fbpx

Nossas Sugestões

Duas lições importantes sobre inovação na hotelaria

Duas lições importantes sobre inovação na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 25/02/18

Quando o assunto é inovação na hotelaria, uma coisa é fato: não basta ser diferente para ser inovador! Os dois exemplos que apresentamos a seguir são prova disso, e ensinam que:

  • Ações e serviços inovadores no segmento de hospedagem devem estar alinhados às necessidades dos viajantes e a tendências de mercado para efetivamente fazerem sentido e trazerem resultados positivos para o estabelecimento.

Duas lições importantes sobre inovação na hotelaria

inovação na hotelaria

Que inovar é fundamental para se manter relevante no mercado atual e futuro não é nenhuma novidade. Mas o que faz, então, com que muitas empresas fiquem presas ao passado e se recusem a acompanhar as mudanças do seu segmento?

De acordo com um estudo realizado pela IESE Insight, os principais obstáculos para a inovação são:

  • Falta de conhecimento sobre o público e sobre o mercado.
  • O fato de não saber o que fazer com as informações disponíveis (como usar esses dados para inovar).

Essa falta de conhecimento, por consequência, gera medo de arriscar, medo do que a mudança pode trazer.

Para ajudá-lo a superar esses obstáculos, apresentamos a seguir dois exemplos de inovação na hotelaria que mostram como inovar de forma eficiente e alinhada ao mercado e às expectativas dos clientes. Acompanhe!

Marriott – criativos no chuveiro

Fazer pesquisas para conhecer os hábitos dos hóspedes é fundamental para atender as expectativas dos clientes. E esse tipo de levantamento pode ainda ajudar a identificar e antecipar necessidades específicas dos seus clientes! É o que mostra esse exemplo da rede de hotéis Marriot.

Em uma pesquisa com mais de cinco mil viajantes corporativos, a rede descobriu que 51% desse público tinha suas melhores ideias durante o banho. Sabendo disso, decidiu-se implantar um serviço inovador para atender os hóspedes que se sentem criativos no chuveiro: uma tecnologia que permite enviar para o celular ou tablet os rabiscos feitos no box durante o banho.

Veja o vídeo e entenda como funciona:

Incrível, não?

Lição: conheça seu público para entender e antecipar necessidades específicas.

Conhecer o cliente é fundamental para ter ideias de ações inovadoras na hotelaria. Não basta ser criativo, é preciso aliar criatividade a necessidades e expectativas dos viajantes. É isso que vai gerar uma inovação efetiva!

Dicas de leitura:

Hilton – quartos conectados

A democratização dos dispositivos móveis nos últimos anos impactou profundamente o comportamento do consumidor de viagens. Atualmente, os smartphones acompanham toda a jornada de compra dos viajantes, desde a pesquisa sobre destinos até a reserva de hotéis

Sabendo disso, a rede de hotéis Hilton lançou uma iniciativa totalmente alinhada ao hóspede da atualidade: o Connected Room, um app que permite que o hóspede controle os aparelhos do quarto por meio do seu próprio smartphone! Que tal?

Assista ao vídeo e entenda como funciona:

Lição: esteja sempre atento às movimentações do seu segmento.

Para dar certo, a inovação na hotelaria precisa estar alinhada às principais tendências de mercado. Entender as movimentações e mudanças do seu segmento vai ajudá-lo a identificar as melhores tecnologias e ferramentas para criar serviços e ações criativas e adequadas às expectativas dos viajantes.

Dicas de leitura:

O foco da inovação na hotelaria

inovação na hotelaria

Apesar de os exemplos citados acima estarem centrados na tecnologia, é importante entender que o foco não está na ferramenta utilizada, e sim nas experiências que elas proporcionam aos hóspedes. Essa deve ser a base de qualquer inovação na hotelaria.

Estabelecimentos de qualquer porte podem inovar com sucesso se partirem do objetivo de criar experiências marcantes para os hóspedes, utilizando informações relevantes sobre os clientes e sobre o mercado! 

Pense nisso!

Mais ideias para gerar inovação na hotelaria

Leia os artigos abaixo e inspire-se ainda mais a criar ações inovadoras focadas na experiência dos hóspedes:

Sucesso!

Informações: MarriottHilton

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


4 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 7
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

4

comentários em "Duas lições importantes sobre inovação na hotelaria"

Comentar