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Marketing 3.0: envolva-se com a sua comunidade e ganhe a confiança e a lealdade de seus clientes

Marketing 3.0: envolva-se com a sua comunidade e ganhe a confiança e a lealdade de seus clientes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/08/15

Já falamos diversas vezes aqui no blog sobre o papel da tecnologia no processo de tomada de decisão de seus clientes, certo? Mas não é só a tecnologia que ajuda a direcionar a decisão de compra de um consumidor. Cada vez mais os clientes têm levado em conta também questões humanas para escolher com qual marca irão se relacionar!

A esse fenômeno, Philip Kotler, um dos maiores especialistas em administração e marketing do mundo, dá o nome de Marketing 3.0.

Na obra de mesmo nome, Kotler conta que, antigamente, o objetivo final do Marketing era “vender produtos”. Depois, passou a ser “satisfazer e reter os consumidores”. E, agora, estamos na terceira fase, em que o intuito das marcas passou a ser “ajudar seu público a fazer do mundo um lugar melhor”.

O especialista destaca que os clientes atuais buscam mais de que a troca tradicional – eu lhe dou o dinheiro, você me dá o produto/serviço e resolve meu problema. Hoje, eles escolhem comprar de empresas que compartilhem os mesmos valores que eles.

como atrair e fidelizar clientes (1)

Em épocas de crise econômica global, o Marketing 3.0 adquire relevância ainda maior para a vida dos consumidores, na medida em que são afetados por rápidas mudanças e turbulências nas esferas social, econômica e ambiental. Doenças tornam-se pandemias, a pobreza aumenta e a destruição do meio ambiente caminha a passos largos. As empresas que praticam o Marketing 3.0 oferecem respostas e esperança às pessoas que enfrentam esses problemas e, assim, tocam os consumidores em um nível superior”, explica Kotler.

COMO APLICAR O MARKETING 3.0 EM SUA LOJA 

Quer entrar nessa nova onda do marketing? Pois saiba que para isso basta envolver-se com sua comunidade e engajar-se na busca pela solução de problemas que afetam a vida de seus consumidores. Não é ótimo?

Sabendo disso, reunimos a seguir algumas ideias para ajudá-lo a colocar o conceito em prática agora mesmo. São elas:

Faça parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs)

como atrair e fidelizar clientes (4)Quando sua loja alia-se a uma causa, ela mostra que tem valores e que está comprometida em ajudar a melhorar sua comunidade, sua cidade ou região.

Se um consumidor precisar escolher entre sua loja e o concorrente, o fato de sua marca estar engajada e contribuindo para as ações de uma organização não governamental conta muitos pontos nessa decisão.

Você pode ajudar uma ONG das seguintes formas:

  • Sendo um ponto de coleta de doações.
  • Contribuindo para a venda de ingressos de shows e ações beneficentes.
  • Patrocinando eventos de caridade.
  • Doando parte do valor das vendas de determinado período para uma causa. 

Promova eventos beneficentes

como atrair e fidelizar clientes (5)Promover eventos beneficentes é uma ótima forma de ajudar sua comunidade em alguma causa e, ao mesmo tempo, favorecer a reputação de sua marca.

Provavelmente você precisará investir algum capital para essa ação, porém, lembre que esse é um investimento na imagem de sua marca e algo que vai contribuir para deixar seu público mais perto e mais fiel.

Ideias de eventos nesse sentido:

  • Bingo/rifa/sorteio beneficente.
  • Jantar ou show para levantar fundos para alguma causa.
  • Distribuição de cesta básica/brinquedos/roupas para comunidades carentes.

Envolva-se com a Associação de Moradores

como atrair e fidelizar clientes (6)Se você quer estar perto da comunidade em que atua, entendendo quais são suas reais necessidades, envolver-se nos projetos e causas da Associação de Moradores do bairro em que sua loja está instalada é um ótimo caminho.

Existem algumas maneiras de você contribuir para ajudar os moradores de sua região:

  • Fazer um dia com desconto para quem fizer doação (de roupas, alimentos, brinquedos etc.).
  • Ajudar na divulgação de algum evento importante.
  • Oferecer a loja ou outro estabelecimento para as reuniões da Associação.
  • Doar algo que eles estiverem precisando e que sua loja vende – computadores, câmeras etc.
  • Engajar-se na coleta de assinaturas com o objetivo de propor alguma melhoria no bairro.

Ajude as igrejas da comunidade 

como atrair e fidelizar clientes (1)Outro grande ponto de encontro dos clientes de sua região são as igrejas da comunidade. Ao ajudá-las em suas causas, sua loja contribui para o desenvolvimento social e ainda fortalece o relacionamento com os moradores locais. Veja algumas formas de você contribuir com as igrejas:

  • Oferecer produtos para sorteio/bingo/rifas.
  • Patrocinar eventos beneficentes organizados pelas igrejas.
  • Doar produtos de sua loja para melhorar a infraestrutura da igreja.
  • Desconto para quem comprovar uma doação feita à igreja.

Lute em defesa do meio ambiente

como atrair e fidelizar clientes (2)Contribuir para a sustentabilidade da cidade em que seus clientes moram é um grande passo para criar conexão com eles. Ao proteger o ecossistema com o qual seus consumidores interagem, sua marca está melhorando a qualidade de vida deles, e isso com certeza fortalecerá o relacionamento com sua loja. Nesse sentido, você pode:

  • Criar processos sustentáveis dentro da loja (evitando desperdício de recursos como papel, água e luz, por exemplo).
  • Disponibilizar lixeiras de coleta seletiva.
  • Separar o lixo e direcioná-lo a cooperativas sustentáveis da região.
  • Ser ponto de coleta de eletrônicos e pilhas antigas, fazendo a destinação correta desses materiais.
  • Plantar árvores e ajudar na preservação do rio local.

como atrair e fidelizar clientes (7)

Viu só? Existem muitas maneiras pelas quais sua loja pode participar ativamente da vida da comunidade em que atua, contribuindo para o desenvolvimento local! Assim, os consumidores terão um motivo a mais para continuarem comprando em sua loja: ela faz parte da comunidade deles. Por isso, eles irão querer ajudar seu negócio a prosperar para que você continue contribuindo com as causas que afetam diretamente suas vidas.

Aposte no marketing 3.0 de maneira genuína e veja sua vendas aumentarem, seus clientes ficarem mais satisfeitos e seus colaboradores, mais felizes!

 

 Imagens: feepik

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