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5 dicas para evitar a inadimplência

5 dicas para evitar a inadimplência

Por Redação Blog Gazin Atacado • 22/08/16

É só olhar os noticiários para entender: uma das principais consequências da crise econômica no varejo é o aumento da inadimplência.

A falta de pagamento dos clientes impacta de maneira direta o fluxo de capital da loja, prejudicando a sustentabilidade do negócio.

Como, então, evitar que isso aconteça?

evitar-inadimplência-no-varejo (8)Bom, para começar, sugerimos que leia os dois artigos abaixo, que falam sobre como montar seu próprio crediário, já pensando em evitar os temidos “calotes”:

Agora, veja outras medidas que você pode colocar em prática para impedir que a inadimplência prejudique seu negócio:

1) Tenha um bom relacionamento com seus clientes

evitar-inadimplência-no-varejo (6)A princípio, pode parecer que isso não tem muita ligação com a inadimplência. Mas, pense bem: quem é que gosta de ficar devendo para um amigo? E, mesmo quando isso acontece, fazemos questão de dar satisfação e planejar o pagamento, não é mesmo?

Por isso, quanto melhor for o relacionamento entre sua loja e seu cliente, menores serão as chances de ele deixar de pagar ou deixar de avisar quando for atrasar uma parcela.

Dicas para aplicar na prática:

2) Faça um bom trabalho de pós-venda

evitar-inadimplência-no-varejo (4)Realizar um bom pós-venda ajuda você a fortalecer o relacionamento com seus clientes e também pode ser fundamental para evitar que o cliente se esqueça do prazo de pagamento. Uma simples ligação com o objetivo de fazer uma pesquisa de satisfação sobre a compra alguns dias antes do vencimento da conta, por exemplo, já cumpre bem esse papel.

Além disso, se depois da primeira venda sua loja nunca se comunicar com o cliente, quando precisar falar sobre alguma fatura vencida, vai ser mais difícil conversar com ele. O pós-venda é importante para que sua loja não entre em contato com o cliente apenas na hora da cobrança.

Dicas para aplicar na prática:

3) Tenha um cadastro atualizado e completo de seus clientes

evitar-inadimplência-no-varejo (5)Ter um sistema que reúne todas as informações sobre seus clientes é essencial para evitar que a inadimplência se torne um grande problema para sua loja. Primeiro porque, com ele, você consegue ter acesso a informações de contato atualizadas de seus clientes – o que é muito importante em caso de atraso no pagamento, por exemplo.

E, segundo, porque você consegue consultar o histórico de compras dos clientes antes de fornecer determinada condição de pagamento. Assim, você evita dar crédito para aquele consumidor que nunca paga em dia ou que já ficou devendo para você muitas vezes.

Dicas para aplicar na prática:

4) Utilize boletos na cobrança

evitar-inadimplência-no-varejo (7)Essa é uma dica mais no sentido prático, para que você facilite o pagamento do seu cliente. Ao utilizar boletos, você estabelece datas de controle para você e para o consumidor.

Se o consumidor tiver que ir até a loja para poder pagar sua prestação, por exemplo, existem vários fatores que podem fazer com que ele atrase o pagamento – falta de tempo, esquecimento, trânsito, etc. Agora, se ele opção de pagar sem sair de casa ou mesmo indo até a agência do banco que fica no bairro em que mora, a dificuldade diminui e as chances de inadimplência também.

5) Acompanhe de perto o fluxo de entrada e saída de dinheiro

evitar-inadimplência-no-varejo (9)Mais grave do que o cliente não pagar a prestação é o cliente não pagar e a loja não perceber isso. Ou pior, só perceber quando o dinheiro faltar. Para evitar que isso aconteça em sua loja, é fundamental que você tenha uma gestão financeira eficiente, promovendo o gerenciamento constante das contas a pagar e a receber.

Quanto mais você cuidar do fluxo de pagamentos de seu negócio, mais fácil e mais rápido irá perceber possíveis faltas e, com isso, poderá tomar as devidas providências antes que seja tarde demais.

Dicas para aplicar na prática:

COMO COBRAR OS CLIENTES

evitar-inadimplência-no-varejo (2)Se mesmo tomando todas as precauções, ainda assim alguns de seus consumidores deixarem de realizar o pagamento, saiba que existem formas de cobrar os clientes, evitando desgaste no relacionamento. Saiba como fazer isso lendo o artigo abaixo:

Como cobrar as dívidas dos clientes

Dicas extras

evitar-inadimplência-no-varejo (3)Antes de fornecer crédito a alguém, se ele for um cliente novo em sua loja, é importante sempre consultar os sistemas de informações financeiras, tais como Serasa e SPC.

O Sebrae disponibiliza um sistema de cobrança de dívidas para você saber como agir em caso de atrasos e falta de pagamentos. Clique aqui e confira.

É interessante criar um sistema de pontuação, em que o cliente ganha pontos por pagar em dia. Dessa forma, você pode premiar os pagadores mais pontuais e incentivar o pagamento em dia.

E você, tem alguma dica sobre esse assunto? O que faz em sua loja para evitar a inadimplência? Quais são suas estratégias para cobrar o cliente quando isso é inevitável? Deixe um comentário com sua opinião e ajude outros lojistas a melhorarem a forma como conduzem esse tipo de situação.

Conhecer a sua realidade é muito importante para entender como podemos ajudá-lo cada vez mais, fornecendo conteúdos diretamente ligados à suas necessidades.

Boas vendas!

Imagens: Freepik/ Flaticon

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