A maneira como você dispõe as informações em sua página e a forma como interage com os viajantes na web podem condicionar a decisão de compra do seu cliente. Isso acontece por causa de fatores psicológicos e sociais que influenciam nosso modo de pensar. A boa notícia é que é possível usar esses princípios mentais para aumentar as reservas em seu site. Quer saber como fazer isso? Leia este artigo até o fim!
Você já ouviu falar em “economia comportamental”?
Essa é uma área de estudo que analisa os fatores psicológicos sociais, cognitivos e emocionais que atuam nas decisões dos indivíduos. A economia comportamental defende que as pessoas tomam decisões baseando-se em hábitos, experiências pessoais e regras sociais.
Esses fatores também agem na hora em que alguém está escolhendo um hotel para se hospedar. Sabendo disso, apresentamos a seguir três táticas cientificamente comprovadas que podem ajudar a aumentar as reservas em seu site. Acompanhe!
A teoria do paradoxo da escolha defende que, quando as pessoas têm muitas opções, elas acabam se sentindo paralisadas, sem saber o que fazer ou para onde ir. No fim, acabam não fazendo nada!
Em vendas, isso pode ser percebido quando o cliente não consegue escolher entre tantas alternativas e desiste de comprar.
Para evitar que isso aconteça em seu site, evite oferecer muitas informações ao mesmo tempo. Se, por exemplo, você colocar em uma só página cinco opções de quartos, com cinco opções de tarifas em cada um deles, o viajante terá que tomar uma decisão com base em 25 opções de escolha. Muita coisa, né?
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Uma pesquisa global descobriu que 81% dos visitantes de sites de turismo saem das páginas sem efetuar uma reserva. De acordo com o estudo:
Essas desistências estão relacionadas ao “remorso do comprador“, que é aquela sensação de arrependimento após uma compra. Inconscientemente, as pessoas estão sempre buscando maneiras de evitar esse sentimento de culpa. É possível trabalhar essa questão antes, durante e depois do processo de reserva e ainda tentar reverter a possível desistência. Saiba como.
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Se mesmo depois de todos os seus esforços, o cliente abandonar a compra antes de fechar a reserva em seu site, ainda existem algumas maneiras de reverter essa desistência. Para isso, você pode:
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No livro As armas da persuasão, o psicólogo Robert B. Cialdini revela que a escassez é um gatilho mental importante no processo de decisão de compra. O especialista ressalta que o medo de perder uma oportunidade é um grande motivador.
Você pode usar esse princípio para aumentar as reservas em seu site. Para isso, você pode indicar, por meio de mensagens nas páginas, senso de urgência em relação a determinado quarto ou com ofertas temporárias. Por exemplo:
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Tudo isso faz sentido, não é mesmo? Agora, é com você. Leve essas dicas e reflexões em consideração e olhe de maneira mais estratégica para o seu canal na web. Esse cuidado pode fazer a diferença e ajudar a aumentar as reservas em seu site.
Sucesso!
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