fbpx

Nossas Sugestões

Reviews em vídeo para conquistar novos hóspedes

Reviews em vídeo para conquistar novos hóspedes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 15/04/18

Reviews em vídeo dão ao consumidor de viagens uma amostra honesta do que o aguarda nos hotéis e destinos que ele pretende visitar. Por isso mesmo, esse tipo de conteúdo tem se tornado cada vez mais importante na decisão de compra dos viajantes.

Quer saber como incentivar seus hóspedes a fazerem reviews em vídeos do seu estabelecimento? Siga a leitura deste artigo!

Antes, porém, precisamos falar sobre a a relevância dos feedbacks em formato de vídeo. Acompanhe!

A importância dos reviews em vídeos na hotelaria

Se você pesquisar no YouTube por “review de hotel“, encontrará milhares de conteúdos. Basicamente, nesses vídeos os viajantes contam um pouco sobre suas experiências em diferentes estabelecimentos. Nesse sentido, uma pesquisa feita pela Google recentemente indicou que as avaliações em vídeo têm ganhado uma importância cada vez maior no processo de decisão de compra dos consumidores de viagem.

Analisando o comportamento dos usuários do YouTube, percebemos que consumidores estão buscando (e assistindo) cada vez mais a experiência pessoal de outras pessoas para ajudá-los a tomar a melhor decisão de compra. É muito mais do que um simples review“, destaca Sara Kleinberg diretora da área de Ads Research e Insights da Google.

reviews em vídeo

Sara comenta que o mercado de viagens é um dos segmentos em que isso se torna mais visível. Nesse sentido, a executiva destaca que:

  • Antes de viajar, o viajante quer saber como outras pessoas passaram seu tempo e quais foram as experiências que elas tiveram no destino que ele está planejando visitar.
  • Os reviews em vídeos sobre quartos de hotéis e atrações da cidade têm se tornado cada vez mais comuns entre os usuários do YouTube.
  • Os consumidores querem enxergar por meio dos olhos de outros clientes, tendo acesso a uma opinião honesta, vinda de “pessoas normais”, que passaram pelo mesmo processo de decisão que eles.
  • Entre 2015 e 2017, houve um aumento de 600% no tempo que as pessoas gastam assistindo a reviews sobre viagens no YouTube.

Como incentivar os reviews em vídeo no seu estabelecimento

As avaliações feitas pelos seus hóspedes são extremamente valiosas. Afinal, elas não representam a opinião parcial do próprio estabelecimento, são um reflexo do que pensam os clientes.

O que os vídeos fazem, na prática, é unir o melhor de todos os mundos: 

Fornecem informações que o viajante já teria em uma avaliação escrita, por exemplo, e oferecem uma exposição real dos ambientes do hotel.

Além disso, a autenticidade desse tipo de conteúdo faz toda a diferença!

No entanto, enquanto para seus próximos clientes só há vantagens nos reviews em vídeos, para o seu estabelecimento às vezes isso pode ser um problema. Afinal, por ser algo espontâneo, seu negócio não tem muito controle sobre a produção dessas avaliações… E aí, o importante é saber lidar com possíveis críticas. E aprender com elas, é claro.

Mas se você sabe que faz um bom trabalho, poderia começar a incentivar a criação desses materiais. Quer saber como fazer isso? Tome nota destas dicas:

1 – Ofereça espaços e experiências “compartilháveis”

reviews em vídeo

Os viajantes da atualidade estão naturalmente mais dispostos a compartilhar suas experiências nas redes sociais. Para conseguir reviews em vídeo, proporcione momentos marcantes, que façam os hóspedes pensarem: “preciso mostrar isso para todo mundo!”.

  • Esses momentos podem ser proporcionados por espaços pensados para isso – como uma área de selfie, uma sala com design moderno ou exposição de artes nos ambientes do hotel.
  • Ou ainda por ações focadas em proporcionar uma experiência marcante e encantar os viajantes. Hóspedes satisfeitos estão muito mais propensos a deixarem reviews.

Leia também:

2 – Crie concursos e ações envolvendo a publicação de vídeos

reviews em vídeo

Outra forma de incentivar a seus clientes a criarem um vídeo avaliando seu hotel é realizando um concurso ou ações de marketing envolvendo a criação desse tipo de conteúdo.

Por exemplo:

  • “Publique um vídeo contando sua experiência em nosso estabelecimento e concorra a uma viagem.”
  • “Hóspedes que publicarem reviews em vídeo ganham pontos extras no programa de fidelidade.”
  • “Publique um vídeo mostrando sua parte favorita do hotel e concorra a uma diária com direito a acompanhante.”
  • “Vídeo com reviews do hotel serão publicados em nosso site e em nossas redes sociais. Os mais bem avaliados ganharão um prêmio especial.”

Leia também:

3 – Faça parceria com influenciadores digitais

reviews em vídeo

Os influenciadores digitais (pessoas em destaque nas redes sociais, seguidas por determinados públicos) são especialistas em desenvolver conteúdo para internet. Por isso, ao receber esse tipo de viajante em seu hotel, há grandes chances de que eles realizem um review em formato de vídeo.

Quer procurar um influenciador para fazer uma parceria? Siga estas dicas:

  • Ofereça uma diária em troca da produção de um vídeo mostrando a experiência dele em seu estabelecimento;
  • Não dê nenhum roteiro e também não oriente o influenciador sobre o que ele deve falar. É importante manter a autenticidade do conteúdo para que ele tenha os resultados esperados;
  • Procure fazer parcerias com influenciadores que sejam seguidos por um público alinhado ao seu negócio.

Leia também:

Outras dicas para receber mais feedbacks dos hóspedes

ser uma empresa amada pelos clientes

No fim das contas, a lição que você precisa levar é que vale a pena investir para conseguir que seus hóspedes deixem feedbacks sobre seu estabelecimento. E aí, podem ser reviews em vídeo ou escritos. Por isso, para que você termine a leitura deste artigo preparado para convencer seus clientes a recomendarem seu hotel ou pousada, apresentamos outros três artigos que você deveria ler. São eles:

Agora é com você!

Mãos à obra e sucesso!

Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 8
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "Reviews em vídeo para conquistar novos hóspedes"

Comentar