Se você nunca ouviu falar no termo “prova social”, pode ficar tranquilo que não se trata de nenhum conceito científico supercomplicado. Aliás, temos certeza de que, mesmo sem saber, você já deve ter utilizado isso na prática em seu dia a dia.
Por exemplo:
Pois é, os seres humanos olham para os outros em seus grupos para ajudar a formar suas escolhas. Isso se chama prova social!
Dados de uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen corroboram essa visão:
Para fazermos as escolhas corretas, olhamos para o que a “sociedade” em geral faz para, então, tomarmos a nossa decisão com base nesse consenso. Esse fenômeno influencia pessoas todos os dias a fazerem escolhas importantes, tais como: qual loja escolher para fazer compras, qual marca e até qual programa fazer no fim de semana.
Você pode utilizar a prova social a seu favor para atrair cada vez mais clientes. Para isso, o primeiro passo é captar a opinião de pessoas reais sobre sua loja e a experiência de compra nela. Este relato pode ser feito por meio de texto ou vídeo, divulgado nas redes sociais, ou em um cartaz na própria loja.
DICA IMPORTANTE: 10 formas de obter feedback dos clientes
O investimento em divulgar a satisfação de seus clientes com sua loja, produtos ou serviços traz uma série de benefícios. Estes são alguns deles:
A prova social funciona como uma garantia aos novos consumidores de que pessoas reais estão satisfeitas com seu negócio. Isso aumenta a sua credibilidade e transforma sua marca em uma autoridade no nicho em que atua. Portanto, quanto mais opiniões positivas sobre sua loja você conseguir, maior será a sua autoridade!
Quando sua empresa está disposta a ouvir os consumidores e captar o depoimento deles de alguma forma, isso demonstra o quão transparente e aberta ela é. Inclusive, quando você abre espaço para comentários nos canais on-line, demonstra que não tem nada a esconder. Dessa forma, os clientes vão perceber que você age com transparência, e isso agrada a quem está tendo o primeiro contato com sua empresa.
Quanto mais provas sociais positivas você conseguir reunir, melhor será a taxa de aceitação da sua loja. Como vimos lá no início, a maior parte dos consumidores procura experiências de outras pessoas antes de experimentar uma nova marca ou novo produto.
Essas ações, em conjunto, vão transformar a sua loja em uma referência na região. Afinal, quanto mais pessoas indicam, mais clientes sua marca vai atrair. Um círculo virtuoso que só trará benefícios para a sua loja.
Um estudo feito pela OptinMonsters, empresa de tecnologia para e-commerce, indica que as provas sociais estão divididas em seis tipos:
Você pode utilizar os canais online e off-line de sua loja para divulgar estas informações a seu favor. A prova social contribui para que sua loja seja descoberta por novos clientes pelo caminho mais eficaz de todos: a recomendação de amigos e outros consumidores. Mas não se esqueça de criar uma experiência positiva a este novo cliente dentro de sua loja, para que ele possa reforçar esta indicação positiva a outras pessoas.
Boas vendas e muitas indicações!