Nossas Sugestões

NRF 2018 – Principais tendências para o varejo

NRF 2018 – Principais tendências para o varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 9/02/18

Em janeiro, aconteceu em Nova York o NRF 2018: Retail’s Big Show, o evento mais importante do mundo na área de varejo. No geral, o encontro trouxe duas mensagens importantes para quem atua neste mercado:

1 – Ao mesmo tempo em que a tecnologia deve estar cada vez mais presente nos processos do varejo, o foco nas relações e no contato humano nunca foi tão importante.

2 – Apesar do crescimento das vendas online e das ferramentas digitais, as lojas físicas serão cada vez mais importantes no processo de compra do consumidor.

Quer saber mais sobre as tendências apontadas na NRF 2018?

Continue lendo este artigo, entenda as mudanças que devem acontecer no varejo este ano e prepare seu negócio para acompanhar as movimentações do mercado e dos consumidores.

NRF 2018 e as tendências do varejo

Nós analisamos as principais coberturas do NRF 2018 e listamos a seguir as tendências apontadas durante o evento.

Atenção!

Muitas das tendências listadas são referentes a movimentações de mercado que já estão acontecendo, e sobre as quais já falamos aqui no Blog do Varejo. Então, fique atento aos artigos indicados ao longo do texto para saber mais sobre cada uma dessas tendências.

A loja física nunca foi tão importante

NRF 2018

Neste ano devemos presenciar um crescimento ainda maior da relevância da loja física. A tecnologia não deve eliminar esse ponto de contato presencial com o cliente. O que deve acontecer, na verdade, é a transformação desse ambiente de compra. Cada vez mais as lojas estarão focadas na experiência do cliente.

O NRF 2018 mostrou que a loja física deve ainda assumir novos modelos de vendas. Por exemplo:

  • A loja como showroom, onde o cliente pode ir até o estabelecimento para conhecer os produtos e, depois, comprá-los online.
  • A loja como ponto de entrega, onde o cliente compra online e retira os produtos na loja física.

Aprenda mais:

Foco na experiência do cliente

NRF 2018

Nem produtos, nem preços. O que mais influencia a decisão de compra do consumidor atual é a experiência. É a experiência que o cliente tem com a empresa que faz toda a diferença para que ele escolha comprar e se relacionar com uma marca no longo prazo.

No NRF 2018, especialistas apontaram que tornar a experiência de compra agradável é crucial para conquistar os consumidores da atualidade. E isso vale não somente para a loja física. Todo ponto de contato do consumidor com a marca conta para a construção da experiência do cliente.

Por isso, mais do que investir em um bom atendimento, a comunicação em todos os canais deve levar em conta aspectos como:

  • Personalização. Oferecer o que o cliente busca e precisa a partir da análise de dados.
  • Timing. Estar disponível para atender o cliente em tempo real, no momento em que ele mais precisa.
  • Rapidez. Ter um tempo de resposta curto. Se demorar muito para responder, o cliente buscará outra empresa.
  • Facilidade de uso. O site e os canais da loja precisam ser fáceis e práticos de usar para que o cliente tenha uma experiência agradável. Qualquer atrito espanta o consumidor.
  • Presença multicanal. É fundamental estar presente nos canais que os clientes utilizam (mobile, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas etc.).

Aprenda mais:

O futuro já chegou

NRF 2018

A inteligência artificial (IA) foi um tema em destaque na NRF 2018. Além disso, robótica, machine learning, realidade virtual, reconhecimento facial e de voz e outros temas relacionados também indicaram que o varejo do futuro já está sendo construído agora.

As tecnologias mais avançadas devem ser cada vez mais utilizadas no relacionamento com o consumidor para:

  • Agilizar os processos de compra. Automatizando procedimentos e dando mais agilidade às operações comerciais. Por exemplo: compra por meio de comandos de voz.
  • Potencializar a experiência dos clientes. Criando experiências mais interativas e personalizadas. Por exemplo: showroom de produtos via realidade virtual.
  • Expandir o poder de comunicação. Aumentando as possibilidades de canais e diminuindo o tempo de respostas. Por exemplo: uso de chatbot para se comunicar com clientes.

Aprenda mais:

Tecnologia nos processos

NRF 2018

Provadores com sistema digital para o cliente fazer pedido, etiquetas digitais que atualizam os preços de maneira automática, beacons e self check-out foram algumas das tecnologias em destaque na NRF 2018.

Como o foco deve estar cada vez mais na experiência do cliente, as ferramentas do varejo devem estar focadas em:

  • Agilizar os processos, tomando menos tempo do consumidor e dos profissionais da loja.
  • Tornar o processo de compra mais dinâmico, dando mais autonomia ao consumidor.
  • Facilitar o dia a dia dos profissionais, fazendo com que eles tenham tempo para focar no atendimento ao cliente.

Aprenda mais:

E agora?

Com tudo isso em mente, você pode se perguntar: “Eu preciso seguir todas essas tendências?”. A resposta é “não”. O importante é você conhecê-las, entendê-las e começar a se preparar para ver elas tomando conta do mercado. Aos poucos, você pode ir adaptando a sua empresa a essa nova realidade.

Enquanto esse dia não chega aí em sua loja, cuide do básico. Treine sua equipe para atender melhor os clientes, busque entender o que os consumidores que frequentam sua loja querem, aprimore seus serviços… Enfim, esforce-se para ser cada dia melhor. Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!

Sucesso e boas vendas!

Outras informações sobre tendências do varejo

NRF 2018

A seguir, confira outros artigos aqui do Blog do Varejo que vão ajudá-lo a entender melhor os consumidores da atualidade e as principais previsões para o futuro do varejo.

Depois de ler essas dicas e informações, você vai estar muito mais apto para acompanhar as mudanças do mercado e dos consumidores. Agora, queremos saber:

  • Ficou com alguma dúvida?
  • Gostaria que explorássemos algum tema específico mais a fundo?
  • O que você considera como a principal dificuldade para acompanhar essas tendências?

Deixe um comentário abaixo. Suas sugestões e dúvidas podem servir de inspiração para nossos próximos artigos!

Informações: NRF
Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "NRF 2018 – Principais tendências para o varejo"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo