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10 dicas para você ser um líder melhor

10 dicas para você ser um líder melhor

Por Redação Blog Gazin Atacado • 15/04/16

Em uma orquestra, todos os músicos podem ser excepcionalmente bons, mas se não souberem trabalhar em equipe, dificilmente conseguirão executar uma canção com qualidade. Se cada um agir por si, o que os espectadores ouvirão serão apenas diferentes barulhos tocados ao mesmo tempo. É graças ao maestro, que rege o grupo, indicando como, o que e quando tocar, que os músicos conseguem executar uma melodia de forma harmoniosa.

O mesmo acontece em sua equipe de vendas! 

Os profissionais podem ser muito bons no que fazem, mas é a forma como você gerencia o time que vai definir os resultados que o grupo alcançará. São as suas atitudes como líder que determinam se os profissionais de sua loja irão apenas fazer barulho ou se conseguirão tocar lindamente uma música.

Se você quer afinar sua gestão, trazendo mais harmonia para a orquestra de profissionais de sua loja, preste atenção nas 10 dicas a seguir sobre como ser um líder melhor e promova verdadeiros espetáculos de vendas!

1. Peça desculpa sempre que necessário

dicas liderança 1Admitir quando se está errado não é nada vergonhoso. Pelo contrário: mostra ao seu time que você tem humildade e sabe reconhecer suas falhas. Além de fazer com que a equipe fique mais próxima de você, com isso, estará dando um bom exemplo de como agir em caso de erro.

2. Admita quando você não souber a resposta

dicas liderança 2Da mesma forma que o tópico acima, essa atitude também vai aproximar você de sua equipe. Os profissionais de seu time não esperam que você saiba tudo. É importante que, como líder, você mostre que é sempre possível aprender mais e que a busca pelo conhecimento nunca termina.

3. Analise primeiro, depois aja

dicas liderança 3Seja para tomar uma decisão estratégica de venda ou para lidar com um problema na equipe, sempre analise os fatos antes de chegar a qualquer conclusão. Se um membro da equipe estiver recebendo muitas reclamações, por exemplo, procure entender o que está acontecendo antes de decidir demiti-lo.

4. Mostre-se interessado pela vida dos profissionais da sua equipe

dicas liderança 4Sua relação com os membros de sua equipe deve ser profissional. Mas sempre que possível e eles derem abertura para isso, é interessante você se mostrar interessado pela vida pessoal daqueles que trabalham na sua loja. Pergunte sobre a família e sobre os sonhos que eles têm e também fale sobre a sua vida fora da empresa, isso fortalecerá o relacionamento de vocês – o que, no longo prazo, será excelente para todos (e, também, para os resultados da empresa).

5. Contrate pelo potencial

dicas liderança 5Quando está procurando alguém para integrar o seu time, é normal que você pense em alguns requisitos básicos que essa pessoa deve atender. No entanto, entenda que é melhor contratar alguém com pouco conhecimento, mas muito potencial, do que alguém com bastante experiência, mas muitos vícios profissionais – e que, além de não evoluir, pode acabar contaminando o resto da equipe.

6. Premie a criatividade

dicas liderança 6Muitos líderes premiam seus profissionais por conseguirem completar uma tarefa no prazo. Mas pare e pense: isso não deveria ser obrigação deles? Saiba que mais importante que dar um bônus para quem terminar uma atividade no prazo, é premiar aqueles que conseguem fazer seu trabalho de forma criativa, trazendo inovações e melhorias para os processos da loja.

7. Não apenas comunique, dê o exemplo

dicas liderança 7Você pode até fazer uma reunião falando que a loja considera importante que os profissionais cheguem no horário e estejam sempre bem arrumados. Mas nada disso fará sentido se o líder não cumprir horários e não se importar com sua aparência. E isso vale para tudo: o exemplo que vem da liderança é o passo mais importante para desenvolver uma efetiva comunicação com a equipe.

8. Compartilhe conhecimento

dicas liderança 8Nunca hesite em dar dicas e informações úteis para sua equipe. Ao dividir seu conhecimento com quem está na linha de frente você mostra que está verdadeiramente interessado na evolução dos profissionais da sua empresa. Da mesma forma, promova ações para que os membros do time também compartilhem o conhecimento deles com você e com os outros integrantes do grupo. Todo mundo pode aprender com todo mundo.

9. Seja positivo sempre

dicas liderança 9Líderes ranzinzas e que só reclamam terão equipes igualmente mal-humoradas. E isso, além de prejudicar o ambiente de trabalho, irá refletir negativamente no atendimento ao consumidor. Seja uma fonte de energia positiva para seus funcionários e mostre que é importante ter uma atitude confiante e otimista sempre, mesmo diante dos desafios.

10. Dê desafios e responsabilidade

dicas liderança 10Mais importante do que garantir que os profissionais cumpram suas tarefas é fazer com que eles consigam ir além. É papel do líder cuidar do desenvolvimento da equipe. Para isso, é fundamental que você “presenteie” os funcionários com algumas tarefas que os desafiem, que dê responsabilidade a eles e que mostre que você confia no potencial que eles têm.

MAIS DICAS

Seguindo essas dicas você com certeza estará melhor preparado para gerenciar sua equipe. Porém, você pode ir além! As dicas que reunimos nos links abaixo complementam todas essas e fazem você se destacar ainda mais. Aproveite!

O que achou de nossas sugestões? Você tem alguma dica sobre como ser um líder melhor? Deixe um comentário e nos ajude a fazer um conteúdo ainda mais completo.

Imagens: Freepik

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