Reter clientes é a maneira mais eficiente de garantir a sustentabilidade e o crescimento de um negócio a médio e longo prazo. É claro que é importante investir em ações para atrair novos consumidores, mas o problema é que muitas empresas focam tanto em atrair novos clientes que acabam se esquecendo de cuidar daqueles que já são seus consumidores. É como colocar água é um balde furado!
Neste artigo, você vai entender a importância da retenção de clientes, saber o que faz as empresas perderem consumidores e descobrir o que você pode fazer para reter clientes de forma eficiente. Acompanhe!
Ou seja, investir na retenção de clientes na sua loja pode ser mais lucrativo simplesmente porque reter clientes é mais barato do que conquistar novos, os consumidores leais gastam mais nas empresas a que são fiéis e ainda recomendam a marca para outros consumidores.
É tudo isso que você quer, não é mesmo?
“Concorrência acirrada” e “movimentações no mercado” costumam ser as justificativas mais comuns à perda de clientes. Esses fatores realmente podem influenciar a decisão dos consumidores de permanecer ou não comprando de uma empresa. No entanto, muitas vezes um cliente deixar de ser fiel a uma marca por questões que podem ser resolvidas dentro da própria organização…
De acordo com Michael Lebouef, autor do livro Como conquistar clientes e mantê-los para sempre, estas são algumas das principais razões que fazem os clientes deixarem de comprar em uma empresa:
É verdade que é impossível reter 100% dos clientes. Mas ao observar os dados acima, é possível perceber que o atendimento é o principal culpado pela perda de clientes.
Então, se os seus compradores fiéis estão deixando de comprar em sua loja ou se as pessoas compram só uma vez e não voltam mais, é importante analisar seu negócio e entender se não são os próprios profissionais e processos da loja que estão “espantando” consumidores.
Não quer que isso aconteça na sua loja? Acompanhe as dicas a seguir! Elas vão ajudá-lo a criar um plano de ação para reter clientes e, assim, aumentar a credibilidade da sua marca e o faturamento da empresa:
Dicas para colocar em prática:
Dicas para colocar em prática:
Dicas para colocar em prática:
Dicas para colocar em prática:
Seguindo essas orientações, sua loja vai conseguir reter clientes por conta da qualidade no atendimento, pela valorização dos consumidores fiéis e pela atenção aos detalhes que transformam a experiência de compra em sua loja em algo encantador.
Sucesso e boas vendas!