A tecnologia tem influenciado de maneira cada vez mais profunda a forma como os consumidores interagem com as marcas. Como consequência, estão surgindo novos modelos de compra e novos formatos de lojas.
Quer aprender mais sobre esse tema? Continue a leitura deste artigo e conheça as principais novidades em termos de modelos de lojas no varejo!
Você já reparou como atualmente existem diversos caminhos para uma compra? O consumidor pode:
Tudo isso graças a tecnologias que suportam a interação dos clientes com as marcas em diferentes plataformas.
Todas essas possibilidades estão dando origem a novos formatos de lojas no varejo.
Saiba mais a seguir e entenda como a tecnologia deve apoiar as diferentes jornadas de compra dos consumidores da nova geração.
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As vendas na web crescem a cada ano. Mas mesmo com o crescimento do e-commerce, o ambiente físico do varejo continua tendo um papel importante no processo de compra e no relacionamento com o consumidor.
No entanto, as lojas físicas como conhecíamos há alguns anos devem ser extintas, tanto em termos de design e layout, quanto de propósito. O principal objetivo do contato presencial com o cliente deve ser promover uma experiência marcante, por meio da experimentação e do conhecimento dos profissionais da loja.
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Entre as principais mudanças que estão impactando o varejo físico e impulsionando a criação de novos formatos de lojas, destacam-se:
Não existe um limite definido que separa as atividades online e offline. As pessoas utilizam diferentes plataformas ao mesmo tempo para se comunicar, se informar, se relacionar e também para comprar.
Assim, cada vez mais as lojas físicas devem criar processos que integram a experiência presencial com canais e ferramentas digitais.
Na prática!
Com tantas possibilidades para fazer uma compra, a jornada do consumidor se tornou mais complexa. O modelo de interação entre os clientes e as marcas é muito variado. Por isso, as lojas precisam se adaptar para atender os clientes que vêm de diferentes canais.
Neste contexto, a ferramenta utilizada tem um papel fundamental, já que a tecnologia pode definir como será a jornada de compra.
Na prática!
A loja laboratório Omnistory, desenvolvida pela consultoria GS& Gouvêa de Souza, mistura diferentes tecnologias para criar experiências variadas. O cliente pode:
As lojas físicas e online estão utilizando cada vez mais ferramentas digitais para oferecer uma experiência de compra marcante aos clientes.
Tecnologias como realidade virtual e aumentada ou assistentes de compra digitais ajudam a criar uma experiência mais imersiva, ajudando o consumidor a vivenciar o produto antes mesmo de comprá-lo.
Na prática!
Foi pensando nisso que o Data Varejo, Instituto de pesquisas e tendências da Gazin Atacado, desenvolveu uma pesquisa para entender como as tendências globais se refletem no mercado brasileiro, e como você, pequeno lojista, adapta conceitos que vêm de fora e/ou cria novas estratégias a partir das tendências internacionais.
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