.
– Por fim, os usuários podem usar a plataforma durante uma viagem para receber alertas com indicação de lugares próximos de onde estão.

Quando você pensa na forma como o mundo evoluiu, percebe que o mundo se tornou mais social. Negócios agora podem aproveitar nossa plataforma e utilizar o feed de viagem para atrair novos clientes e alcançar os viajantes em tempo real.
Elliot Cohen, Diretor de Produto no TripAdvisor.

Assista ao vídeo e entenda melhor o funcionamento do novo TripAdvisor:

O que seu hotel ou pousada pode aprender com as mudanças no TripAdvisor

Segundo um estudo realizado pela Oxford Economics, globalmente, o TripAdvisor é responsável por 546 bilhões de dólares dos gastos anuais em turismo. Isso representa mais de 10% dos gastos totais! Ou seja, este é um canal muito relevante para o mercado de viagens. Portanto, podemos aprender muito observando sua atuação!

Como é de se imaginar, o novo posicionamento dessa plataforma não acontece em vão. Ele está diretamente alinhado às mudanças no comportamento dos viajantes.

Analisando a movimentação do site, identificamos algumas lições importantes que elas trazem e que podem ajudar o seu estabelecimento a estar mais alinhado às preferências e demandas dos viajantes atuais.

Confira!

1 – Os viajantes buscam recomendações personalizadas

tripadvisor

O feed personalizado do TripAdvisor ajuda os usuários a reunirem em um só lugar todas as informações que precisam para tomar as melhores decisões de compra para suas viagens.

É como se o viajante tivesse um agente de viagem digital em suas mãos, trazendo informações personalizadas para suas necessidades.

Como seu hotel pode usar isso na prática!

Para atender a essa demanda, é cada vez mais importante que investir na criação de conteúdo qualificado sobre sua região e seu negócio. Além disso, é crucial conhecer a fundo os diferentes perfis de viajantes que seu hotel recebe ou poderia receber. A partir daí, é possível oferecer informações, pacotes e ofertas personalizadas para cada tipo de viajante.

Artigos que o ajudarão nesse sentido:

Marketing de conteúdo na hotelaria
Como atrair mais turistas para sua região fazendo marketing de conteúdo
Como personalizar a experiência do hóspede

2 – A recomendação de amigos e especialistas é crucial na jornada de compra dos viajantes

tripadvisor

Outro destaque na repaginação do Tripadvisor é que os viajantes conseguem visualizar indicações de amigos e também de especialistas em viagens. Isso é importante porque ajuda a filtrar as informações de maneira direcionada.

Com tanto conteúdo disponível na web, o viajante dará preferência às recomendações feitas por fontes em que ele confia mais, não é mesmo?

Como seu hotel pode usar isso na prática!

É importante enxergar as avaliações dos seus clientes como uma ferramenta de marketing. Ao divulgar depoimentos de outros hóspedes, seu estabelecimento aumenta as chances de conquistar a confiança de quem poderá se hospedar aí um dia. E ainda, ao fazer parcerias com influenciadores digitais ou mídias especializadas, sua marca ganha um alcance maior para um público qualificado.

Artigos que o ajudarão nesse sentido:

Como atrair mais hóspedes utilizando os depoimentos dos seus clientes
Como usar o marketing de influência na hotelaria
Sites de avaliação que o seu hotel ou pousada precisa monitorar

3 – É cada vez mais importante se conectar com os viajantes na fase do planejamento

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O novo posicionamento do TripAdvisor, reunindo dicas variadas (sobre hotéis, restaurantes e outras atividades), mostra o interesse da plataforma em alcançar os viajantes na fase inicial do planejamento da viagem. E não poderia ser diferente. Afinal, é nesta etapa que as pessoas estão buscando uma série de informações que as ajudem a ter inspirações sobre onde ir e o que fazer.

Como seu hotel pode usar isso na prática!

Muitos estabelecimentos hoteleiros concentram esforços de marketing nos viajantes que já decidiram viajar para a região onde estão. Porém,  também é importante investir em ações para atrair os viajantes no início da jornada de compra, quando eles ainda estão decidindo seus destinos e atividades. Para isso, busque mostrar que vale a pena visitar sua cidade e o seu hotel – e que o seu negócio pode ajudá-lo a curtir a viagem da melhor maneira.

Artigos que o ajudarão nesse sentido:

Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem
O que os viajantes querem saber antes de chegar a um destino
Como diferentes gerações de viajantes planejam e reservam serviços para viagens
Como ajudar o hóspede no planejamento da viagem

4 – Oferecer atividades aumenta suas chances de ser encontrado pelos viajantes

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Há tempos o TripAdvisor vem se movimentando para se posicionar não só como uma plataforma para hotéis, mas também para negócios e serviços focadas em turismo. Inclusive, o site adquiriu alguns provedores de reserva de atividades e experiências em viagens, como o Bokun e o Viator. Nesse novo posicionamento, as atividades e os serviços têm um papel central na formação do guia de viagem personalizado para os usuários.

Como seu hotel pode usar isso na prática!

Se um viajante se interessar por uma atividade em sua região e decidir viajar para sua cidade, ele vai precisar de um hotel para se hospedar, certo? Então, é fácil entender por que essa é uma estratégia tão relevante para negócios hoteleiros.

Você pode colocar isso em prática criando atividades em seu estabelecimento. Outro caminho é fazer parcerias com negócios de sua região. Ao atuar em conjunto para divulgar experiências locais, vocês atrairão mais turistas e contribuirão para os bons resultados de todos os envolvidos.

Artigos que o ajudarão nesse sentido:

Como hotéis estão utilizando experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes
4 exemplos de parcerias na hotelaria que deram muito certo
3 maneiras criativas de oferecer pacotes na hotelaria
Como o turismo criativo pode ajudar a atrair mais hóspedes

Então, o que achou das mudanças no TripAdvisor?

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender as tendências por trás desse novo posicionamento da plataforma. Use essas informações a seu favor e alinhe seu negócio às demandas e preferências dos viajantes atuais!

Sucesso!

Imagens: Divulgação TripAdvisor; Rawpixel

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