O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de comunicação e vendas (como já explicamos neste artigo). O seu hotel ou pousada também pode utilizá-la para atrair novos hóspedes e conquistar a fidelidade de seus clientes.
Saiba como desenvolver uma estratégia de e-mail marketing que fortaleça o relacionamento com seu público e, consequentemente, ajude a aumentar o número de reservas de seu estabelecimento.
Esse é um passo essencial para o sucesso de suas ações de e-mail marketing. Muitas empresas compram listas de e-mail prontas (os chamados mailings), mas isso geralmente não dá certo, porque as pessoas que estão nestas listas nunca tiveram contato com sua marca e, por isso, a chance de rejeitá-la é muito grande. Assim, o e-mail da sua empresa será só mais um spam.
Sabendo disso, apresentamos a seguir algumas maneiras de construir sua própria base de contatos e alguns cuidados que você deve tomar nesse sentido:
Faça uma lista de conteúdos que você pode enviar para o cliente. Em seu primeiro contato depois que ele foi embora, por exemplo, não chegue logo oferecendo uma promoção. Para desenvolver um relacionamento, é importante pedir o feedback dele quanto à sua estadia. Veja alguns temas que podem ser trabalhados nesse canal:
A plataforma que você usar definirá o nível de agilidade e qualidade das suas ações de e-mail marketing. Ela precisa ser rápida, fácil de usar e oferecer as ferramentas que você precisa para enviar diferentes e-mails para diferentes grupos de clientes. Nossas dicas são:
Criar um cronograma de envio de mensagens é importante para que você não fique muito tempo sem falar com os clientes, mas também para que não exagere nas mensagens e acabe sobrecarregando a caixa de entrada deles. Nesse sentido, é fundamental analisar e definir as seguintes questões:
Você usa e-mail marketing para se comunicar e se relacionar com seus hóspedes? O que achou dessas dicas? Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões sobre esse tema e nos ajude a deixar o blog cada vez mais alinhado às suas necessidades como gestor de hotel ou pousada.
Sucesso!