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Principais tendências de consumo para 2017 (parte 1)

Principais tendências de consumo para 2017 (parte 1)

Por Redação Blog Gazin Atacado • 10/04/17

Aqui na Gazin Atacado estamos constantemente buscando entender as novidades e movimentações do varejo para deixá-lo atualizado quanto às principais evoluções do mercado e dos clientes. Neste sentido, já falamos sobre as tendências de marketing, as tendências de atendimento e as tendências do varejo. No artigo de hoje, vamos abordar as principais tendências de consumo para 2017.

O objetivo é indicar as mudanças mais relevantes no comportamento do consumidor da atualidade, pois ao entender as preferências e necessidades dos clientes na hora de consumir, sua loja pode adaptar-se para estar alinhada ao seu público e oferecer o que ele busca. Por isso, revelamos a seguir as principais tendências de consumo para 2017 de acordo com o relatório Top 10 Global Consumer Trends for 2017, desenvolvido pela consultoria Euromonitor International. Acompanhe!

Tendências de consumo para 2017

1 – Consumidores mais velhos estão mais ativos

tendências de consumo para 2017Segundo o estudo da Euromonitor, em 2017, cerca de um quarto da população mundial terá mais de 50 anos.

No entanto, os clientes com mais de 50 de hoje em dia já não são os mesmos do passado. Cada vez mais esse público tem se mostrado mais ativo, trabalhando por mais tempo e também praticando outras atividades de lazer. 

A pesquisa ressalta que esse tipo de consumidor demanda alta qualidade de atendimento e dos produtos e tem interesse por itens de beleza e saúde, por moda e também são bem receptivos a novas tecnologias.

Para pensar:

Sua loja está preparada para receber e atender esses consumidores? Você desenvolve ações específicas para esse público? Se ainda não, saiba que pode estar perdendo grandes oportunidades. Clique aqui e confira dicas sobre como lidar com clientes de diferentes gerações e inspire-se para desenvolver ofertas focadas nos clientes com mais de 50 anos.

2 – Crianças – consumidores em treinamento

tendências de consumo para 2017 Se, por um lado, os clientes mais velhos estão cada vez mais ativos e exigentes na hora de consumir, por outro lado, as crianças também estão exercendo um papel relevante na decisão de compra atualmente.

Para se ter uma ideia, 82% dos consumidores latino-americanos entrevistados afirmaram que as crianças da casa, que possuem entre três e 11 anos, têm forte influência ou total controle sobre as decisões de compra.

Para pensar:

Para sua loja conseguir atrair a atenção desse público, ela precisa falar a linguagem dele e estar no ambiente em que ele está. Isso significa, principalmente, investir em conteúdo em vídeo e nas redes sociais. Para saber mais sobre esse tema e seguir essa tendência de consumo para 2017, clique aqui e leia o artigo em que debatemos a influência da “geração smartphone” no varejo. E clique aqui para saber como se comunicar com a nova geração de consumidores.

3 – Consumidores em busca do extraordinário

tendências de consumo para 2017Como já citamos em outros artigos sobre tendências, os clientes cada vez mais buscam serviços e produtos personalizados. O estudo da Euromonitor reafirma essa tendência de consumo para 2017. Segundo o estudo, a internet permite que os consumidores busquem por produtos e serviços de nichos específicos, não comuns, extraordinários. As pessoas querem se destacar da “massa” por meio do que elas consomem e, por isso, querem comprar coisas especiais.

Para pensar:

Mesmo que sua loja não possa fabricar produtos específicos, você pode oferecer a personalização no atendimento e na comunicação com o seu cliente. Direcionar-se a ele de maneira individualizada vai fazê-lo se sentir especial. Clique aqui e conheça os quatro passos fundamentais para oferecer atendimento personalizado no varejo.

4 – Processo de compra mais rápido

tendências de consumo para 2017Porque as pessoas agora podem acessar informações em segundos pela internet, com apenas alguns clientes, a mentalidade do consumidor atual é diferente, é mais rápida. Eles querem que as empresas ofereçam o que eles precisam da maneira mais veloz possível – de preferência, em tempo real.

Essa nova forma de pensar também faz com que o processo de decisão de compra aconteça de maneira mais rápida. Nesse sentido, a pesquisa ressalta que empresas que têm aproveitado essa necessidade do “agora”, enviando ofertas para os smartphones dos clientes que estão na região, têm obtidos bons resultados.

Para pensar:

Sua loja tem alguns caminhos para seguir essa tendência. Oferecer a possibilidade de o cliente comprar pela internet é o principal deles. Mas além disso, preocupar-se com a qualidade e rapidez na entrega também é fundamental.

Outra questão que vai ajudá-lo a alcançar os clientes de forma mais rápida e objetiva é o envio de ofertas instantâneas para consumidores que estiverem próximos à sua loja. Clique aqui e saiba mais sobre os beacons, tecnologia por trás desse tipo de estratégia

5 – A importância da autenticidade

tendências de consumo para 2017“Wabi-sabi” é um conceito japonês que busca a beleza na imperfeição, no que é real e autêntico. Os consumidores da atualidade têm uma visão cada vez mais wabi-sabi na hora de decidir de quais empresas e quais produtos e serviços comprar.

A pesquisa da Euromonitor indica que a autenticidade é um valor superimportante para os consumidores em 2017. Em um mundo digital, que permite que as pessoas criem personagens de si mesmas, os indivíduos buscam cada vez mais reafirmar suas identidades e personalidades, e as decisões de compra fazem parte desse processo de busca pelo que é real e autêntico.

Para pensar:

O primeiro e mais importante passo para sua loja conquistar esse consumidor que busca autenticidade é também se mostrar real e autêntica. Isso significa ressaltar e aplicar na prática os valores que sua empresa defende e também se aliar as causas do seu público. Clique aqui para entender a importância de conhecer o propósito de sua loja para fortalecer o relacionamento com seus clientes e aplique as dicas para seguir essa tendências de consumo para 2017.

Muitas tendências interessantes e muita coisa para você pensar e assimilar, não é mesmo? Os artigos indicados ao longo do texto irão ajudá-lo a entender melhor essas tendências e saber como aplicá-las em sua loja.

Fique ligado aqui no blog porque ainda tem a segunda parte desse conteúdo, com mais cinco tendências de consumo para 2017. Para não perder nenhuma atualização, assine nossa newsletter (preenchendo o quadro azul abaixo) e também nos acompanhe nas redes sociais: FacebookLinkedIn.

Informações: Euromonitor International   

Imagens: Freepik

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