fbpx

Nossas Sugestões

6 dicas para melhorar o café da manhã do seu estabelecimento

6 dicas para melhorar o café da manhã do seu estabelecimento

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/10/17

café da manhã na hotelariaDos inúmeros serviços prestados por estabelecimento hoteleiros, você sabe quais são considerados os mais importantes na opinião dos clientes? Wi-fi e café da manhã! Sim, nessa ordem mesmo. Foi isso que revelou uma pesquisa feita recentemente pelo site Hotels.com. A gente até já falou sobre isso por aqui anteriormente…

Por isso mesmo, investir em um serviço impecável nas primeiras horas do dia deveria ser uma das suas principais preocupações! E serviço impecável no café da manhã não significa apenas menu farto… Bom atendimento, informações precisas, organização, e assim por diante, também contam pontos na avaliação dos clientes. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir algumas dicas do que você pode fazer para encantar e surpreender seu hóspede na primeira refeição do dia. Acompanhe!

6 dicas para melhorar a oferta de café da manhã no seu hotel ou pousada

1 – Atendimento

café da manhã hotelaria - atendimentoPor mais óbvia que essa dica possa parecer, a verdade é que muitos estabelecimentos ainda pecam no atendimento aos hóspedes durante o café da manhã!

Quer ver um erro bem comum? O cliente entra, escolhe uma mesa, pega seu prato, vai para o buffet e não entende o que é um prato. Olha para todos os lados e não vê um funcionário. O que ele faz? Não pega aquele item, que poderia ser delicioso. Ou, então, pega e se frustra, porque tinha um ingrediente ao qual ele é alérgico!

Como corrigir esse erro? Tendo sempre pelo menos um funcionário no salão no horário do café da manhã! O que esse funcionário deve fazer? Aqui vão algumas ideias:

    • Desejar bom dia aos hóspedes.
    • Colocar-se à disposição, caso os clientes precisem de algo.
    • Ficar atentos à necessidade de reposição de itens no buffet.
    • Solicitar à equipe da cozinha a reposição de determinados itens.
    • Limpar as mesas quando elas forem desocupadas. Ou chamar o responsável pela limpeza sempre que for preciso.
    • Passar pelas mesas perguntando se alguém tem algum pedido especial a fazer.

Essa hospitalidade causa uma ótima primeira impressão. E isso faz toda a diferença!

2 – Descrição dos itens

café da manhã hotelaria - etiquetasOutra ação simples, mas bem importante para elevar a experiência do hóspede durante o café da manhã é nomear todos os itens oferecidos no buffet. Ah, e de preferência em português e em inglês! Assim, os hóspedes não vão precisar tentar adivinhar o sabor de um bolo, nem seus funcionários ouvirão a mesma pergunta mil vezes.

Além disso, vale a pena caprichar na descrição dos itens oferecidos. Por exemplo: em vez de escrever “bolo de cenoura”, que tal “bolo de cenoura caseiro com calda de chocolate belga”? Podemos até imaginar a água na boca que a segunda opção vai dar no seu cliente!

3 – Organização

café da manhã hotelaria - organizaçãoSe seu cardápio de café da manhã for muito extenso, redobre os cuidados na organização dos itens, para garantir que seus hóspedes não se percam entre tantas opções. É muito frustrante chegar à mesa e perceber que o colega tem no prato algo que você adora, mas não viu no buffet, e ter que voltar para procurar.

Outra ideia bacana é apresentar algumas sugestões de combinações aos hóspedes. Assim, eles podem aproveitar melhor as opções oferecidas. Já pensou em fazer isso?

4 – Alimentos regionais

café da manhãAo visitar uma nova cidade, as pessoas costumam querer experimentar pratos da gastronomia local. Você pode simplesmente incluir pratos típicos no seu menu ou, então, oferecer uma experiência diferenciada dando um destaque maior a esses alimentos. Uma mesa dedicada a frutas, doces e pães regionais, por exemplo, pode fazer o maior sucesso. E, ainda por cima, você vai criar valor agregado e foco no que pode oferecer de melhor!

café da manhã5 – Para comer com os olhos

Verdade seja dita: geralmente, o que mais chama a atenção em uma mesa de café da manhã são os alimentos “vistosos”, que são os mais calóricos e pesados. Porém, nem sempre seus hóspedes podem iniciar o dia comendo esse tipo de itens. Seja por causa de um problema de saúde ou mesmo por questões estéticas.

Ajude-os a escolherem com felicidade os pratos mais saudáveis caprichando na apresentação dessas opções de baixas calorias. Por exemplo: corte as frutas com formatos atrativos aos olhos; use cumbucas bonitas para colocar os cereais; tenha copos diferentes para os iogurtes e assim por diante. Sabe como é, né? A gente come primeiro com os olhos!

café da manhã6 – Decoração e ambientação

Muitas vezes, o salão do café da manhã é o mesmo utilizado para servir o almoço e o jantar. Para criar um ambiente diferente, invista na decoração do café da manhã, com flores, porcelana diferenciada, música ambiente e até uniforme especial para este momento. Esses detalhes tornam o momento mais especial e melhoram a percepção do cliente sobre o seu estabelecimento.

Sua vez de falar!

Como é o café da manhã do seu estabelecimento? Você segue alguma(s) dessas dicas? Tem outras a acrescentar? Compartilhe sua história conosco. Ela pode inspirar outros profissionais do segmento hoteleiro e melhorar a visão que o mercado tem de nossos hotéis ou pousadas. Acredite: isso é bom para todo mundo!

Experiência dos hóspedes

São pequenos cuidados como esses que fazem com que um hóspede saia do seu hotel ou pousada satisfeito com a experiência que teve aí!

Mas o café da manhã, é claro, é apenas um dos momentos da relação com um cliente que podem interferir na impressão que o cliente tem do seu estabelecimento. Buscar proporcionar uma experiência marcante em todas as etapas da jornada do hóspede é fundamental para garantir o sucesso do seu estabelecimento hoje, amanhã e sempre. Vários artigos publicados aqui no Blog da Hotelaria podem ser úteis nesse sentido. Leia clicando nos links abaixo:

Sucesso!

Imagens: Freepik ; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


7 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 46
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

7

comentários em "6 dicas para melhorar o café da manhã do seu estabelecimento"

Comentar