fbpx

Nossas Sugestões

O perfil dos viajantes internacionais que visitam o Brasil

O perfil dos viajantes internacionais que visitam o Brasil

Por Redação Blog Gazin Atacado • 22/08/19

Entenda quem são os viajantes internacionais que vêm ao Brasil, saiba o que desejam e que cidades visitam, e prepare-se para recebê-los bem.

Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas ajudaram a colocar o Brasil em evidência como destino para turistas de todo o mundo.

E a impressão desses viajantes internacionais em relação ao nosso país parece ter sido boa. Afinal, segundo dados divulgados pelo SiteMinder, a chegada de estrangeiros ao país aumentou 5% em 2018, alcançando a marca de 7 milhões de gringos em território nacional. 

Ou seja, o Brasil vem se estabelecendo como um lugar de destino para turistas internacionais!

Portanto, isso significa que hotéis e pousadas têm muito a ganhar se souberem como lidar com esse perfil de clientes.

Porém, para saber como atraí-los e, principalmente, como agradá-los durante a sua estadia, é necessário entender suas principais características – de que países vêm, quais são seus desejos e necessidades, e assim por diante.

Pensando nisso e com o objetivo de ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir uma lista com as principais características dos turistas internacionais que têm vindo ao Brasil. Acompanhe e comece a se preparar para receber mais viajantes internacionais em seu estabelecimento.

De onde vêm os viajantes internacionais que visitam o Brasil?

perfil dos viajantes internacionais

De acordo com o SiteMinder, estes são os países de onde o Brasil mais recebe turistas:

1) Argentina
2) Estados Unidos
3) Paraguai
4) Chile
5) Uruguai

Falar inglês é o básico para qualquer um que deseja trabalhar na rede hoteleira. Porém, como podemos ver na lista acima, só inglês não é o suficiente.

Nossos vizinhos latinos ainda são o nosso principal público internacional. Portanto, se quisermos nos comunicar bem com eles, precisamos também de um bom domínio do espanhol.

Pois é, falar “portunhol” para se comunicar com esse público não é o mais recomendável. Afinal, por mais que os idiomas se assemelhem, há muitas palavras que, apesar de serem parecidas, têm significados completamente diferentes. E um aparente simples erro pode soar como falta de educação e ser o diferencial para que esse turista não volte mais ao seu hotel.

Não é o que você quer, é?

Leia também!

Dicas para atrair viajantes argentinos e brasileiros

O que os viajantes internacionais procuram no Brasil?

viajantes internacionais no Brasil – praia

O Boletim Informativo do Turismo Receptivo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Tursimo, revelou que 58,8% dos turistas que vêm ao Brasil são viajantes a lazer.

O sol e a praia são a maior motivação desses turistas! Mais de 70% vên ao Brasil para aproveitar de nosso clima tropical e nossas praias.

Além disso, dentre os turistas que buscam sol e praia, os mais interessados são aos argentinos. 86% dos “hermanos” chegam ao Brasil procurando por destinos praianos. Mostrando que a rivalidade entre os dois maiores países da América do Sul só existe dentro do futebol mesmo!

Você pode estar se perguntando:
“mas meu estabelecimento não fica na praia, o que eu ganho com isso?”

Outro dado interessante do Boletim Informativo do Turismo Receptivo Brasileiro é que 13,5% dos viajantes internacionais que vêm ao Brasil estão no país por causa de negócios.

Aí que entra a sua oportunidade!

Dentre esses viajantes, encontram-se, principalmente, chineses e indianos, a quem um tratamento exclusivo pode ser um diferencial e tanto. Executivos, geralmente, falam inglês. Mas imagine que bacana ter um funcionário que fale mandarim e possa atender toda uma comitiva vinda da China, por exemplo?

Se encontrar alguém com essa habilidade for complicado, quando receber chineses ou indianos, por exemplo, você pode oferecer a eles um cardápio especial, levando em conta as preferências deles. Que tal?

Leia também!

4 tipos de viajantes corporativos que você precisa conhecer
Como transformar viajantes a trabalho em viajantes bleisure
Serviços extras para viajantes a trabalho
Serviços especiais para atrair viajantes a trabalho
Como criar um programa de fidelidade para viajantes a trabalho

Onde os viajantes internacionais preferem se hospedar?
E em grupos de quantas pessoas vêm ao Brasil?

As famílias ainda são maioria no que diz respeito à composição de grupo de viajantes internacionais que vêm ao Brasil.

Se analisarmos apenas o ano de 2018:

– 34,1% das viagens foram realizadas em família;
– 31,6% eram turistas solitários;
– 19,5% desse grupo foi composto por casais sem filhos;
– 14,8% das viagens feitas ao Brasil por viajantes internacionais foram realizadas por grupo de amigos ou outra formação de grupo turístico.

Um grupo bastante heterogêneo, não é mesmo? Portanto, se você quer destacar seu hotel ou pousada entre os viajantes internacionais, precisa estar preparado para atrair, conquistar e lidar tanto com famílias, como com viajantes individuais, grupos de amigos e assim por diante. Ao longo deste artigo, espalhamos links com conteúdos complementares que podem ajudá-lo nessa missão. Não deixe de ler!

Já em relação à hospedagem, mais de 47%, procuraram por hotéis, pousadas ou flats para se hospedarem. Ou seja, é uma boa notícia para o nosso mercado. Entender o perfil desses viajantes é o primeiro passo para garantir parte dessa fatia. E isso você já está fazendo!

Leia também!

6 dicas para atrair, receber e gerenciar grupos de viajantes
Como atrair famílias para o seu hotel ou pousada
Como se preparar para receber o viajante solo
5 dicas para adaptar seu estabelecimento aos viajantes solo

Quais são as cidades mais procuradas por viajantes internacionais?

Como já era de se esperar, a cidade do Rio de Janeiro ainda é o destino favorito dos viajantes internacionais. A capital carioca, conhecida por sua beleza natural, encaixa-se perfeitamente na principal atração desejada pelos turistas estrangeiros: calor e belas praias!

Em segundo lugar está São Paulo. A maior cidade da América do Sul é muito visitada principalmente por causa dos negócios, mas também em razão de suas atrações culturais.

Foz do Iguaçu (PR) aparece na terceira posição dessa lista. A cidade paranaense é muito visada principalmente por japoneses e espanhóis, em virtude, é claro, das Cataratas do Iguaçu, um verdadeiro fenômeno da natureza.

Florianópolis (SC) e Salvador (BA) aparecem em quarto e em quinto lugar, respectivamente. As capitais de Santa Catarina e Bahia, assim como o Rio de Janeiro, também são excelentes destinos para os que procuram relaxar no calor e aproveitar uma bela praia.

E aí, o que achou das informações? Acha que elas podem ajudar no seu planejamento para receber turistas estrangeiros? O que você tem feito para receber bem esses hóspedes? Enfrenta alguma dificuldade específica? Dixe um comentário com sua opinião que faremos o possível para ajudá-lo!

Além disso, não deixe de ler estes dois artigos:

Como atrair hóspedes internacionais
Como se preparar para receber hóspedes estrangeiros em seu hotel ou pousada

Afinal, eles o ajudarão a combinar as informações sobre dados dos viajantes internacionais com o trabalho de atrair, conquistar e receber bem esses hóspedes.

Bom trabalho, e sucesso!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 8
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "O perfil dos viajantes internacionais que visitam o Brasil"

Comentar