fbpx

Nossas Sugestões

Branding na hotelaria – uma marca forte para atrair e fidelizar hóspedes

Branding na hotelaria – uma marca forte para atrair e fidelizar hóspedes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/09/17

Qual é a importância do branding na hotelaria? Como você trabalha essa questão em seu estabelecimento? Qual é a relação entre o branding e a experiência do hóspede? Conheça as respostas para essas perguntas neste artigo!

Saiba mais sobre como o branding na hotelaria pode ser crucial para atrair, encantar e fidelizar os hóspedes, e comece a trabalhar melhor a marca do seu negócio!

O que é branding

branding na hotelariaA palavra inglesa brand significa “marca”. Branding, portanto, é o ato de trabalhar a marca da empresa, e está relacionado à gestão estratégica da marca, à criação de sua identidade e o valor percebido pelo público.

Branding é um conceito que tem forte ligação com o marketing, pois a forma como você se posiciona no mercado e se comunica com seus consumidores ajuda a fortalecer a imagem da marca do seu estabelecimento. Mas branding vai além do marketing, porque ele tem sua base no desenvolvimento estratégico da empresa.

O branding está ligado aos seguintes fatores:

  • Ao propósito (ou o “por quê”) da empresa.
  • À cultura organizacional.
  • À personalidade ou estilo do estabelecimento.

O branding na hotelaria e a experiência do hóspede

branding na hotelaria

O branding na hotelaria pode impactar fortemente na experiência que o hóspede tem em seu estabelecimento. Isso porque a forma como você se posiciona no mercado gera uma expectativa no cliente – expectativa que precisa ser atendida antes, durante e depois da estadia. É o que os especialistas chamam de “promessa da marca”.

Por exemplo:

Digamos que seu estabelecimento esteja se posicionando como uma “marca verde“, que age em busca da defesa do meio ambiente. Certamente isso vai atrair viajantes que se identificam com essa causa. Assim, você está prometendo a eles uma experiência alinhada aos valores que eles também defendem.

É por isso que o branding na hotelaria ajuda o estabelecimento a crescer. Essa promessa da marca é fundamental na conquista e na fidelização dos hóspedes, garantindo mais retornos e mais avaliações positivas.

Levando o exemplo acima em consideração:

  • Se o hotel promover ações e processos focados em sustentabilidade – evitando imprimir papéis, tendo programas de economia de água e energia, por exemplo – a marca conseguirá entregar o que ela prometeu em suas ações de branding – e a experiência do hóspede será positiva.
  • Já se o hotel não levar essa causa em consideração, realizando processos que contradizem o posicionamento da marca – não reciclando o lixo e usando produtos que agridem o meio ambiente, por exemplo – a experiência do hóspede certamente será prejudicada, bem como a imagem que ele terá do seu estabelecimento.

branding na hotelaria

Agora ficou mais claro como o branding na hotelaria vai além das ações de marketing, certo?

A identidade do seu hotel deve estar presente não só na comunicação, mas também no atendimento, nos processos, na estrutura física do estabelecimento e até nos produtos utilizados.

Como trabalhar o branding na hotelaria

A seguir, confira algumas dicas básicas sobre como trabalhar a marca do seu estabelecimento de maneira eficiente.

1) Entenda a identidade da sua marca

branding na hotelariaAntes de tudo, é fundamental saber qual é a identidade da sua empresa. Qual é a imagem que o seu hotel quer passar? E, mais importante, qual é a promessa da sua marca? Definir o propósito e os valores do seu negócio é um ponto de partida importante para definir a identidade do seu estabelecimento.

2) Alinhe os processos ao posicionamento da marca

branding na hotelariaComo explicamos, o branding da hotelaria influencia diretamente a experiência dos hóspedes. Por isso, é importante que a forma como o hotel é gerido esteja de acordo com a imagem que a empresa está “vendendo”. Depois de entender qual é a identidade do seu hotel, analise se suas ações e processos estão alinhados à promessa da marca.

3) Comunique seus diferenciais e valores

branding na hotelariaPara ter uma marca forte, seu hotel também precisa de uma comunicação eficiente. Não adianta, por exemplo, se posicionar como um hotel esportivo e não informar o que faz o estabelecimento ter uma marca aliada ao esporte. Além disso, é fundamental direcionar a comunicação para o público certo.

4) Treine muito bem a sua equipe

branding na hotelariaEssa é uma das questões mais importantes para o branding na hotelaria trazer resultados efetivos. Afinal, seus colaboradores são parte importante na experiência do hóspede. Assim, é crucial que sua equipe esteja bem treinada quanto aos valores e ao propósito do hotel. Dessa forma, ela poderá ajudar a fortalecer a imagem da marca durante o atendimento.

Gostou das dicas de branding na hotelaria? A seguir, confira mais artigos que ensinam outras maneiras de trabalhar a marca do seu hotel e, assim, conquistar cada vez mais hóspedes fiéis:

branding na hotelaria

Agora é com você! Leve essas dicas em consideração e melhore a forma como propaga a sua marca!

Sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


13 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 12
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

13

comentários em "Branding na hotelaria – uma marca forte para atrair e fidelizar hóspedes"

Comentar