fbpx

Nossas Sugestões

Expectativas para o mercado hoteleiro em 2018

Expectativas para o mercado hoteleiro em 2018

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/02/18

O mercado hoteleiro é um organismo vivo. Como tal, evolui com o passar do tempo e precisa se adaptar às transformações do ambiente em que está inserido. Nesse sentido, 2017 deixou lições e 2018 trouxe expectativas e tendências. Para ajudá-lo a se preparar para o que vem aí, conversamos com especialistas de três entidades:

  • Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).
  • Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
  • Associação Brasileira de Resorts (ABR).

Apresentamos a seguir os destaques das entrevistas. Acompanhe!

Desafios e lições que 2017 trouxe para o mercado hoteleiro

mercado de hospedagem em 2018

De acordo com Orlando de Souza, diretor executivo do FOHB, os custos cresceram mais do que as receitas no ano passado. Para evitar que isso se repita este ano, ele orienta que seja feita uma gestão de custos precisa e meticulosa.

Além disso, o executivo destacou também as fusões e mudanças de bandeiras que aconteceram em 2017. Ele defende, inclusive, que essa seja uma tendência.

Cada vez mais hotéis independentes são incorporados por grandes redes e os menores se unem para ganhar escala junto aos fornecedores e também na distribuição e comercialização de seus serviços“, analisa.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, reforça a importância da união do segmento no último ano e explica como isso pode se potencializar em 2018. 

A união de forças na busca de caminhos que tragam mais desenvolvimento e crescimento para este que é um dos setores econômicos mais importante do país, por ser grande gerador de renda e emprego, é o grande aprendizado que devemos levar para 2018“, reflete.

Alberto Cestrone, presidente da ABR, comenta que um dos principais desafios do segmento de resorts no ano passado foi a queda na taxa de ocupação. Segundo ele, isso fez com que os empresários tivessem que se empenhar para recuperar e manter a rentabilidade. Por outro lado, o executivo revela que houve uma retomada do segmento de eventos corporativos.

Os resorts possuem estruturas muito modernas para a realização de eventos de todos os portes – de reuniões a festas e congressos – e, em 2017, esse movimento voltou a tomar força“, ressalta.

Leia também!

Expectativas para o mercado hoteleiro em 2018

mercado hoteleiro

Crescimento na taxa de ocupação

De acordo com as três entidades, com a melhora na economia nacional este ano, o mercado hoteleiro deve crescer.

Esperamos que 2018 seja um ano de melhores índices para o turismo nacional. Os indicadores dos dois primeiros meses já mostram essa tendência, pois tivemos resultados muitos bons tanto nas festas de ano novo como no carnaval“, aponta Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional.

Cautela na expansão de negócios

Mas Orlando de Souza, diretor executivo do FOHB, salienta que apesar da expectativa de crescimento nas taxas de ocupação e na diária média, a expansão no número de unidades habitacionais (UH) deve ser mais cautelosa.

Não se espera aumento no número de UHs. Todas as redes estão avaliando novas aberturas e pensando na otimização de receitas dos hotéis já existentes“, destaca.

Desafios com Copa do Mundo e eleições

O presidente da ABR, Alberto Cestrone, acredita que o setor de resorts deve acompanhar a expansão da economia nacional – chegando a 2% de crescimento. Ao mesmo tempo, avalia que os negócios de hospedagem irão enfrentar alguns períodos desafiadores em 2018.

Este ano será cheio de desafios, com Copa do Mundo e eleições. Tradicionalmente, o brasileiro não costuma viajar para resorts durante a Copa, o que pode comprometer a ocupação de junho e julho. Já com as eleições, a expectativa é que a economia se fortaleça no segundo semestre“, reflete.

Avanços para o turismo nacional

O presidente da ABIH conta que um dos objetivos da entidade este ano é investir na divulgação dos pequenos e médios destinos no Brasil. Linhares frisa ainda que os vistos eletrônicos devem impulsionar o turismo nacional em 2018.

O visto eletrônico, concedido desde o final do ano para Austrália e Canadá e em janeiro deste ano para os Estados Unidos, com certeza trará uma nova era para o turismo nacional. Agora é apoiar a Embratur com as negociações do visto eletrônico para a China e conseguir que a Embratur vire Agência, o que permitirá que ela tenha maior poder para divulgar o Brasil no exterior“, indica.

Leia também!

Como se preparar para receber hóspedes estrangeiros em seu hotel ou pousada

Tendências para o mercado hoteleiro em 2018

mercado de hospedagem em 2018

Confira a seguir as opiniões dos especialistas sobre as tendências que devem estar em destaque no mercado hoteleiro em 2018.

mercado de hospedagem em 2018

1) Orlando de Souza, diretor executivo do FOHB.

“Não é possível pensar o futuro da hotelaria sem pensar em tecnologia. E quando falamos em tecnologia, nos referimos tanto àquela percebida pelo hóspede quanto à de uso exclusivo do back office. Também é um ano para retomar investimentos em contratação e mais qualificação dos talentos. Sem deixar, obviamente, de pensar na subsegmentação.”

Leia também!

mercado de hospedagem em 20182) Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional.

“A tendência, cada vez maior, é a arte do bem receber, com um atendimento personalizado e com serviços exclusivos para diferentes públicos.”

Leia também!

3) Alberto Cestrone, presidente da ABR.

“Destaco três tendências:

– O uso mais intensivo de novas tecnologias nos resorts, em todas as esferas – no envolvimento com os hóspedes, na eficiência dos serviços operacionais etc.

mercado de hospedagem em 2018– A mudança no comportamento dos hóspedes, que, hoje, comentam praticamente em tempo real suas impressões sobre o hotel onde estão hospedados, o que obriga os estabelecimentos a responderem rapidamente.

– O crescimento do mercado de casamentos. Os casais perceberam o grande potencial que os resorts brasileiros têm para a realização de cerimônias e festas cada vez mais especiais e exclusivas.”

Leia também!

Como atrair festas de casamento para o seu hotel ou pousada

Aprenda mais sobre as tendências para o mercado hoteleiro em 2018

mercado hoteleiro

Boas reflexões, não é mesmo? Mas seu trabalho para adequar seu estabelecimento ao cenário apontado pelos especialistas e às tendências do momento não pode parar por aqui. Continue sua capacitação lendo também:

Sucesso!

Imagens: Divulgação; Caio Gallucci; Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Expectativas para o mercado hoteleiro em 2018"

Comentar