Já falamos diversas vezes aqui no blog sobre o papel da tecnologia no processo de tomada de decisão de seus clientes, certo? Mas não é só a tecnologia que ajuda a direcionar a decisão de compra de um consumidor. Cada vez mais os clientes têm levado em conta também questões humanas para escolher com qual marca irão se relacionar!
A esse fenômeno, Philip Kotler, um dos maiores especialistas em administração e marketing do mundo, dá o nome de Marketing 3.0.
Na obra de mesmo nome, Kotler conta que, antigamente, o objetivo final do Marketing era “vender produtos”. Depois, passou a ser “satisfazer e reter os consumidores”. E, agora, estamos na terceira fase, em que o intuito das marcas passou a ser “ajudar seu público a fazer do mundo um lugar melhor”.
O especialista destaca que os clientes atuais buscam mais de que a troca tradicional – eu lhe dou o dinheiro, você me dá o produto/serviço e resolve meu problema. Hoje, eles escolhem comprar de empresas que compartilhem os mesmos valores que eles.
“Em épocas de crise econômica global, o Marketing 3.0 adquire relevância ainda maior para a vida dos consumidores, na medida em que são afetados por rápidas mudanças e turbulências nas esferas social, econômica e ambiental. Doenças tornam-se pandemias, a pobreza aumenta e a destruição do meio ambiente caminha a passos largos. As empresas que praticam o Marketing 3.0 oferecem respostas e esperança às pessoas que enfrentam esses problemas e, assim, tocam os consumidores em um nível superior”, explica Kotler.
Quer entrar nessa nova onda do marketing? Pois saiba que para isso basta envolver-se com sua comunidade e engajar-se na busca pela solução de problemas que afetam a vida de seus consumidores. Não é ótimo?
Sabendo disso, reunimos a seguir algumas ideias para ajudá-lo a colocar o conceito em prática agora mesmo. São elas:
Quando sua loja alia-se a uma causa, ela mostra que tem valores e que está comprometida em ajudar a melhorar sua comunidade, sua cidade ou região.
Se um consumidor precisar escolher entre sua loja e o concorrente, o fato de sua marca estar engajada e contribuindo para as ações de uma organização não governamental conta muitos pontos nessa decisão.
Você pode ajudar uma ONG das seguintes formas:
- Sendo um ponto de coleta de doações.
- Contribuindo para a venda de ingressos de shows e ações beneficentes.
- Patrocinando eventos de caridade.
- Doando parte do valor das vendas de determinado período para uma causa.
Promover eventos beneficentes é uma ótima forma de ajudar sua comunidade em alguma causa e, ao mesmo tempo, favorecer a reputação de sua marca.
Provavelmente você precisará investir algum capital para essa ação, porém, lembre que esse é um investimento na imagem de sua marca e algo que vai contribuir para deixar seu público mais perto e mais fiel.
Ideias de eventos nesse sentido:
- Bingo/rifa/sorteio beneficente.
- Jantar ou show para levantar fundos para alguma causa.
- Distribuição de cesta básica/brinquedos/roupas para comunidades carentes.
Se você quer estar perto da comunidade em que atua, entendendo quais são suas reais necessidades, envolver-se nos projetos e causas da Associação de Moradores do bairro em que sua loja está instalada é um ótimo caminho.
Existem algumas maneiras de você contribuir para ajudar os moradores de sua região:
- Fazer um dia com desconto para quem fizer doação (de roupas, alimentos, brinquedos etc.).
- Ajudar na divulgação de algum evento importante.
- Oferecer a loja ou outro estabelecimento para as reuniões da Associação.
- Doar algo que eles estiverem precisando e que sua loja vende – computadores, câmeras etc.
- Engajar-se na coleta de assinaturas com o objetivo de propor alguma melhoria no bairro.
Outro grande ponto de encontro dos clientes de sua região são as igrejas da comunidade. Ao ajudá-las em suas causas, sua loja contribui para o desenvolvimento social e ainda fortalece o relacionamento com os moradores locais. Veja algumas formas de você contribuir com as igrejas:
- Oferecer produtos para sorteio/bingo/rifas.
- Patrocinar eventos beneficentes organizados pelas igrejas.
- Doar produtos de sua loja para melhorar a infraestrutura da igreja.
- Desconto para quem comprovar uma doação feita à igreja.
Contribuir para a sustentabilidade da cidade em que seus clientes moram é um grande passo para criar conexão com eles. Ao proteger o ecossistema com o qual seus consumidores interagem, sua marca está melhorando a qualidade de vida deles, e isso com certeza fortalecerá o relacionamento com sua loja. Nesse sentido, você pode:
- Criar processos sustentáveis dentro da loja (evitando desperdício de recursos como papel, água e luz, por exemplo).
- Disponibilizar lixeiras de coleta seletiva.
- Separar o lixo e direcioná-lo a cooperativas sustentáveis da região.
- Ser ponto de coleta de eletrônicos e pilhas antigas, fazendo a destinação correta desses materiais.
- Plantar árvores e ajudar na preservação do rio local.
Viu só? Existem muitas maneiras pelas quais sua loja pode participar ativamente da vida da comunidade em que atua, contribuindo para o desenvolvimento local! Assim, os consumidores terão um motivo a mais para continuarem comprando em sua loja: ela faz parte da comunidade deles. Por isso, eles irão querer ajudar seu negócio a prosperar para que você continue contribuindo com as causas que afetam diretamente suas vidas.
Aposte no marketing 3.0 de maneira genuína e veja sua vendas aumentarem, seus clientes ficarem mais satisfeitos e seus colaboradores, mais felizes!
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