Seis em cada 10 consumidores pretendem comprar durante a Black Friday em 2018. Sua loja está pronta para aproveitar ao máximo as oportunidades dessa data? As estratégias de e-mail marketing para vender mais na Black Friday que apresentamos neste artigo podem ajudá-lo a garantir que sim!
Acompanhe!
– 58% dos consumidores disseram que irão aproveitar as promoções da Black Friday este ano. Isso representa um aumento de 18% em relação às intenções de compras do ano passado.
Fonte: levantamento nacional realizado pela SPC Brasil
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Não dá para desprezar este dado, não é mesmo?
Mas saber que os consumidores estarão dispostos a abrir a carteira nessa ocasião não é o suficiente para aproveitar as oportunidades da “sexta-feira negra”. Para isso, é importante alcançar os clientes nos canais que eles utilizam. E o e-mail é uma importante plataforma nesse sentido!
Por meio do e-mail, sua loja pode tornar a comunicação com os clientes mais personalizada e direcionada, aumentando as chances de destacar sua marca até o dia 23 de novembro.
A seguir, conheça seis estratégias de e-mail marketing para vender mais na Black Friday e fidelizar clientes nesta data!
O primeiro passo para criar campanhas de e-mail marketing mais efetivas é desenvolver listas qualificadas. Nesse sentido, além de criar suas listas de forma independente – ou seja, coletando endereços dos seus clientes, sem comprar listagens de terceiros – também é importante segmentar os e-mails.
Na prática, isso significa separar grupos de clientes – por média de gasto, gênero, idade, região etc. Faça a segmentação de acordo com os fatores mais importantes para sua loja.
Digamos que na Black Friday sua loja esteja fazendo grandes promoções de câmeras fotográficas, smartphones e geladeiras. Neste caso, é interessante criar listas com os e-mails dos clientes que já demonstraram interesse por esses produtos e enviar as ofertas separadamente.
Por que isso é importante?
Porque com listas mais segmentadas você aumenta as chances de alcançar os clientes que realmente terão interesse em suas ofertas.
O que são e como criar as personas de sua loja
Uma das maneiras mais efetivas de utilizar e-mail marketing para vender mais na Black Friday é personalizando as campanhas enviadas. E depois de segmentar as listas, ficará mais fácil escrever mensagens direcionadas às preferências e necessidades específicas dos diferentes grupos de clientes!
Neste sentido, é importante levar em consideração o histórico de compra dos clientes. Que tal, por exemplo, enviar uma oferta especial de batedeiras e processadores de alimentos para os clientes que já compraram outros eletrodomésticos de cozinha?
Por que isso é importante?
Os consumidores atuais buscam marcas que ofereçam informações e ofertas alinhadas ao perfil deles. Mostre que sua loja conhece seus clientes e venda mais nesta Black Friday!
Personalização no varejo: você está fazendo certo?
A Black Friday por si só já cria uma certa urgência, já que as promoções acontecem sempre apenas na penúltima sexta-feira de novembro. No entanto, é possível utilizar estratégias de e-mail marketing para aumentar ainda mais o senso de urgência de compra nessa data.
Uma ideia interessante é enviar e-mails avisando quantas horas o cliente ainda tem para aproveitar os descontos. Alguns exemplos:
– Envie as ofertas disponíveis com a chamada “Termina hoje às 19h” (ou até meia noite, se for uma loja online).
– “Mais x horas para aproveitar esses descontos imperdíveis”, indicando as promoções da loja.
– Além disso, também é possível anunciar os produtos que estão quase acabando. Algo como “Apenas mais cinco unidades!”.
Por que isso é importante?
Em meio a tantas ofertas e descontos, o cliente pode se sentir sobrecarregado e não conseguir decidir onde comprar nesta Black Friday. E-mails como estes poderão ser o “empurrãozinho” que faltava para ele decidir ir para a sua loja.
Crie exclusividade e senso de urgência para motivar os clientes a comprarem
Acredite: seu e-mail competirá com centenas de outras mensagens na caixa de entrada do seu cliente esta semana. Portanto, para garantir que ele tenha vontade de abrir sua mensagem, o assunto precisa ser realmente atraente. Para isso, fuja das chamadas genéricas e inclua as informações mais importantes para o consumidor.
– Em vez de escrever, por exemplo, “Promoções imperdíveis de celulares“, escreva: “20% de desconto em todos os celulares Samsung“.
– Da mesma forma, em vez de escrever “Ofertas de Black Friday!“, escreva: “Até 50% de desconto nesta Black Friday!“
Por que isso é importante?
O assunto é a “porta de entrada” para o cliente em um e-mail. Entre tantas ofertas, se ele abrir sua mensagem, isso já é um grande indício de que tem interesse em suas promoções. Um bom assunto vai garantir que ele dê esse primeiro passo.
7 dicas para vender mais por e-mail
Quer utilizar o e-mail marketing para vender mais na Black Friday? Então, garanta que suas mensagens sejam “compráveis” – ou que pelo menos facilitem o processo de compra.
Na prática, isso significa entender o comportamento do consumidor durante a compra e criar estratégias para atender as demandas e expectativas dele.
Algumas dicas importantes nesse sentido:
Como comentamos anteriormente, se o cliente abrir sua mensagem, essa já é uma grande vitória! Portanto, não desperdice essa oportunidade com informações e textos desnecessários. Vá direto ao ponto e ofereça o que ele precisa:
– Uma breve informação sobre o produto;
– O preço e o desconto;
– Um link para compra online;
– E/ou mais detalhes sobre o item e a loja física.
Simples assim!
Grande parte dos seus clientes acessará o e-mail pelo smartphone. Por isso, garanta que sua mensagem seja legível em dispositivos móveis. Se o cliente abrir o e-mail e não conseguir acessar pelo smartphone, há poucas chances de ele lembrar de acessar pelo computador mais tarde.
Por que isso é importante?
Conhecer o comportamento e as preferências dos clientes e oferecer processos alinhados ao que eles buscam e precisam vai tornar a experiência em sua loja muito mais agradável, aumentando as chances de conquistar e fidelizar os consumidores.
Como analisar o comportamento do consumidor
A Black Friday é uma ótima oportunidade não apenas para atrair novos consumidores, mas também para fortalecer o relacionamento com seus clientes mais fiéis. Utilize o e-mail para aproximar-se do seu público, enviando ofertas exclusivas e personalizadas.
Para colocar essa estratégia em prática, você pode:
– Enviar ofertas exclusivas para os clientes fiéis;
– Enviar descontos exclusivos para os participantes do programa de fidelidade da sua loja;
– Enviar as ofertas de Black Friday antecipadamente e/ou dar acesso exclusivo um dia antes para os seus compradores mais recorrentes.
Por que isso é importante?
O desconto em si não deve estar no centro de suas estratégias de fidelização. No entanto, oferecer acesso exclusivo às ofertas pode ajudar a fortalecer o relacionamento entre sua loja e os consumidores fiéis.
Quando e como dar desconto de maneira estratégica
A seguir, confira outras dicas que irão ajudar sua loja a utilizar o e-mail marketing para vender mais na Black Friday:
→ 7 dicas para vender mais por e-mail
→ Pesquisa de e-mail marketing comprova: relevância é a chave para a credibilidade
→ 7 ferramentas de e-mail marketing para o pequeno e médio varejista
Agora, é com você!
Coloque essas estratégias em prática e aumente seus resultados de vendas na Black Friday com a ajuda do e-mail marketing!