O e-mail é uma ferramenta que está no centro de praticamente todas as estratégias de comunicação da atualidade. Seja para vendas off-line ou online, este canal ajuda empresas a se comunicarem com seus públicos de maneira eficiente e direta. Precisa de ajuda para vender mais por e-mail? Confira as dicas que apresentamos a seguir. Ao colocá-las em prática, você passará a aproveitar ao máximo o potencial dessa plataforma!
Há alguns anos, a principal estratégia de e-mail utilizada era disparar uma mensagem para o maior número de pessoas possível, esperando impactar pelo menos algumas delas para conseguir a atenção de clientes.
Mas atualmente, preza-se muito mais pela qualidade do contato do que pela quantidade de pessoas alcançadas. Para isso, diferentes tipos de e-mails podem ser enviados aos clientes. Estes são alguns deles:
E-mail marketing
Geralmente são mensagens informativas ou promocionais, relacionadas à sua empresa, e enviadas para um público mais abrangente, tais como clientes ou interessados. Podem trazer promoções, anúncios ou pesquisas.
E-mail transacional
São e-mails especiais que são enviados aos clientes após uma ação. Por exemplo: no e-commerce, após a venda concluída, o cliente pode receber uma mensagem simpática agradecendo pela compra. Ou se o consumidor chegou a encher o carrinho de produtos, mas acabou não concluindo a compra, pode ser enviado um e-mail dizendo que o pedido está reservado e em breve você espera que ele retorne para finalizar a compra.
Este tipo de e-mail, mais direcionado e específico, tem uma taxa de abertura maior, oferece mais engajamento e pode até mesmo funcionar como o início de um novo ciclo de vendas.
E-mails operacionais
Estes e-mails têm o objetivo de informar, não de realizar uma venda. Por exemplo: um e-mail avisando que sua loja não estará aberta no feriado, ou que funcionará em horário especial antes do Natal. Pode parecer um e-mail banal, mas há muito valor nele, pois você mostra aos clientes que se importa com eles e que deseja mantê-los informados.
Agora que você conhece diferentes maneiras de entrar em contato com seus clientes, conheça as melhores práticas do mercado para se comunicar com seus clientes por esse canal e, assim, vender mais por e-mail.
Se você tem um e-commerce, mantenha uma chamada em seu site, convidando os usuários a cadastrarem o e-mail para receber novidades. Quando a pessoa se cadastra, você recebe a permissão dela para enviar e-mail e cria uma boa base de endereços para enviar informações e descontos. No caso da loja física, esses dados podem ser captados em um cadastro no momento da compra.
É interessante também ir além e organizar essa base de contatos por perfil de clientes. Assim, sua loja poderá fazer uma comunicação mais assertiva – e, consequentemente, vender mais por e-mail. Algumas maneiras de segmentar essa base: por gênero, por idade, por frequência ou valores de compra, por região etc.
A grande vantagem desse canal é que a sua marca tem a oportunidade de falar diretamente com o cliente. Nesse sentido, é importante que a comunicação seja desenvolvida de forma pessoal, com toque humano.
Ao invés, por exemplo, de enviar uma mensagem assinada pela marca da loja, que tal colocar o nome de um profissional? Pode ser o gerente de marketing, o responsável pelo atendimento ao cliente ou mesmo o nome do proprietário. O importante é que o cliente sinta que está falando com uma pessoa, e não com um robô.
DICA: 4 passos para oferecer atendimento personalizado no varejo
Assim como os jornais usam manchetes que atraem sua atenção para que você leia uma reportagem, o assunto é uma das partes mais importantes do e-mail, que vai fazer com que o usuário clique ou não naquela mensagem.
Portanto, utilize este campo para despertar a curiosidade ou fazer uma pergunta ao leitor. Mas é importante responder a expectativa dele, ou seja, o assunto deve estar diretamente relacionado ao conteúdo do e-mail.
DICA: Dicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo
Atualmente, existem ferramentas de disparo de e-mail marketing que analisam a estrutura de seu e-mail para ver se há chance de ele parar na caixa de Spam. Por exemplo, e-mails com imagens muito grandes ou com muitos pontos de exclamação no fim da frase (Corre, a promoção vai acabar!!!!) podem ser identificados como lixo eletrônico.
Assim, montar uma mensagem pessoal também vai aumentar as chances de o seu e-mail chegar à caixa de entrada do seu cliente e não ser descartado pelos filtros dos provedores de e-mail. Personalizar o conteúdo é o caminho mais eficiente para vender mais por e-mail.
DICA: 4 erros de comunicação que podem estar afastando seus clientes
Chamadas para Ação (CTA) estratégicas podem ajudar sua loja a vender mais por e-mail. Geralmente a mensagem terá um link externo, certo? Para direcionar o leitor, vá além do “clique aqui” e seja mais específico e provocador.
Alguns exemplos:
DICA: Descrição de produtos no e-commerce: como apresentar melhor as ofertas
Pesquisas indicam que cerca de 60% dos e-mails são abertos em smartphones ou tablets. Por isso, é importante fazer testes em diferentes plataformas para saber se o cliente que lê a mensagem no mobile também terá uma boa experiência.
Lembre que, além de abrir os e-mails nessas plataformas, os clientes também utilizam os dispositivos móveis para realizar compras online. Por isso, garantir que suas mensagens estejam chegando a esses canais de forma eficiente também vai contribuir para que sua loja consiga vender mais por e-mail.
Agora que você já sabe como fazer e-mails mais assertivos, cuidado para não se empolgar e mandar muitas mensagens seguidas.
Essas dicas vão ajudar sua loja a não só vender mais por e-mail, mas também a desenvolver uma comunicação mais eficiente com os clientes neste canal.
Coloque-as em prática e comprove!
Sucesso e boas vendas!
A seguir, conheça mais dicas importantes sobre como utilizar o e-mail de forma estratégica no varejo: