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Como usar e-mail marketing na hotelaria

Como usar e-mail marketing na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/06/16

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de comunicação e vendas (como já explicamos neste artigo). O seu hotel ou pousada também pode utilizá-la para atrair novos hóspedes e conquistar a fidelidade de seus clientes.

Saiba como desenvolver uma estratégia de e-mail marketing que fortaleça o relacionamento com seu público e, consequentemente, ajude a aumentar o número de reservas de seu estabelecimento.

1) Crie sua própria lista de e-mails

e-mail marketing na hotelaria (2)Esse é um passo essencial para o sucesso de suas ações de e-mail marketing. Muitas empresas compram listas de e-mail prontas (os chamados mailings), mas isso geralmente não dá certo, porque as pessoas que estão nestas listas nunca tiveram contato com sua marca e, por isso, a chance de rejeitá-la é muito grande. Assim, o e-mail da sua empresa será só mais um spam.

Sabendo disso, apresentamos a seguir algumas maneiras de construir sua própria base de contatos e alguns cuidados que você deve tomar nesse sentido:

  • Inclua em seu site um box para quem quiser se inscrever e receber novidades sobre o hotel. Esses clientes efetivamente têm interesse em sua marca e terão prazer em ler suas mensagens.
  • Peça o e-mail de contato no cadastro do hóspede.
  • Sempre que possível, além do e-mail, pegue o nome completo e outros dados dos clientes (quanto mais você souber sobre eles, melhor).
  • Para incentivar o cliente a informar seus dados, ofereça algo em troca (por exemplo: faça o cadastro e ganhe x% de desconto em sua próxima estadia).
  • E não esqueça: sempre informe ao cliente que você irá enviar e-mails com dicas e promoções. Pedir autorização é importante para que ele não sinta que você está invadindo a privacidade dele.

2) Pense em conteúdos que podem ser abordados

e-mail marketing na hotelaria (5)Faça uma lista de conteúdos que você pode enviar para o cliente. Em seu primeiro contato depois que ele foi embora, por exemplo, não chegue logo oferecendo uma promoção. Para desenvolver um relacionamento, é importante pedir o feedback dele quanto à sua estadia. Veja alguns temas que podem ser trabalhados nesse canal:

  • Pesquisa de satisfação/opinião do cliente.
  • Informações sobre eventos que acontecem na cidade.
  • Promoções realizadas pelo hotel.
  • Conteúdos relacionados a viagens (como economizar nas viagens, dicas sobre como arrumar a mala de maneira eficiente, como aproveitar ao máximo as cidades que visita, etc.).
  • Conteúdos relacionados ao perfil do cliente (se ele é um viajante aventureiro, você pode dar dicas de esportes radicais na cidade em que seu hotel fica, por exemplo).

3) Escolha uma plataforma

A plataforma que você usar definirá o nível de agilidade e qualidade das suas ações de e-mail marketing. Ela precisa ser rápida, fácil de usar e oferecer as ferramentas que você precisa para enviar diferentes e-mails para diferentes grupos de clientes. Nossas dicas são:

  • e-mail marketing na hotelaria (4)Se você não conhece muitas ferramentas, procure a ajuda de um profissional.
  • Mas se precisar fazer sozinho, a internet pode ajudá-lo. Busque por “ferramentas de e-mail marketing” em mecanismos de busca que irá encontrar uma infinidade de sugestões e dicas.
  • Avalie sempre a relação custo x benefício. Não adianta a ferramenta ser gratuita, por exemplo, e não dar possibilidade de você mexer no design para adaptar à identidade de sua marca.
  • Procure plataformas que possibilitem a personalização das mensagens para dispositivos móveis, pois esses são importantes canais por onde grande parte de seu público lê os e-mails.
  • Também é interessante que plataforma ofereça maneiras de você automatizar seus e-mails.
  • A ferramenta também deve fornecer relatórios sobre os envios, para que você possa avaliar as mensagens que estão dando certo e melhorar os e-mails que não estão dando o retorno esperado.
  • Uma das ferramentas mais populares – e que oferece boas funcionalidades gratuitas – é o MailChimp.

4) Planeje o envio das mensagens

e-mail marketing na hotelaria (3)Criar um cronograma de envio de mensagens é importante para que você não fique muito tempo sem falar com os clientes, mas também para que não exagere nas mensagens e acabe sobrecarregando a caixa de entrada deles. Nesse sentido, é fundamental analisar e definir as seguintes questões:

  • Sempre tenha um objetivo específico para cada e-mail ou campanha de e-mail que você criar. Defina metas relacionadas ao negócio. Por exemplo: aumentar as reservas do fim de semana, fortalecer o relacionamento, expandir o programa de fidelidade e assim por diante.
  • É interessante também segmentar o envio de e-mails. Um tipo de conteúdo para os clientes que se hospedaram uma vez, convidando-os a voltar, por exemplo, e outro tipo de conteúdo para os clientes mais fiéis, oferecendo vantagens e benefícios.
  • É interessante criar uma sequência de e-mails automáticos para situações específicas. Por exemplo: quando um cliente se cadastra pelo site, primeiro recebe um e-mail de boas-vindas, depois um contato apresentando o programa de fidelidade, na sequência, um e-mail com dicas da cidade e, por fim, você pede pelo cadastro em troca do desconto na próxima estadia. Assim, você conhecerá melhor o perfil dos clientes do site e saberá que tipo de hóspede está atraindo por esse canal.

Você usa e-mail marketing para se comunicar e se relacionar com seus hóspedes? O que achou dessas dicas? Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões sobre esse tema e nos ajude a deixar o blog cada vez mais alinhado às suas necessidades como gestor de hotel ou pousada.

Sucesso!

Imagens: Freepik e Iconfinder

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