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Baby boomers no varejo – como se preparar para atender esse público (e vender mais!)

Baby boomers no varejo – como se preparar para atender esse público (e vender mais!)

Por Redação Blog Gazin Atacado • 29/07/19

A geração Z pode até ser o futuro do varejo. Porém, não são seus únicos clientes. Preparar sua equipe para atender melhor e vender mais para os baby boomers ainda é importante! Precisa de ajuda para isso? Este artigo é para você!

No varejo, um bom vendedor deve saber se relacionar com todos os tipos de cliente. Isso não deveria ser novidade para ninguém que trabalha com vendas, não é mesmo?

Porém, existe uma geração que, em muitos casos, acaba sendo “esquecida” por varejistas. E o mais incompreensível é que essa geração é a que tem maior poder aquisitivo e que ainda se mostra disposta a consumir. Estamos falando dos Baby Boomers.

Baby Boomer é o nome dado à geração que nasceu no período pós-Segunda Guerra Mundial. A nomenclatura tem origem da expressão “baby boom”, que representava o aumento considerável na taxa de natalidade dos Estados Unidos na época.

Os Baby Boomers nasceram entre os anos de 1946 e 1964. Ou seja, são pessoas que estão com mais de 55 anos e que, por possuírem comportamentos e hábitos diferentes das gerações mais novas – como a geração X e a geração Y (millennials), por exemplo – acabam sendo deixados de lado por publicitários e marqueteiros.

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O varejo e a falta de atenção aos Baby Boomers

Como vender mais para os baby boomers

Segundo dados divulgados pelo estudo Deeply Devoted, realizado pela Survey Sampling International, em nome da agência ICLP, os Baby Boomers brasileiros sentem-se esquecidos por suas marcas favoritas.

Foram entrevistados 756 consumidores, dentre os quais 77% afirmaram que comprariam mais se os varejistas compreendessem melhor suas necessidades e exigências.

Repare no potencial desse mercado!

A empresa que souber falar com esses potenciais consumidores com certeza estará dando um passo à frente da concorrência para fidelizar esses clientes carentes de reconhecimento.

Além disso, é importante ressaltar que os Baby Boomers são a geração que possuem, na média, um maior poder aquisitivo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo (CIP) Centro de Inteligência Padrão:

– Os Baby Boomers recebem um salário médio de R$ 3.779,00.
– Já a geração X recebe, em média, R$ 3.123,00.
– E os millennials possuem um salário médio de R$ 1.869,00.

São dados que reforçam ainda mais o potencial desse mercado ainda mal explorado no Brasil, não é mesmo?

3 dicas para vender mais para os Baby Boomers

Agora que você já sabe dessa lacuna existente, chegou a hora de saber como preenchê-la!

Para ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir três dicas para vender mais para os baby boomers. Elas são baseadas nas características gerais destes consumidores e irão fortalecer a sua relação com eles.

Para entender melhor o perfil dos baby boomers
(e das demais gerações de consumidores),
leia este artigo:

Como conquistar a fidelidade de clientes de diferentes gerações

Vamos lá?

Dica #1 para vender mais para os Baby Boomers:
Tenha uma equipe preparada para realizar um bom atendimento presencial

você pode vender mais para os baby boomers

Obviamente, essa dica deve ser utilizada para todas as gerações. Porém, com os Baby Boomers, um bom atendimento se mostra ainda mais essencial. Afinal:

– Mesmo que já estejam mais conectados, os Baby Boomers ainda preferem comprar em lojas físicas, em vez de comprar online. E um bom atendimento irá fazer a diferença na hora deste cliente efetuar ou não a compra.

– Muitos baby boomers já estão aposentados. Portanto, têm mais tempo de sobra e são mais pacientes. Por isso mesmo, ao entrarem em uma loja, eles desejam que o vendedor esclareça todas as suas dúvidas e lhes dê o máximo de atenção.

Para isso, é necessário que o vendedor, além de estar bem preparado com muito conhecimento, tenha também bastante paciência. Afinal, estará tratando com um cliente que tem esse anseio em ser bem recebido e que, possivelmente, não fez uma pesquisa prévia sobre o que estará comprando, cabendo ao vendedor auxiliá-lo no momento da compra.

Veja também!

Infográfico: Tendências de atendimento nas lojas físicas
4 passos para oferecer um atendimento personalizado no varejo
3 erros de atendimento que prejudicam a experiência dos consumidores no varejo

Dica #2 para vender mais para os Baby Boomers:
Fale com eles pela internet

O fato de os Baby Boomers preferirem comprar presencialmente não anula a necessidade e a vontade que eles têm de se comunicar online.

Aliás, não conversar com essas pessoas via internet é, provavelmente, a principal falha das empresas em relação aos clientes dessa geração. Existe um vácuo de material publicitário, online e offline, voltado aos baby boomers.

Portanto, assim que as empresas passarem a investir nisso, as pessoas com mais de 50 anos poderão se conectar a essas marcas. Facilitando, assim, o processo de compras.

Leia também!

Como atender e se comunicar com clientes de diferentes gerações
Está na hora de melhorar a comunicação com seus clientes!

Dica #3 para vender mais para os Baby Boomers:
Aposte em recompensas

Enquanto as gerações mais jovens podem encarar compras como um hobby, os mais velhos enxergam a aquisição de produtos com outros olhos. Dessa forma, quando são recompensados, eles se sentem parte da marca. Um cartão de fidelidade que proporcione descontos e sorteios de prêmios como viagens, por exemplo, pode fazer com que você fidelize esse cliente.

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Como premiar a fidelidade de seus clientes, sem ter que dar desconto
Os programas de fidelidade no varejo
Tipos de programas de fidelidade e como escolher o melhor modelo
7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes

Bom, agora que já vimos que existe um bom mercado a ser explorado com clientes dispostos a investir o seu dinheiro, vamos ao trabalho!

Como é o seu relacionamento com os Baby Boomers? Sua empresa já dá atenção para essa geração, ou também ainda não tinha pensado em explorar esse vácuo existente?

Esperamos que nossas dicas possam te ajudar!

Boas vendas!

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