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A importância da reputação da marca na hotelaria

A importância da reputação da marca na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 31/07/18

Gerenciar a reputação da marca na hotelaria é fundamental para conectar estabelecimentos e viajantes, aumentar a satisfação dos hóspedes e, assim, atrair mais clientes. E é disso que tratamos neste artigo!

Leia, saiba mais sobre a importância de gerenciar a reputação da marca na hotelaria e entenda como gerenciar e fortalecer a imagem do seu hotel ou pousada.

A importância da reputação da marca na hotelaria

Antes de tudo, vamos esclarecer: 

O que é a reputação da marca na hotelaria?

  • A reputação do seu hotel ou pousada é a imagem que o estabelecimento tem no mercado.
  • Essa imagem é construída por meio dos comentários e indicações feitos pelos seus hóspedes em relação ao seu negócio.
  • A experiência na estadia, a estrutura do estabelecimento, o atendimento, os processos e o posicionamento da empresa influenciam a forma como seu estabelecimento é conhecido no mercado. Ou seja, tudo isso ajuda a construir a reputação da sua marca.
  • Notícias, conteúdos divulgados (pela própria empresa ou por terceiros) e parcerias com outras empresas também impactam a visão dos viajantes em relação ao estabelecimento.

reputação da marca na hotelaria

Nesse sentido, é fundamental realizar o acompanhamento constante dos feedbacks dos clientes e das citações da sua marca para estar a par do que é falado sobre o estabelecimento e agir de forma estratégica para construir e gerenciar sua imagem.

Aprenda mais!

Branding na hotelaria – uma marca forte para atrair e fidelizar hóspedes

A seguir, listamos alguns motivos que indicam por que cuidar da reputação da marca na hotelaria é tão importante. Acompanhe!

1 – Consumidores confiam mais nas informações passadas por outros clientes

reputação da marca na hotelaria

Estudos do Google indicam que as pessoas procuram a experiência pessoal de outros consumidores para ajudá-las em suas decisões de compra. Ou seja, elas buscam mais do que um simples review; querem ver os produtos e serviços pelos olhos de outros clientes.

Ter uma opinião honesta, de ‘pessoas normais’, que são como eles e que tiveram que fazer o mesmo tipo de escolha, deixa os consumidores mais seguros em relação às suas escolhas”, frisa Sara Kleinberg, líder da área de Ads Research e Insights do Google.

Em um mercado tão competitivo, ter uma reputação positiva, construída por meio da indicação de outros clientes, é fundamental para se destacar e conquistar novos clientes.

Aprenda mais!

Como conseguir mais feedbacks dos hóspedes

2 – A demanda dos clientes por transparência é cada vez maior

reputação da marca na hotelaria

Você já ouviu falar na tendência Glass Box (caixa de vidro)? De acordo com a Trendwatching, empresa líder em pesquisas de consumo e mercado, essa é uma das principais características do comportamento do consumidor da atualidade.

Essa tendência aponta que, em um mundo tão conectado como o atual, o que acontece dentro de uma empresa não fica restrito somente a ela. Os consumidores estão o tempo todo observando os valores, as ações e os relacionamentos das marcas – e tomando decisões baseadas nisso tudo.

E o que isso tem a ver com o gerenciamento da reputação da marca na hotelaria? Tudo! Posicionar-se de forma transparente é crucial para ter uma boa reputação, passando a imagem de que o seu hotel ou pousada não tem nada a esconder.

A transparência na hotelaria é uma questão imprescindível para chamar atenção e conquistar a confiança dos viajantes da atualidade e do futuro, que exigem mais informações e buscam um relacionamento mais aberto com as empresas.

Aprenda mais!

A importância da transparência na hotelaria

3 – A reputação da marca na hotelaria pesa muito na decisão dos viajantes

reputação da marca na hotelaria

Os comentários de outros clientes sobre a experiência em seu estabelecimento, o conteúdo divulgado sobre e pela sua empresa e o posicionamento do seu negócio no mercado – ou seja, tudo relacionado à sua reputação – pesa muito na decisão de compra dos viajantes.

Em um levantamento realizado pela Phocuswright:

  • 83% dos viajantes indicaram que avaliações de outros clientes ajudaram na escolha do melhor hotel.
  • 80% afirmaram ter lido, pelo menos, de seis a 12 feedbacks antes de escolher um hotel.
  • 53% disseram que não fariam reserva em um hotel sem nenhuma avaliação.

Além disso, uma boa reputação da marca na web garante um melhor posicionamento nas ferramentas de buscas e em sites especializados em avaliações – como o TripAdvisor, por exemplo. Isso, por sua vez, aumenta as chances de o seu estabelecimento ser escolhido pelos viajantes que estão pesquisando hospedagem.

Aprenda mais!

Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google

Como fortalecer a reputação do seu hotel ou pousada

reputação da marca na hotelaria

A imagem do seu estabelecimento é impactada por diversos fatores. Os artigos listados a seguir o ajudarão a fortalecer a reputação da sua marca por meio de ações estratégicas em diferentes áreas. Não deixe de ler!

PARA FORTALECER A REPUTAÇÃO DO ESTABELECIMENTO POR MEIO DAS INDICAÇÕES DOS HÓSPEDES:

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PARA FORTALECER A REPUTAÇÃO POR MEIO DO ENGAJAMENTO COM OS VIAJANTES:

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PARA FORTALECER A REPUTAÇÃO DO ESTABELECIMENTO POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA MARCANTE:

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PARA FORTALECER A REPUTAÇÃO DO ESTABELECIMENTO POR MEIO DE CONTEÚDO QUALIFICADO:

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Agora, é com você!

Compartilhe este conteúdo com sua equipe para criar estratégias voltadas ao gerenciamento e fortalecimento da imagem do seu estabelecimento. Explore as informações deste artigo – e de todos os que linkamos acima – para consolidar a imagem da sua marca no mercado e garantir uma reputação impecável.

Bons negócios!

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