Os viajantes atuais não querem apenas visitar um destino, eles querem vivenciar a cidade como um local. Por isso, seu hotel ou pousada pode se beneficiar muito ao oferecer experiências locais. Leia este artigo, entenda melhor as vantagens que essa estratégia pode trazer para o seu estabelecimento e saiba como colocá-la em prática!
Sites de viagens e OTAs já perceberam a importância de oferecer experiências locais para os viajantes. Os dados abaixo são prova disso!
– O Airbnb, por exemplo, adaptou sua plataforma para oferecer atividades e tours promovidos por moradores locais.
– Além disso, o Expedia incluiu a busca de “Coisas para fazer” em determinada região. Assim, o viajante tem a possibilidade de reservar uma atividade ou tour local pelo site.
– Já o Booking.com adquiriu a plataforma Fareharbor; e o TripdAdvisor comprou a plataforma Bokun – ambas com foco na busca e reserva de passeios e atividades em diferentes destinos.
Ou seja, essas empresas já perceberam que o viajante atual quer mais do que apenas visitar os pontos turísticos tradicionais; ele quer vivenciar a região sob o ponto de vista das pessoas que moram ali; quer ter acesso a experiências locais.
Apesar de ter a possibilidades de reservar experiências antecipadamente, por meio de plataformas digitais (como as citadas acima), um estudo apontado pela Phocuswright revelou que 85% dos viajantes preferem comprar atividades e passeios quando estão no destino.
De acordo com as análises da consultoria, isso acontece porque grande parte dos negócios de experiências locais não têm acesso a tais plataformas digitais. Portanto, não estão acessíveis para o viajante antes de ele chegar ao destino. Além disso, muitos viajantes não estão convencidos de que há benefícios em reservar as atividades antecipadamente.
E é nesse sentido que os hotéis apresentam grandes vantagens em relação aos sites de viagens.
Diferentemente das plataformas digitais, os hotéis são negócios locais. Ou seja, têm mais autoridade para indicar uma atividade ou passeio ao viajante que proporcione experiências verdadeiramente típicas da região.
Além disso, hotéis e pousadas:
– Conhecem muito melhor seus hóspedes do que um site de OTA. Assim, podem oferecer atividades e passeios personalizados de acordo com suas preferências.
– Conhecem a região e os negócios locais muito melhor do que as empresas digitais. Isso, por sua vez, permite que os estabelecimentos hoteleiros façam parcerias com seus “vizinhos” para oferecer experiências locais exclusivas a seus hóspedes.
Curioso para saber como aproveitar essa tendência da busca por atividades locais?
Então, você vai gostar de conhecer as quatro histórias que apresentamos a seguir. Afinal, estes hotéis já estão utilizando as experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes!
Acompanhe!
“Oferecemos muito mais do que um lugar para dormir. É nossa missão promover um contexto que permita que você viva melhor, aprendendo com a comunidade local.“
É dessa forma que a rede inglesa de hotéis Leman Locke apresenta suas opções de experiências locais.
Na prática, eles oferecem diferentes atividades de acordo com o perfil do viajante. Na página, o hóspede pode escolher entre atividades como:
✶ Encontro com artistas locais.
✶ Programas culturais e workshops.
✶ Eventos musicais.
✶ Palestras com empreendedores locais.
✶ Aula de yoga.
✶ Academia.
✶ Clube de corrida.
✶ Exposição de fotografias da região.
✶ Etc.
Por meio do programa The Península Academy, a rede The Península oferece uma série de atividades e experiências para introduzir aspectos culturais típicos da região aos hóspedes.
Como o foco são as experiências locais, as opções de atividades variam de acordo com a cidade. No The Península Tokyo, por exemplo, o viajante pode escolher:
✶ Comer como um local – e fazer um passeio que inclui os principais quitutes regionais.
✶ Fazer uma simulação de voo sobre Tóquio.
✶ Participar de uma aula de karatê dada por um professor local.
✶ Aprender mais sobre a arte contemporânea japonesa.
✶ Fazer uma degustação de saquês.
✶ Participar de uma aula de origami para crianças.
✶ Etc.
A rede the hoxton oferece experiências locais de uma forma diferente. Os estabelecimentos do grupo funcionam como um ponto de encontro para empreendedores e artistas da região realizarem palestras, exposições e outras atividades.
Assim, o hóspede pode verificar quais eventos locais estarão acontecendo no estabelecimento daquela cidade quando for se hospedar lá. No momento, por exemplo:
✶ O the hoxton de Amsterdã está promovendo uma série de palestras sobre o futuro.
✶ O the hoxton de Londres está realizando uma feira de artesanato – com estandes de negócios da região e workshops.
✶ O the hoxton no Brooklyn (bairro de Nova Iorque) está apresentando uma exposição de Richard Haines, um artista local.
Outra forma de ajudar seus hóspedes a vivenciarem experiências locais é oferecendo serviços e produtos da região. Aliás, é assim que o grupo Provenance Hotels atua!
Em um dos seus estabelecimentos – o Hotel Lucia, em Portland (EUA) –, por exemplo, os viajantes ganham amenidades de marcas independentes da região e produzidos localmente, tais como:
✶ Sal extraído e produzido localmente.
✶ Óleo de oliva de uma empresa da região – também feito a partir de oliveiras locais.
✶ O Bee Local, mel produzido no teto do próprio hotel.
✶ Chá produzido na região.
✶ Etc.
Muitas ideias interessantes sobre como utilizar experiências locais para encantar e fidelizar seus hóspedes, não é mesmo?
Esperamos que esses exemplos o inspirem a criar ações que façam seus clientes vivenciarem sua região sob a ótica de um verdadeiro local!
Mãos à obra e sucesso!