Divulgada recentemente, a pesquisa “Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro”, feita pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), mostrou que as perdas do setor subiram de 1,68% sobre o faturamento líquido, em 2004, para 2,89%, em 2014.
Um dos fatores que levam à piora nos resultados é a falta de profissionalização e organização na gestão de empresas do varejo.
Nos anos anteriores à crise atual, o mercado estava aquecido e, mesmo sem importantes cuidados na gestão, os varejistas conseguiam manter resultados positivos. Mas agora que a crise econômica está fazendo com que muitos tenham que realizar cortes e ajustes, a negligência na gestão começa a trazer efeitos negativos. É o que aponta Cláudio Felisoni de Angelo, Presidente do Conselho do Ibevar/Provar.
“Com o dinheiro entrando pela janela, a administração ficou um pouco de lado. Já quando o vento para de soprar dessa forma, a gestão muda. O olhar do balcão para dentro passa a ser mais relevante”, aponta.
Raul Candeloro, diretor do Instituto VendaMais, destaca que a ausência de planejamento dificulta ainda mais o alcance de resultados em momentos difíceis como esse que o mercado enfrenta atualmente.
“Quando o mercado está muito bom e todo mundo está vendendo bem, é mais fácil ser desorganizado, não estar planejando e, ainda assim, ter resultados. Agora, quando a coisa fica mais difícil, eu acho que a competência e a forma mais séria de trabalhar começam realmente a mostrar seu verdadeiro valor. Quando o mercado está em crise, você deve estar muito focado, trabalhar muito corretamente”, opina.
A pesquisa do Ibevar indicou ainda que as micro e pequenas empresas do varejo foram as que sofreram mais prejuízos – com índice de perdas de 4,44%. Para esses empreendimentos, o lucro é prejudicado por conta de fatores como:
- Inadimplência
- Produtos danificados
- Assaltos
- Problemas com cheques
- Furto externo
- Erros administrativos
Como você pode observar, segurança, problemas de pagamento e controle de produtos são as principais causas dos resultados ruins. E tudo isso pode ser solucionado (ou ao menos amenizado) por meio de uma gestão mais eficaz. Neste sentido, estas são algumas ações sugeridas no estudo realizado pelo Ibevar:
De fato, são boas dicas. Porém, nós, da Gazin, também queremos lhe ajudar a entender como evitar reduzir prejuízos relacionados à gestão. Para isso, separamos alguns conteúdos aqui do blog que estão diretamente relacionadas aos principais itens responsáveis pelos prejuízos no varejo:
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