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Como reconhecer seus melhores funcionários

Como reconhecer seus melhores funcionários

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/07/19

Saber reconhecer seus melhores funcionários traz vários benefícios. O aumento da satisfação da equipe com o trabalho e a elevação dos níveis de engajamento do time, por exemplo, são consequências diretas de iniciativas de reconhecimento da liderança.

E é possível reconhecer seus melhores funcionários de diversas maneiras. Portanto, para encontrar o caminho ideal para a sua empresa e definir uma estratégia realmente eficiente é preciso testar diferentes formas de valorização e entender os impactos de suas escolhas no ambiente corporativo e também no desempenho dos profissionais da sua equipe.

Pensando em ajudá-lo nesta missão, resolvemos dedicar um artigo a este tema. Continue a leitura e descubra:

– O que levar em consideração na hora de reconhecer seus melhores funcionários.
– Quais devem ser as diretrizes para o reconhecimento de funcionários.
5 formas de reconhecer seus melhores funcionários.
– O
Jeito Gazin de engajar, motivar e desenvolver colaboradores.
– Como garantir que seu programa de reconhecimento de funcionários seja perene.

Vamos lá?!

Para começar:
O que levar em consideração na hora de reconhecer seus melhores funcionários

Como reconhecer seus melhores funcionários

O ponto de partida para a conversa sobre como reconhecer seus melhores funcionários deve ser a cultura organizacional da sua empresa. Portanto, antes de seguirmos adiante, pare para refletir sobre sua cultura interna e sobre o que ela representa para os seus colaboradores.

Os dois artigos abaixo podem ajudá-lo nesta jornada. Não deixe de ler!

A importância da cultura organizacional para pequenas empresas
Cultura interna como marca, uma das tendências do varejo do futuro que você precisa acompanhar

Com uma cultura interna sólida e reconhecida pelos profissionais da sua equipe, você pode definir como vai reconhecer seus melhores funcionários. Você pode, por exemplo, levar em conta: 

– Avaliações de desempenho.
– Atendimento prestado ao cliente.
– Tempo de casa.
– Atingimento de metas.

Cada um desses critérios pode render determinados reconhecimentos ou você pode criar um programa de reconhecimento de funcionários com base em um mix de critérios, o que importa é que sua estratégia esteja alinhada à cultura da sua empresa. Afinal, só assim ela fará sentido!

Para inspirar!

Neste artigo apresentamos algumas formas de reconhecimento aplicadas aos funcionários da Disney e revelamos como elas podem ser aplicadas na sua loja. Você vai ver que conforme os profissionais vão fazendo ações que contribuem para que os visitantes do parque saiam felizes e satisfeitos vão ganhando mais vantagens, podendo participar de sorteios e ter uma série de outras recompensas.

Quais devem ser as diretrizes para o reconhecimento de funcionários

serviços no varejo

Uma pesquisa do CareerBuilder apontou que 50% dos funcionários acreditavam que um melhor reconhecimento levaria a uma rotatividade menor. E não só isso. Os benefícios de reconhecer seus funcionários pelo seu trabalho têm resultados de longo alcance. Afinal, funcionários satisfeitos são mais produtivos, oferecem melhor atendimento ao cliente e melhor relacionamento com os fornecedores. Inclusive, uma pesquisa da IBM apontou que os níveis de engajamento de funcionários que recebem reconhecimento de seus gerentes são quase três vezes maiores do que aqueles que não recebem. 

Mas, atenção!

Para que o feitiço não se vire contra o feiticeiro, é importante agir com cautela quando o assunto é o reconhecimento de funcionários.

Ari Kopoulos, CEO do provedor de software de RH EmployeeConnect, recomenda a criação de critérios claros em um programa de reconhecimento:

  • O que constituirá reconhecimento? 
  • Quantas vezes um funcionário poderá ser premiado? 
  • De que forma e em que prazo a recompensa será entregue?

Estas são algumas questões que precisam respondidas antes de iniciar qualquer programa de reconhecimento.

Além disso, também é importante vincular o desempenho do funcionário diretamente às metas da sua empresa, garantindo que os critérios sejam justos, claros e consistentes. Neste sentido, sempre que um funcionário for reconhecido, é importante que todos saibam por que e quais foram os critérios para essa bonificação.

Depois de definir os critérios que vão basear seus programas de reconhecimento, você pode começar a pensar em como especificamente vai reconhecer seus melhores funcionários…

5 formas de reconhecer seus melhores funcionários

Como reconhecer seus melhores funcionários

Forma #1 de reconhecer seus melhores funcionários:
Incentivos e recompensas

O oferecimento de incentivos e recompensas é uma das formas mais clássicas de reconhecimento de colaboradores. Ao optar por este tipo de reconhecimento, você pode, por exemplo, presentear seus melhores vendedores com vales para cafeterias, restaurantes e livrarias.

Mas estas, é claro, são apenas algumas ideias neste sentido.

Para saber que tipos de incentivos e recompensas você pode oferecer para a sua equipe, é essencial conhecer bem seus colaboradores. Neste sentido, reuniões periódicas de feedback e dinâmicas de grupo são excelentes ferramentas.

Falaremos sobre feedback mais adiante. Porém, sobre dinâmicas de grupo já podemos falar!

Recentemente, produzimos um guia gratuito apresentando 18 atividades excelentes para ajudá-lo a recrutar os melhores profissionais, capacitar sua equipe, motivar e integrar seus vendedores. Baixe o seu exemplar e aproveite!

Forma #2 de reconhecer seus melhores funcionários:
Aumentos salariais e cursos de capacitação

blog da hotelaria

Se o orçamento para a bonificação for maior, aumentos salariais e a oferta de cursos de capacitação custeados são muito bem-vindos. 

Este tipo de recompensa costuma trazer benefícios para todos os envolvidos. Afinal, o investimento nos funcionários, por meio de treinamento contínuo, por exemplo, garante uma equipe sempre bem treinada. Ao mesmo tempo, você motiva seus profissionais, pois irá ajudá-los a aprimorar suas habilidades, o que também é uma forma de reconhecimento.

Porém, mais uma vez, é importante entender quais são as necessidades e os anseios da sua equipe. Isso vale especialmente na hora de oferecer cursos de capacitação como forma de reconhecimento pelo trabalho bem feito, já que se não for bem comunicada, essa iniciativa pode passar ao colaborador a impressão errada.

Portanto, antes de mais nada, converse com os seus colaboradores! Eles o ajudarão a criar um plano de reconhecimento que realmente agrade a todos.

Forma #3 de reconhecer seus melhores funcionários:
Programa de reconhecimento de pares

como reconhecer seus melhores funcionários

Que tal incentivar que os próprios funcionários reconheçam um ao outro?

Usando algo como um sistema de pontos, este tipo de reconhecimento pode ser público e exibido em um “quadro de líderes”, para que todos possam vê-los.

Empresas como a Achievers e a Globoforce vendem plataformas baseadas em nuvem que facilitam este tipo de ação.

Este tipo de iniciativa é interessante porque os colegas de trabalho normalmente são mais familiarizados com o trabalho diário do outro, e, por isso, quando são reconhecidos pelos seus esforços, o impacto pode ser ainda mais significativo. Além disso, o programa de reconhecimento de pares favorece um ambiente de trabalho amistoso e positivo.

Como parte complementar a essa forma de reconhecimento, o gestor pode inserir o nome do funcionário que reconhecer os colegas em um frasco. Os colaboradores que mais reconhecerem seus colegas também podem ganhar algum tipo de bônus, como uma almoço em um restaurante badalado. 

Forma #4 de reconhecer seus melhores funcionários:
Reconhecimento social

como reconhecer seus melhores funcionários

Outra forma de reconhecimento de funcionários é montar um programa de destaques do mês que oferece como bônus uma exposição “social”.

Esta é mais uma ação de “mão dupla”. Afinal, toda vez que uma marca reconhece funcionários de forma pública, o engajamento dessas páginas costuma crescer exponencialmente. Isso porque os clientes se sentem mais próximos da marca dessa forma. Além disso, eles lembram que, por trás de um produto ou serviço, há um time de pessoas. 

O perfil do Hootsuite no Instagram é um exemplo desse tipo de ação. A marca  costuma apresentar seus funcionários indicando um trabalho diferenciado sendo feito ou destacando uma atividade divertida de criação de equipe. O que resulta em mais engajamento é a personalização das características dos funcionários, tornando o reconhecimento mais íntimo e criativo. 

E o próprio Blog do Varejo é um case neste sentido. Afinal, toda vez que contamos histórias dos colaboradores da Gazin em artigos e em posts nas redes sociais, temos um alcance maior do que o normal!

Leia também!

9 entrevistas e inúmeras lições dadas pelos membros do Time Gazin para você

Forma #5 de reconhecer seus melhores funcionários:
Bônus criativo

criatividade - vendedores de alta performance

E o que você acha de inovar no reconhecimento de funcionários?

Oferecer recompensas úteis e criativas é uma estratégia que pode gerar muita motivação na equipe. Mais uma vez, vale a dica: que tal perguntar ao seu colaborador de que forma ele gostaria de ser reconhecido?

Você pode, por exemplo, possibilitar algumas horas de sono a mais, um dia de beleza no salão ou até mesmo um serviço de limpeza profissional na residência do funcionários.

Nada mau, não é mesmo? 

Neste caso, vale lembrar que o engajamento e o reconhecimento de funcionários não precisa envolver dinheiro ou recompensas financeiras sempre. Usando a criatividade, é possível criar jogos em que os funcionários participantes tenham uma meta a ser atingida. O primeiro a vender um novo produto, por exemplo, ganha como prêmio sair mais cedo do trabalho ou até mesmo uma folga. 

Extra:
O Jeito Gazin de motivar, engajar e desenvolver pessoas

Recentemente, a Gazin foi eleita – mais uma vez – uma das 10 melhores empresas para se trabalhar na América Latina. Falamos sobre isso neste post.

A cultura da empresa e o Jeito Gazin de motivar, engajar e desenvolver pessoas são, com certeza, ingredientes que colaboram muito para que isso seja possível. Como sempre é possível aprender com empresas que se destacam em determinadas áreas, quando o assunto é como reconhecer seus melhores colaboradores, a Gazin não pode ficar de fora.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como a empresa criada por Mário Gazin em Douradina (PR) cuida do seu principal ativo: as pessoas!

Saiba mais!

Lições da Gazin para a sua empresa
Como desenvolver e reter talentos no varejo
Como fortalecer o relacionamento com os profissionais da sua loja

Para concluir:
Agende feedbacks regulares

feedback para vendedores

Depois de implementar estratégias para reconhecimento de funcionários, uma ação complementar importante é o agendamento de feedbacks regulares para acompanhar a satisfação e o progresso dos funcionários.

Promover essas avaliações periódicas individuais é uma maneira de acompanhar o que os funcionários pensam sobre seus programas de incentivo. Isso, por sua vez, auxilia no constante aprimoramento de ações.

Além disso, para garantir que nada seja perdido, é importante que os feedbacks sejam arquivados para posterior acompanhamento. 

Quer saber mais sobre feedback? Relembre o que já falamos sobre o assunto:

7 grandes erros na hora de dar feedback
Como dar feedback a seus vendedores

E você, o que faz para reconhecer seus melhores funcionários? Costuma aplicar alguma ação ou programa diferente do que citamos? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe suas experiências deixando um comentário! Sua história pode inspirar outros profissionais do varejo.

Sucesso e boas vendas!

Leia também!

7 maneiras de incentivar seus vendedores sem ser com dinheiro

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