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12 ideias de como usar o Instagram para fortalecer a marca do seu hotel

12 ideias de como usar o Instagram para fortalecer a marca do seu hotel

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/02/17

Nós já abordamos diversas vezes aqui no Blog da Hotelaria a importância das redes sociais para fortalecer a imagem do seu hotel ou pousada e também para se relacionar com o público.

Neste artigo, vamos mostrar como o seu negócio pode utilizar uma das plataformas mais populares do mundo para conseguir atrair mais clientes e fidelizar seus hóspedes: o Instagram!

Confira as dicas a seguir e saiba como esta rede social pode ajudar a encher os quartos do seu estabelecimento.

Sobre o Instagram

  • O Instagram é uma rede social focada em imagens – vídeos e fotos. Atualmente, a plataforma possui 500 milhões de contas ativas por mês – dessas, 35 milhões são brasileiras.
  • Todos os dias são publicadas mais de 95 milhões de fotos no aplicativo, que registra 4,2 bilhões de “curtidas” em todo o mundo diariamente.

12 ideias para usar o Instagram na hotelaria

A seguir, veja algumas sugestões sobre como utilizar o Instagram para fortalecer a marca do seu hotel ou pousada e, assim, atrair e conquistar mais hóspedes.

1 – Divulgue as experiências proporcionadas no seu hotel

Mais do que simplesmente mostrar as características dos quartos do hotel, é importante aproveitar o Instagram para mostrar as experiências que o seu cliente pode ter enquanto estiver hospedado em seu estabelecimento.

Por exemplo: ao invés de postar fotos da piscina vazia, publique imagens de pessoas se divertindo na piscina; ao invés de tirar foto do salão de eventos vazio e falar sobre a capacidade dele, use uma foto de um evento acontecendo; ao invés de apenas dizer que seu hotel aceita animais de estimação, mostre um cachorro ou gato relaxando em seu estabelecimento.

2 – Revele os bastidores do seu hotel ou pousada por meio de fotos

Mostrar o que acontece nos bastidores é uma excelente forma de se aproximar do seu público. Então, tire foto da camareira arrumando a cama, do chef preparando os pratos, do manobrista cuidando dos carros etc.

Além de valorizar o trabalho dos seus colaboradores, isso vai fazer com que os hóspedes conheçam melhor a equipe e, assim, sintam-se mais à vontade.

3 – Explore o Stories para expandir a comunicação

Stories é uma funcionalidade do Instagram que permite que os usuários dessa rede publiquem vídeos e fotos temporários em uma timeline separada, que fica na parte superior do aplicativo – ou para um usuário específico. Além disso, essa ferramenta também realiza transmissões ao vivo.

Clique aqui e saiba mais sobre como usar o Instagram Stories para engajar seu público.

Essa função, que é uma das mais novas do aplicativo, é excelente para captar a atenção do público de forma diferenciada, pois as publicações dos perfis que o usuário segue são apresentadas em sequência, e se você souber aproveitar o seu espaço ali, pode atrair o interesse do seu cliente. Antes de começar a usá-la, porém, dê uma boa analisada no que perfis de empresas têm feito, descubra o que você acha legal e o que acha que poderia valorizar sua marca, debata com os profissionais da sua equipe e estruture um planejamento de qual será a periodicidade de postagens, quem ficará responsável por elas e assim por diante.

4 – Fotografe os pratos do restaurante

Fotos de comida são um dos temas mais populares do Instagram. Sua marca pode se beneficiar dessa tendência ao fotografar os pratos do restaurante aí do seu hotel. Uma ideia interessante é fazer uma série temática. Por exemplo: “O prato do dia” ou “Delícias do hotel”.

Você pode também combinar com o chef para divulgar uma receita por semana, mostrando como fazer alguns dos pratos servidos para os hóspedes.

5 – Promova as atrações da sua região

Outra maneira de atrair a atenção dos viajantes por meio do seu Instagram é divulgando as atrações de sua região. Fale sobre os pontos turísticos mais conhecidos e também aqueles pontos mais locais, que mostram a identidade de sua cidade. Despertar no seguidor do Instagram o desejo de visitar a sua cidade é o primeiro passo para garantir a reserva dele logo mais.

6 – Conte histórias dos hóspedes

É bem possível que alguma história interessante tenha acontecido aí em seu hotel ou pousada. Alguém foi pedido em casamento? Uma criança falou sua primeira palavra? Um casal escolheu o seu estabelecimento para comemorar os 50 anos vividos juntos? Use o Instagram para contar essas histórias e mostre ao público as experiências que o seu hotel pode proporcionar.

Clique aqui e saiba mais sobre como usar a técnica de contar histórias para fortalecer sua marca.

7 – Compartilhe suas vitórias

Utilize essa rede também para compartilhar as conquistas do seu hotel. Além de dar credibilidade à marca, também ajuda a aproximar o público e fazer com que ele se sinta parte de sua história. Seja um prêmio que seu estabelecimento ganhou ou uma nova qualificação do seu colaborador, qualquer vitória merece ser compartilhada.

8 – Dê dicas de viagens

Viajantes estão sempre em busca de dicas para tornar suas viagens mais emocionantes, práticas e/ou baratas. Seu hotel ou pousada pode ajudar esse público divulgando dicas de viagens em seu Instagram.

Por exemplo: dicas para arrumar a mala de maneira eficiente, dicas para fazer orçamento da viagem, dicas sobre como desenvolver um roteiro de viagem. Esse tipo de conteúdo pode tornar a sua marca referência no seu mercado e, dessa forma, com certeza irá atrair e conquistar mais hóspedes.

9 – Faça concursos ou promoções

Uma forma bem eficiente de engajar o público no Instagram é realizando concursos ou promoções. Você pode, por exemplo, fazer um concurso premiando a melhor foto que um hóspede tirou em seu hotel ou promover um sorteio com as pessoas que seguem sua marca nesta rede social.

Além de atrair mais seguidores, esse tipo de ação é eficiente também para expandir o alcance de sua marca por meio do compartilhamento dos próprios usuários.

Clique aqui e descubra como realizar um concurso ou sorteio de maneira eficiente e segura.

10 – Compartilhe fotos dos hóspedes

Provavelmente, muitos de seus hóspedes usam o perfil deles no Instagram para publicar fotos do momento que estão vivendo no seu estabelecimento. Você deve incentivar essa atitude (preparando alguns cenários para selfie, por exemplo) e também compartilhar as fotos que eles publicarem na rede.

Uma forma prática de fazer isso é utilizando o aplicativo Repost, que compartilha a imagem de um usuário do Instagram junto com os devidos créditos do autor. Ou, então, tirar um print da tela, publicar a imagem e marcar o hóspede, indicando que foi ele quem tirou a foto.

Isso faz com que o cliente se sinta valorizado e ainda dá vida ao seu perfil no Instagram, mostrando que há gente de diferentes “tribos” que faz o seu hotel ou pousada ser vida real!

11 – Dê movimento às imagens

Não fique restrito apenas às fotos estáticas. Imagens com movimentos – gifs e vídeos – também são ótimas para ajudar a destacar sua marca no Instagram. Um aplicativo bem popular nesse sentido é o Boomerang, que faz gifs divertidos de maneira bem prática e fácil.

Além disso, você pode divulgar vídeos gravando um conteúdo a partir do próprio Instagram ou utilizando um material já pronto, salvo em seu smartphone. Clique aqui para ter mais inspirações sobre como desenvolver vídeos para o seu hotel ou pousada.

12 – Faça parcerias

Parcerias no Instagram podem ajudar a expandir o alcance de sua marca, pois o seu parceiro também irá divulgar o seu hotel ou pousada para o público dele.

Algumas possíveis parcerias:

  • Com fotógrafos de sua região – para utilizar as fotos deles.
  • Com agências de modelo – para realizar ensaios em seu estabelecimento.
  • Com artistas e designers locais – para decorar o seu hotel e deixá-lo mais “instagramável” (com mais possibilidade de os clientes quererem tirar fotos e compartilhá-las em seus perfis no Instagram).

Além disso, você pode fazer parcerias com influenciadores digitais, para que eles também publiquem fotos do seu estabelecimento no perfil deles. Clique aqui e saiba mais sobre essa estratégia, chamada de Marketing de Influência.

Importante saber!

Aí vão algumas dicas importantes para que as suas ações no Instagram possam ser efetivas e trazer os resultados esperados:

Fotos com qualidade

Essa é uma rede social focada na imagem. Suas fotos precisam ter boa qualidade e ser realmente atrativas para que sua marca se destaque. Se possível, invista em uma câmera profissional ou semiprofissional.

Periodicidade

Atualizar sempre é fundamental para que o perfil do seu hotel ou pousada não pareça abandonado. Monte um cronograma para ajudar a manter a periodicidade de postagens nessa rede – e siga-o!

Equipe responsável

Tenha uma equipe ou pelo menos uma pessoa responsável por manter o Instagram do seu hotel atualizado e sempre responder as dúvidas e comentários dos seguidores. Lembre-se: os profissionais dedicados a essa tarefa precisam estar alinhados aos valores do seu negócio e ser conhecedores do seu público.

Use hashtags

As hashtags (termos com o símbolo # na frente) são utilizadas pelo aplicativo para reunir temas em comuns. Por isso, é importante que seu hotel use as hashtags para ser encontrados pelos usuários.

A hashtag deve estar relacionado ao contexto ou tema da foto. Exemplo: #dicasdeviagem; #instafood; #pratododia; #Brasil etc. Além disso, seu hotel pode também criar suas próprias hashtags, com o nome do seu estabelecimento. Assim, quando um hóspede publicar uma foto do seu hotel, ele vai utilizar a hashtag em questão – divulgando sua marca e facilitando a busca por imagens relacionadas ao seu negócio.

Instagram para negócios

Essa é uma funcionalidade do Instagram que pode ajudar a potencializar as ações de sua marca nessa rede. Ela permite que o seu perfil seja reconhecido como uma empresa, dando possibilidade de acompanhar o desempenho de suas postagens por meio de relatórios.

Além disso, com o Instagram para negócios, também é possível criar anúncios diretamente pela plataforma. Clique aqui e saiba mais.

Autorização

Sempre que for utilizar a foto de um cliente ou funcionário, é essencial que você peça autorização da própria pessoa ou do responsável (em caso de crianças ou animal de estimação). Todo cuidado é pouco no que diz respeito à utilização de imagem de terceiros. Em caso de dúvidas quanto a isso, consulte a área jurídica do seu negócio ou um advogado especializado em direitos autorais.

Então, gostou das dicas? Esperamos que elas tenham inspirado você a aproveitar ao máximo o potencial do Instagram como ferramenta de comunicação e engajamento com o seu público. Se tiver alguma dúvida ou consideração sobre este artigo, fique à vontade para deixar um comentário aqui embaixo. Vamos adorar saber sua opinião e ajudá-lo no que for possível!

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Informações: G1Rupesh Pateltravel tripper   |   Imagens: FreepikFlaticon

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