A evolução tecnológica tem impactado diversos segmentos. E não poderia ser diferente na hotelaria! Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a entender as principais tendências tecnológicas para a hotelaria, escrevemos este artigo. Acompanhe!
Recentemente, publicamos aqui um artigo em que apresentávamos tecnologias importantes para o mercado hoteleiro na atualidade. Nele, falamos sobre check-in e check-out móvel, realidade virtual e assim por diante.
Hoje, dando continuidade ao tema “tecnologia na hotelaria”, vamos explorar as tendências tecnológicas para a hotelaria em 2018. Siga a leitura e conheça ferramentas e sistemas que devem impactar a forma como estabelecimentos hoteleiros interagem com os hóspedes.
Digitalizar a experiência do hóspede deve ser uma tendência cada vez mais forte na hotelaria. Nesse sentido, muitos estabelecimentos têm utilizado ferramentas e plataformas que permitem que o hóspede controle o quarto e interaja com a estrutura do hotel.
Por exemplo!
Há diversos displays digitais espalhados pelo Renaissance New York Midtown. Eles exibem artes interativas, que se transformam de acordo com o movimento humano. Além disso, o hotel também tem uma sala com um concierge virtual. Nela, por meio de comandos feitos por movimentos, os hóspedes podem ter acesso a dicas de atividades e atrações da cidade.
A análise de dados tem se destacado como diferencial estratégico em diferentes mercados. Além disso, também é uma das principais tendências tecnológicas para a hotelaria em 2018!
A evolução dessa tecnologia permite que os estabelecimentos conheçam muito bem seus cliente, bem como possibilita que eles prevejam comportamentos de consumidores. Esse diagnóstico avançado, por sua vez, ajuda os estabelecimentos a oferecerem uma experiência extremamente personalizada – outra grande tendência na hotelaria.
Por exemplo!
A rede norte-americana Red Roof Inn possui diversos estabelecimentos próximos a aeroportos. Com isso, percebeu que havia uma grande oportunidade de atrair viajantes que tiveram voos cancelados. Para aproveitar essa oportunidade, a empresa criou um sistema que, baseando-se na leitura de dados de previsão do tempo e de voos, consegue informar se um determinado voo será cancelado. Com base nessa análise, o sistema cria campanhas automáticas, personalizadas, para que os viajantes possam encontrar o estabelecimento quando procurarem por um hotel perto dos aeroportos onde estão.
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A expansão dos sistemas de inteligência artificial é uma das grandes responsáveis pela evolução dessa análise preditiva citada acima. Nesse sentido, chatbots e robôs também estão entre as principais tendências tecnológicas para a hotelaria em 2018.
Cada vez mais os viajantes contarão com assistentes virtuais para ajudá-los no processo de viagem – seja para selecionar as melhores opções de voo ou hospedagem ou para interagir com os hotéis antes, durante e após a estadia.
Por exemplo!
Mezi é um aplicativo de inteligência artificial voltado para viajantes corporativos. O sistema ajuda o usuário a selecionar os melhores voos e hotéis ao mesmo tempo em que permite fazer reservas por meio de mensagens de texto ou voz.
Por meio da tecnologia bluetooth, os beacons conseguem identificar dispositivos móveis próximos. Atualmente, é assim que os beacons funcionam: eles são instalados em determinada localização e enviam mensagens para os smartphones (cadastrados em determinado aplicativo) que estão naquela região.
Na hotelaria, essa tecnologia pode ser utilizada para passar informações relevantes sobre os serviços do estabelecimento ou para dar dicas sobre o que fazer na cidade. Da mesma forma, beacons também podem agilizar processos como check-in, enviando solicitação de informações assim que o hóspede entra no lobby.
Por exemplo!
Fun Finder é um aplicativo da rede Hilton Hotels que envia mensagens relevantes aos hóspedes de acordo com a localização deles. O sistema fornece informações sobre serviços e atrações do estabelecimento para os clientes cadastrados no aplicativo do programa de fidelidade da rede.
Conhecer as principais tendências tecnológicas para hotelaria vai ajudá-lo a entender melhor as transformações do mercado e as demandas dos hóspedes da atualidade.
Porém, isso não significa que você tenha que seguir todas essas tendências. O importante é entender o que está acontecendo no seu segmento e selecionar as ferramentas mais alinhadas ao seu negócio e ao seu público!
Então, boas dicas, não é mesmo? Agora é com você! Mantenha-se atualizado sobre as tendências tecnológicas que devem impactar a hotelaria e destaque seu estabelecimento no mercado!