Atender melhor o cliente é o desafio diário de todo lojista, não é mesmo? É importante, sim, contar com a ajuda da tecnologia para melhorar o atendimento. No entanto, muitas vezes, o problema é uma questão muito mais humana.
De acordo com Osmar Dalquano Junior, coordenador de varejo do Sebrae-PR, esse foi um dos grandes destaques da NRF (National Retail Federation) Retail’s Big Show 2017, maior evento do mundo voltado ao varejo que acontece todos os anos nos EUA (e sobre o qual já falamos aqui).
“A NRF trouxe um assunto que eu considero perene para todo e qualquer negócio que trabalha com as relações humanas que é a importância de você investir no funcionário, na capacitação da equipe e nos relacionamentos”, destaca Osmar.
E foi justamente para falar sobre a visão dele em relação aos destaques desse importante evento que nós gravamos uma entrevista com Osmar.
No bate-papo, ele frisa que as novas ferramentas para o varejo têm tido cada vez mais o foco de facilitar a relação entre lojas e seus consumidores e destaca que para atender melhor o cliente, mais do que investir em sistemas tecnológicos, é fundamental que os varejistas se preocupem em preparar as “ferramentas humanas” da loja.
“É preciso não só olhar tanto a tecnologia, mas sim esforço de realmente ter uma equipe voltada para o bom atendimento. Em todo pequeno negócio, temos essa vantagem de ser mais quentes na relação. Então, minha sugestão é: invista na boa formação de sua equipe”, aconselha.
Além disso, ele ainda aborda temas como:
Gostou do que viu e quer ter acesso a mais informações para poder colocar em prática as dicas do coordenador do Sebrae-PR em prática? Leia os artigos linkados abaixo. Eles vão ajudá-lo a entender como atender melhor o cliente e fortalecer o relacionamento com seu público!