É impossível assistir televisão sem ser bombardeado por anúncios do Trivago. A mensagem parece ser uma só: mais barato, mais barato; preço, preço. Lógico, você pode pesquisar pela opinião dos hóspedes, mas, mesmo nesse caso, o desempate é o preço. E o Trivago, agregador de sites de reserva e agências online (OTAs), é só a ponta do iceberg. A lista é enorme e inclui gigantes como Booking.com, Hotels, Decolar, Expedia e Kayak.
Todos esses canais contam com duas características:
a. Eles esmagam seu lucro através de descontos e da comissão a ser paga– seja para eles diretamente, seja para outras empresas de reserva.
b. É impossível ficar de fora deles. Hoje em dia, a maioria dos clientes planeja suas viagens online, e deixar de atender todo esse pessoal é impensável.
Você pode, entretanto, utilizar sites de reserva e agentes online a seu favor. Quer descobrir como? Siga a leitura deste artigo!
O primeiro passo para atrair hóspedes para seu estabelecimento utilizando sites de reserva sem ter que baixar absurdamente o preço é mostrar por que eles devem escolher o seu hotel ou pousada.
Gaste o tempo que for necessário nessa etapa de compreensão dos seus diferenciais. Por exemplo: qualquer um pode escrever “ambiente familiar”, mas são poucos que podem dizer que fazem parte da quarta geração da família na cidade, por isso conhecem todos os segredos e histórias do local. Faça uma reunião com sua equipe para descobrir ou relembrar esses elementos.
A seguir, é necessário saber o que você quer e pode entregar.
Defina em sua descrição o que sempre vale e o que é temporário, e não corra o risco de seus hóspedes terem surpresas desagradáveis.
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Existem profissionais de hotelaria que mandam as melhores fotos e imagens para os sites de reserva online e esquecem seus próprios canais e páginas das redes sociais. Grande erro!
Se você quiser atrair mais hóspedes, deve ser coerente em toda a sua comunicação!
Tudo o que toca o seu cliente deve ter a mesma mensagem, o mesmo visual. Afinal, nada impede o hóspede de gostar de sua oferta em um site de reservas e visitar seu perfil no Facebook em busca de mais informações. E, se o que ele vir em um local for muito diferente do outro, vai contar pontos contra você. Considere que toda forma de contato entre um possível hóspede e você é o rosto de seu hotel. E rosto você só tem um!
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Supermercados e empresas similares volta e meia anunciam preços imperdíveis na televisão. Vale a pena estudar essa tática porque a verdade é que ninguém vai ao supermercado e só compra o leite ou o sabão da promoção! Junto, levam outros itens que mantêm a lucratividade e compensam o preço baixo do resto.
Da mesma forma, não coloque seu estabelecimento inteiro em liquidação. Tenha a certeza de poder manter a qualidade e o cuidado de seu hotel ou pousada equilibrando as finanças desenvolvendo campanhas promocionais com forte viés estratégico – não apenas comercial.
Há algum tempo, circulou na internet a história de um cliente fiel de certo restaurante que toda semana levava sua família para comer lá. Até que um dia o estabelecimento ofereceu um desconto no site Peixe Urbano e as coisas começaram a mudar…
Sem saber da promoção, o cliente fiel seguiu sua rotina e foi até o restaurante naquele fim de semana. Na ocasião, seu estabelecimento preferido estava cheio de pessoas atrás do desconto. Por conta do enorme movimento, o atendimento foi pior do que o usual e a comida, não tão boa.
Resultado: ele parou de frequentar o local e o restaurante não ganhou novos clientes, uma vez que aquela multidão estava atrás apenas de preço baixo, e não nas outras qualidades do restaurante – qualidades que, devido ao grande fluxo, nem puderam ser notadas.
A lição que fica é: limite suas ofertas e se prepare para manter um grande padrão de serviço ao consumidor – até porque é isso que vai contar na hora que cada um for escrever suas resenhas em sites de reserva ou agências online de viagens.
Também tire suas ofertas desses sites em datas em que você sabe que terá uma boa ocupação de qualquer forma – alguma data comemorativa em sua cidade, eventos empresariais próximos, entre outros. Isso fará com que você evite possíveis problemas – como overbooking.
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Considere ser exclusivo de um só site de reservas ou agente online. Sim, existem vários sites de reserva e agentes online. Sim, as pessoas podem não olhar aquele ao qual você se associou. Porém, as vantagens dessa parceria superam os riscos de não ser visto por alguns clientes. Até porque esse risco é diminuído com o crescimento de agregadores como o Trivago.
Ao escolher apenas um site de reserva para trabalhar, você estará dando a eles algo que seus concorrentes não têm, e pode pedir algo em troca da frase “oferta exclusiva desse site”. Negocie taxas melhores de comissão, destaque no site, entre outras.
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Em vez de pagar a comissão para o site, por que não pagar para o cliente?
Na hora do check-out, diga que ele tem tanto de desconto (ou alguma outra amenidade) na próxima estada desde que faça a reserva direto com você. Ofereça algum brinde se ele indicar outro hóspede para você (campanha member-gets-member). Se ele se hospedou aí para participar de determinado evento, ofereça um pacote especial para outro evento similar.
A partir do momento que o cliente se hospedou com você e você o encantou com serviços e experiências únicas que nada têm a ver com o desconto, faça tudo para que suas próximas interações sejam diretas, e não através de algum site de reservas. Dê motivos e vantagens para que cada um deles prefira falar diretamente com você!
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Boas dicas, não é mesmo? Então agora é hora de colocá-las em prática! Afinal, ao seguir essas orientações, utilizar sites de reservas a favor do seu hotel ou pousada ficará muito mais fácil.
Sucesso!