fbpx

Nossas Sugestões

10 erros de gestão na hotelaria e como evitá-los

10 erros de gestão na hotelaria e como evitá-los

Por Redação Blog Gazin Atacado • 30/01/17

Ninguém está a salvo de errar, certo? Afinal, como diz aquela conhecida frase, “só não erra quem não faz”. No entanto, mais importante do que não errar, é saber identificar os erros, assumir suas falhas e agir para corrigi-las.

Para ajudar você, gestor hoteleiro, a avaliar seu trabalho e entender se está no caminho certo, listamos a seguir alguns dos principais erros de gestão na hotelaria. Saiba quais são as falhas que podem prejudicar a sustentabilidade do seu negócio – seja porque afastam os clientes ou porque prejudicam a performance do seu hotel e a experiência dos hóspedes – e aprenda a evitá-las.

1 – Não manter o relacionamento com os clientes atuais

dicas gestão hotelariaÉ importante investir em ações para atrair novos hóspedes. No entanto, você não pode se esquecer de se comunicar com seus clientes atuais. Ao deixar de se relacionar com as pessoas que já se hospedaram em seu hotel ou pousada, você vai perder a oportunidade de fazer com que elas voltem e também diminuirá as chances de elas indicarem seu estabelecimento para os amigos.

Dicas para evitar esse erro:

5 dicas para fazer o hóspede voltar no futuro

2 – Não dar o devido valor ao feedback dos clientes

dicas gestão hotelariaAlém de uma poderosa fonte de informação, os feedbacks de seus clientes também são uma excelente ferramenta para dar mais credibilidade à sua marca. Portanto, ao ignorar as avaliações de seus hóspedes, seu estabelecimento demonstrará que não se importa com a satisfação dos clientes. O que, acredite, no longo prazo pode garantir quartos sempre vazios…

Além disso, se você não prestar atenção no retorno que o seu público está dando, você deixará de conhecer mais a fundo as necessidades e preferências dele, algo que tem o poder de revelar o caminho que você precisa percorrer se quer se destacar no mercado.

Dicas para evitar esse erro:

Como conseguir mais feedbacks dos hóspedes

3 – Não controlar de perto as finanças do seu negócio

dicas gestão hotelariaAssim como em qualquer negócio, se você não cuidar da movimentação financeira do seu hotel ou pousada, vai acabar no vermelho! Ter processos e sistemas de controle bem definidos é fundamental para garantir a sustentabilidade do seu estabelecimento. Afinal, sem esse controle, você não conseguirá identificar, por exemplo, se determinada área está gastando muito e se precisa tomar ações para otimizar os gastos em algum processo.

Dicas para evitar esse erro:

6 dicas de gestão financeira para o seu hotel ou pousada

4 – Não gerenciar os processos do hotel ou pousada

dicas gestão hotelariaOutro erro que pode prejudicar a saúde financeira do seu hotel ou pousada é a falta de gerenciamento dos processos. Controlar cada etapa de cada ação que acontece no seu negócio é fundamental para entender as melhores práticas e o que precisa ser aprimorado – tendo em vista não somente a economia, como também a satisfação dos hóspedes.

Deixar as coisas acontecerem sem o devido monitoramento pode resultar em desperdício de tempo e dinheiro e também no aumento das reclamações dos clientes.

Dicas para evitar esse erro:

Como gerenciar os processos de seu hotel ou pousada

5 – Não investir em ações online

dicas gestão hotelariaA presença da sua marca na web é fundamental para que o hotel possa ser encontrado pelos viajantes. Não realizar ações para fortalecer o relacionamento com clientes nesse ambiente digital é deixar de lado uma parcela significativa de oportunidades para o seu estabelecimento.

A internet faz parte do processo de compra de viagens atualmente, e não estar lá não só vai fazer com que seus concorrentes saiam na frente, como vai evitar o crescimento e também prejudicar a sustentabilidade do seu negócio.

Dicas para evitar esse erro:

Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google

6 – Não acompanhar as novas tecnologias e tendências do segmento

dicas gestão hotelariaAs mudanças no mercado acontecem em alinhamento com a evolução dos consumidores. Nesse sentido, deixar de lado as principais tecnologias e tendências é o mesmo que ignorar as necessidades dos clientes.

Procurar entender e aplicar em seu negócio as principais práticas e ferramentas em destaque no seu segmento pode ser o grande diferencial que vai fazer sua marca se destacar e ter sucesso em meio à tanta competitividade.

Dicas para evitar esse erro:

5 tendências do setor hoteleiro para 2017

7 – Não cuidar dos detalhes

dicas gestão hotelariaNa hotelaria, os detalhes fazem toda a diferença. Um ambiente bem limpo, um mimo no quarto, um presente personalizado para o hóspede, são pequenos (e fundamentais) gestos para agradar o seu cliente e fazer a estadia dele ser inesquecível.

Se você não presta atenção nesses detalhes e não investe nessas atitudes, pode ser que já esteja perdendo muitos hóspedes para a concorrência.

Dicas para evitar esse erro:

5 dicas para proporcionar uma experiência marcante para seus hóspedes

8 – Não treinar e motivar a equipe

dicas gestão hotelariaOs profissionais do seu hotel são o seu bem mais precioso e o recurso mais importante para garantir a satisfação dos hóspedes. Não investir no treinamento e em ações para motivá-los pode prejudicar a qualidade dos seus serviços e, consequentemente, a imagem da sua empresa.

Dicas para evitar esse erro:

Como motivar a equipe do seu hotel ou pousada

9 – Não levar em conta a relevância das OTAs

dicas gestão hotelariaAs OTAs (sites de agências de viagem online) são hoje uma das principais fontes dos viajantes para pesquisar e reservar um quarto em hotel, pousada ou albergue. Se o seu estabelecimento não incluir essas plataformas em suas ações de comunicação e marketing, com certeza vai perder grandes oportunidades.

Além de estar presente nesses canais, é preciso também aprender com eles: observar e avaliar o que faz eles terem tanto sucesso e tentar aplicar em suas estratégias.

Dicas para evitar esse erro:

Por que seu hotel ou pousada deve estar no Booking e no TripAdvisor?

10 – Não medir a performance do hotel ou pousada

dicas gestão hotelariaPor fim, de nada adianta acompanhar as tendências, investir em ações para motivar os funcionários, fazer o gerenciamento dos processos e das finanças, se nada disso trouxer um resultado efetivo, certo?

É por isso que é tão importante medir a performance do seu hotel ou pousada. Só fazendo esse acompanhamento você poderá entender qual estratégia está dando certo e quais táticas precisam de ajustes e, assim, definir os próximos passos da sua empresa.

Dicas para evitar esse erro:

Como medir a performance do seu hotel ou pousada

Agora é com você!

Gostaria de acrescentar algum item a essa lista? Quais das falhas citadas você considera a pior para o negócio?

Se tiver algum comentário ou dúvida sobre esse tema, deixe um comentário abaixo. Vamos adorar saber sua opinião!

Sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 12
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "10 erros de gestão na hotelaria e como evitá-los"

Comentar

  1. Este blog é ótimo, dicas úteis para todos que trabalham no ramo.

    Queria mais dicas de hotelaria de luxo.