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Como se comunicar com a nova geração de consumidores

Como se comunicar com a nova geração de consumidores

Por Redação Blog Gazin Atacado • 9/05/16

Você já deve ter visto aqui no blog (e também em outros sites) a expressão “millennials” ou “Geração Y”. Para ajudá-lo a entender e se comunicar melhor com esse grupo de consumidores, listamos a seguir algumas das preferências desse público e tendências de canais mais utilizados por ele. Acompanhe e se prepare para lidar melhor com a nova geração de clientes do varejo.

Quem são os millennials?

São consideradas millennials as pessoas nascidas entre 1980 e 1995, que cresceram junto com o desenvolvimento acelerado da tecnologia e que, por isso, têm facilidade em se adaptar às constantes mudanças pelas quais o mundo vem passando. 

Para as marcas, conseguir se comunicar com os millennials é um desafio e tanto. Descobrir como se conectar com os membros da também chamada Geração Y, que agora está atingindo um momento relevante de sua vida profissional e pessoal, pode significar muito para os resultados de sua loja. Afinal, eles já representam – e, no futuro, irão representar ainda mais – uma boa parcela da população consumidora.

Como, então, realizar ações de marketing para esse grupo tão significativo?

Levando em conta o perfil desse tipo de consumidor, um estudo apontou que os conteúdos de marcas que mais funcionam com millennials são aqueles que possuem as seguintes características:

  • Rápidos: 54%
  • Interessantes: 53%
  • Divertidos: 51%
  • Recentes: 48%
  • Únicos: 47%
  • Informativos: 46%
  • Relevantes: 46%

Tendências de marketing e comunicação para a Geração Y

Cada tipo de público tem preferência por um determinado canal ou formato de conteúdo. Veja a seguir as principais tendências de marketing e comunicação que mais crescem entre essa geração.

Ações sociais

consumidores geração yOs jovens da Geração Y têm desejo de transformar positivamente a sociedade em que vivem – e eles contam com as empresas com as quais se relacionam para isso também.

Um estudo mostrou que 69% dos millennials desejam que as marcas facilitem o envolvimento deles em questões sociais. Pode parecer que isso não tem nada a ver com marketing, mas, acredite, essa é uma grande oportunidade para que sua loja se conecte com esse público.

No livro Marketing 3.0, Philip Kotler já apontou essa grande tendência da nova era. Na obra, o guru do marketing destaca que, antigamente, o objetivo final do marketing era “vender produtos”. Depois, passou a ser “satisfazer e reter os consumidores”. E, agora, estamos na terceira fase, em que o intuito das marcas passou a ser “ajudar seu público a fazer do mundo um lugar melhor”.

Dicas práticas:

Para entender como aplicar ações de marketing nesse sentido, leia os seguintes artigos:

Conteúdo criado pelo usuário

consumidores geração yVocê já sabe que o consumidor atual, antes de tomar qualquer decisão de compra, recorre à opinião de outros clientes – seja em seu grupo próximo (amigos e família) ou nas avaliações de consumidores na internet. No entanto, quando se trata de clientes da Geração Y, esse conteúdo gerado pelos próprios consumidores é ainda mais essencial. Eles confiam 50% mais em recomendações de outros usuários do que em qualquer outro tipo de mídia.

Por isso, é fundamental que sua loja aposte em canais de comunicação que influenciem a participação de seu público. Deixar espaços para comentários e revisões em seu site ou blog, estar presente nas principais redes sociais e também incentivar que seus clientes compartilhem suas experiências de compra são algumas formas de gerar esse conteúdo feito pelos próprios consumidores.

Dicas práticas:

Os artigos linkados abaixo apresentam dicas importantes para quem quer atuar em canais interativos. Não deixe de ler!

Transmissão ao vivo

consumidores geração yVocê deve ter notado que, ultimamente, diversas transmissões de vídeo ao vivo têm aparecido em sua timeline no Facebook. Pois essa mais nova funcionalidade não surgiu à toa. Os vídeos em tempo real são uma das principais tendências de marketing da atualidade. E a Geração Y é uma das mais engajadas com esse tipo de ferramenta.

Uma boa dica para sua loja acompanhar essa tendência é transmitir ao vivo lançamentos de produtos, bastidores das vendas, o dia a dia do escritório ou mesmo uma demonstração de utilização de um produto.

Dicas práticas:

Se você quiser aderir ao vídeo em suas ações de marketing, precisa ler estes artigos:

Dispositivos móveis

consumidores geração yDe acordo com uma pesquisa do Google, 87% dos jovens da Geração Y ficam com o smartphone ao seu lado durante todo o dia. Então, não é difícil entender por que os dispositivos móveis são canais tão importantes para se comunicar com esse público (nós já até escrevemos um artigo sobre a influência da “geração smartphone” – clique aqui e confira).

Usar as plataformas móveis vai ajudar sua marca a ser percebida por esse grupo de consumidores. Além de ter um site responsivo (que adapta seu design do desktop aos dispositivos móveis), é fundamental aproveitar a força de alguns aplicativos móveis, tais como WhatsApp, Instagram e Snapchat.

Dicas práticas:

Nós já abordamos a importância dos dispositivos móveis diversas vezes aqui no blog. Confira a seguir alguns artigos que trazem dicas importantes para quem quer atuar nessas plataformas:

Marketing de influência

consumidores geração yVocê sabia que 60% dos millennials afirmam que eles experimentariam ou comprariam um produto ou serviço indicado por um YouTuber? Além disso ⅓ deles consideram blogs como a melhor fonte para pesquisar um produto antes de comprá-lo. Tudo isso tem a ver com o marketing de influência, que utiliza a credibilidade de algumas pessoas importantes na web (os influenciadores digitais) para conseguir influenciar seu público.

Nesse sentido, sua loja pode contatar algumas autoridades das redes sociais para ajudá-la a divulgar sua marca. Exemplos de ações desse tipo:

  • Enviar o último lançamento de um celular que sua loja vende para um blogueiro famoso da área de tecnologia. Ao fazer a avaliação do produto, ele irá dizer que recebeu de sua loja, promovendo sua marca.
  • Fazer uma parceria com uma blogueira de receitas para que ela experimente determinados eletrodomésticos de sua loja, fazendo uma receita com eles.
  • Patrocinar a cobertura de uma viagem de blogueiros desse segmento, oferecendo câmeras de última geração, pedindo, em troca, que divulguem sua loja nos vídeos.

Essas, claro, são apenas algumas dicas para você se comunicar com a geração Y de maneira diferenciada. Debata as ideias com sua equipe e pense também em outras formas de se manter relevante para os millenials. Eles podem fazer a diferença nos seus resultados.

Boas vendas!

Leia também: Como atender e se comunicar com clientes de diferentes gerações

Imagens: Freepik e Iconfinder

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