Programas de fidelidade são uma ferramenta utilizada na hotelaria para conquistar a lealdade dos hóspedes e fazê-los voltar sempre.
Essa estratégia é comumente utilizada por grandes redes. Porém, pequenos e médios hotéis e pousadas também podem se beneficiar com essa tática. Um estudo internacional mostrou que negócios de pequeno porte tiveram um aumento de cerca de 50% no faturamento graças à utilização de um programa de fidelidade, que fez com que clientes frequentes fizessem ainda mais reservas.
Quer saber como montar e/ou aprimorar o programa de fidelidade de seu hotel ou pousada? As dicas que listamos a seguir irão ajudá-lo a recompensar de maneira eficiente a lealdade de seus hóspedes, fazendo eles voltarem sempre e falarem bem do seu estabelecimento para os amigos, o que, consequentemente, atrairá mais clientes fiéis.
Além de premiar a lealdado dos clientes, esse tipo de ação ajuda a aumentar o número de reservas, é um atrativo para novos consumidores, incentiva os hóspedes a fazerem reservas com mais frequência e fortalece o relacionamento entre sua marca e seu público.
Mas se você quer que o programa de fidelidade realmente traga todos esses benefícios para o seu negócio, precisa desenvolvê-lo de maneira estratégica e alinhada às necessidades dos hóspedes.
Para isso, siga os seguintes passos:
Para saber mais sobre esse processo e como seguir cada um desses passo, leia o artigo: Por que e como criar um programa de fidelidade em sua loja
Confira a seguir algumas sugestões de ações e benefícios para oferecer em seu programa de fidelidade.
O viajante atual tem muitas possibilidades para pesquisar e encontrar a melhor hospedagem, de acordo com a localização e o preço que ele busca. Por isso, é cada vez mais difícil conquistar de verdade a fidelidade de um hóspede e fazer com que ele escolha sempre o seu hotel quando estiver na sua cidade. E o simples fato de oferecer um programa de fidelidade já não é um diferencial, pois muitos estabelecimentos oferecem esse tipo de benefício.
Então, para que seu hotel ou pousada possa se diferenciar e chamar a atenção dos clientes, precisa entregar mais que o básico, mais do que todo mundo já oferece. Recompensas como café da manhã e Wi-Fi gratuitos para os participantes do programa, por exemplo, são, sim, questões importantes. Mas é preciso ir além para se destacar.
Algumas ideias que podem fazer seu programa de fidelidade ser mais atrativo:
Essa é uma ideia que pode complementar a primeira sugestão. Afinal, fazendo parcerias com outras empresas, você pode oferecer benefícios aos seus hóspedes fiéis que vão além das possibilidades do hotel.
Além de aumentar as vantagens do seu programa de fidelidade, essas parcerias irão ajudar o seu hotel a se aproximar mais dos negócios da sua região. Esse bom relacionamento com a comunidade pode trazer muitos frutos para todos, pois, assim, um ajuda o outro a crescer.
Ideias para colocar em prática:
Outra maneira de se destacar e chamar a atenção dos hóspedes por meio do programa de fidelidade é criando benefícios personalizados. Um dos motivos que fazem com que as pessoas participem desse tipo de programa é o fato de elas poderem ter acesso a vantagens exclusivas. Ou seja, elas querem se sentir especiais.
Quer forma mais eficiente de fazer alguém se sentir especial do que mostrando que você conhece as preferências individuais do cliente? Ao ofertar algo que tenha “a cara” do hóspede, sua marca o conquistará para sempre.
As dicas a seguir irão ajudá-lo a colocar essa ideia em prática:
O que achou dessas dicas? Se você pretende aplicar ou mesmo já utiliza alguma dessas estratégias em seu hotel ou pousada, deixe um comentário falando sobre sua experiência. Também queremos aprender com você!
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Adorei as dicas vou colocar algumas em pratica.
Muito obrigado.
Que bom que gostou. Esperamos que elas ajudem o Hotel Primavera a ter hóspedes cada vez mais fiéis.
Abraço!