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Megatendências do setor de viagens que estão moldando o mercado

Megatendências do setor de viagens que estão moldando o mercado

Por Redação Blog Gazin Atacado • 9/05/19

Ter um site responsivo e com design atrativo, realizar atendimento online e personalizado e promover experiências fora do convencional são algumas das ações que você deve adotar para que seu estabelecimento esteja por dentro das megatendências do setor de viagens. Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo e descubra quais são os acontecimentos que estão moldando o futuro do mercado!

A cada ano novos estudos são lançados nos mais diversos segmentos com o objetivo de mostrar tendências e direcionar caminhos. Como ajudá-lo a se preparar para o futuro da hotelaria é uma de nossas missões, sempre que pesquisas sobre o nosso setor são apresentadas trazemos as principais novidades para cá.

Por isso mesmo, não podíamos deixar de falar do Travel Megatrends 2019. Afinal, este estudo, desenvolvido pela Skift (empresa de pesquisa focada nos setores de turismo e viagem), revelou as megatendências do setor de viagens para os próximos anos!

Está curioso para saber quais são as tendências que estão moldando o futuro do setor de viagens e que podem impactar seu negócio? Siga a leitura deste artigo. É sobre isso que falamos a seguir!

–> Em 2018 também abordamos o assunto aqui no blog. Relembre clicando aqui.

Megatendência #1
Turismo com foco no bem-estar

megatendências do setor de viagens

De acordo com o estudo da Skift, o turismo de bem-estar está crescendo duas vezes mais rápido que o turismo global. Além disso, os turistas com esse foco estão gastando entre 50% e 180% mais que os demais. Ou seja, não dá para ignorar a importância do wellness no turismo!

A título de exemplo e inspiração, trazemos a experiência da marca internacional de hotéis Hyatt Corporation, que opera inúmeras propriedades e está incorporando o bem-estar em todos os seus negócios.

Mia Kyricos - megatendências do setor de viagensSegundo Mia Kyricos, Senior Vice President e Global Head of Wellbeing da Hyatt, bem-estar precisa ser visto além de spas, centros de saúde e opções de comida saudável.

“Nós oferecemos esses tipos de comodidades e opções, mas bem-estar no Hyatt é impulsionado pelo nosso propósito – nos preocupamos com as pessoas para que elas possam ser o melhor delas.”

O que isso quer dizer? Que a preocupação com saúde e bem-estar deve estar inserida no seu “DNA”, ou seja, na essência do seu estabelecimento.

4 formas de aproveitar essa que é uma das megatendências do setor de viagens

1) Você, por exemplo, oferecer aulas de ginástica e meditação aos seus hóspedes.
Parcerias com profissionais e estabelecimentos locais podem ser ótimas para iniciar esse trabalho. Para atrair interessados, conceda pequenas aulas experimentais sem custo ou com desconto para seus hóspedes. Além disso, não se esqueça de divulgar a ação em seus canais digitais.

2) Tenha em mente que quem se preocupa com bem-estar quer ter opções balanceadas para alimentação.
Porém, oferecer apenas alimentos saudáveis não é suficiente. É preciso buscar atender também os viajantes com restrições alimentares – ou seja, que não consomem, por exemplo, glúten, lactose, açúcar e assim por diante. Afinal, bem-estar é uma questão muito pessoal, e atender aos diferentes perfis de viajantes é essencial para quem quer se destacar neste quesito.

3) Além de proporcionar programas focados no bem-estar dos seus hóspedes, busque oferecer mais qualidade de vida para sua equipe.
Ações simples como promoção de treinamentos focados no autodesenvolvimento e intervalos para refeições em espaços agradáveis podem fazer toda a diferença na qualidade do dia dos seus colaboradores.

4) Procure entender o que seu hóspede procura quando está em viagem – seja a lazer ou a trabalho.
Para isso, promova pesquisas por meio de formulários impressos ou online e personalize cada vez mais o atendimento. Conhecer seu público é uma ótima forma de oferecer um serviço com cada vez mais qualidade.

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Tendência wellness – A importância do bem-estar na hotelaria
A importância do café da manhã e as tendências desse serviço na hotelaria
6 dicas para melhorar o café da manhã do seu estabelecimento

Megatendência #2
Plataformas digitais que permitem serviços integrados e experiências diferenciadas

megatendências do setor de viagens

Por falar em personalização de atendimento, esta é mais uma das megatendências do setor de viagens. As novas ferramentas e recursos tecnológicos estão permitindo a oferta de serviços integrados e experiências diferenciadas para os hóspedes.

O que isso significa em termos práticos? Que entender cada viajante individualmente é o caminho para oferecer valor agregado na hospedagem.

2 formas de aproveitar essa que é uma das megatendências do setor de viagens

1) Enviar formulários online para que o cliente expresse suas intenções e necessidades é um bom início.
Nestes formulários, procure questionar o motivo da viagem, descobrir restrições alimentares, perguntar como planeja desfrutar do tempo etc. Com base nos dados coletados, ofereça serviços agregados e atendimento personalizado.

3) Tenha em mente que o viajante da atualidade é um influenciador.
Portanto, quanto melhor a experiência que tiver em seu estabelecimento, mais ele irá compartilhar avaliações positivas sobre a estadia. Por isso, esteja sempre ouvindo, descobrindo, compreendendo necessidades e personalizando o atendimento. Dessa forma, ficará mais fácil aumentar a ocupação de seu estabelecimento.

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Megatendência #3
Relacionamentos baseados em tecnologia X Experiências do mundo real

megatendências viagens

Por falar em atendimento, o uso de tecnologias para aprimorar o relacionamento com os hóspedes é outra megatendência do setor de viagens.  Neste sentido, o uso de chatbots, por exemplo, está entre as facilidades que vieram para ficar.

Na prática!

Recentemente, a Finnair estreou um chatbot via Facebook Messenger cujo objetivo é ajudar os passageiros a reservar passagens. Além disso, por meio da plataforma, a empresa passou a sugerir produtos auxiliares aos viajantes, tais como passeios turísticos no destino.

Bacana, não?

No entanto, enquanto a inteligência artificial e as ferramentas digitais facilitam o atendimento ao cliente, por outro lado, ganham força as “experiências do mundo real”.

“Basicamente, há um conflito muito direto entre os objetivos de negócios das empresas de viagens e a ideia de reduzir nossa dependência da tecnologia”, disse a jornalista Sara Clemence , autora do livro Away & Aware: Um guia de campo para viagens conscientes.

3 formas de aproveitar essa que é uma das megatendências do setor de viagens

1) Além de serem acessíveis por meios online, estabelecimentos hoteleiros precisam se preocupar em proporcionar experiências “desintoxicantes” para seus hóspedes, caso essa seja uma escolha deles.

2) Na mesma linha de pensamento “detox”, o sub turismo é outra megatendência na qual você pode se inspirar para promover seu estabelecimento.
Como? Fazendo parcerias com guias e estabelecimentos locais que promovem tanto experiências com conectividade limitada ou nula, como fora do “tradicional”. A título de exemplo, seria algo como promover um tour para uma cachoeira paradisíaca em uma cidade que tradicionalmente promove o turismo focado em monumentos históricos ou em compras.

3) No entanto, tenha em mente que promover experiências desintoxicantes e relaxantes aos seus hóspedes não significa que você tenha que vivenciar isso no dia a dia do seu negócio.
Afinal, é preciso acompanhar a evolução tecnológica. Por isso, ser acessível em canais como
WhatsApp e chatbots no Facebook é essencial para destacar estabelecimentos hoteleiros atualmente.

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Para saber mais sobre essas e outras megatendências do setor de viagens, leia o relatório Travel Megatrends 2019 na íntegra (em inglês) clicando aqui.

Agora é com você!

Esperamos que essas informações o ajudem a manter seu estabelecimento sempre antenado às necessidades do mercado de viagens. Continue nos acompanhando e relembre artigos que já escrevemos sobre as megatendências do setor de viagens. Bom trabalho!

Imagens: rawpixel.com Simon Migaj

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