Conheça as principais características dos hotéis boutique e saiba quais são as lições que este tipo de estabelecimento para o seu hotel ou pousada.
Estar atento às tendências do mercado e ao comportamento da concorrência é fundamental para quem busca o sucesso no mercado hoteleiro. Afinal, dessa forma, é possível descobrir o que está sendo feito em outros estabelecimentos e, a partir disso, planejar e executar mudanças que tornarão o seu hotel ou pousada cada dia melhor.
Contudo, acompanhar a concorrência direta não é a única maneira de aprender coisas novas que possam melhorar o seu trabalho.
Hotéis de luxo, por exemplo, que atraem clientes diferentes daqueles que são considerados o seu hóspede ideal, também podem trazer lições que você pode utilizar no seu dia a dia. E o mesmo vale para hotéis boutique!
Esse, aliás, é o tema do artigo de hoje.
Siga a leitura, entenda o conceito de hotel boutique e descubra o que você pode aprender com essa modalidade de estabelecimento.
Leia também!
– 4 lições dos hotéis de luxo para hotéis e pousadas de pequeno porte
Conceito ainda recente no Brasil – o primeiro hotel boutique brasileiro foi inaugurado na década de 90, em São Paulo –, hotéis boutique costumam ser pequenos. Geralmente têm entre 10 a 100 quartos.
Isso ocorre porque eles costumam oferecer uma experiência mais pessoal ao hóspede, com o objetivo de fazê-lo sentir-se em casa.
Leia também!
– Como personalizar a experiência do hóspede na hotelaria
Por falar em atendimento, um serviço personalizado, com atendimento exclusivo ao cliente também é uma marca desse tipo de estabelecimento.
Inclusive, é comum que hotéis boutique disponibilizem um mordomo para atender um quarto durante toda a estadia do cliente. Dessa forma, quando o cliente deseja algum produto ou serviço específico, esse profissional prioriza essa demanda.
Leia também!
– 5 dicas para oferecer um atendimento impecável na hotelaria
Em geral, hotéis boutique ficam localizados em regiões centrais. Afinal, outra característica desses estabelecimentos é que eles estão conectados à cultura local.
Seja em ambiente urbano, rural ou litoral, um bom hotel boutique faz questão de lembrar seu hóspede onde ele está. Muitas vezes, inclusive, transmite um forte senso de pertencimento e orgulho na herança de sua localização.
Leia também!
– 5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região
Quem é “pai” ou “mãe” de um animalzinho sabe como é difícil deixar esses membros da família para trás por causa de uma viagem.
Portanto, quando dá para levá-los junto, procurar um estabelecimento pet-friendly se torna uma missão.
Esta, aliás, costuma ser mais uma das características dos hotéis boutique!
Leia também!
– Tendência pet-friendly na hotelaria
A arquitetura e o design de interiores de um hotel boutique são tão únicos quanto suas operações, mas sempre sofisticados e muitas vezes combinando detalhes históricos com elegância moderna.
Os hotéis boutique possuem um estilo progressivo com uma decoração caprichada. Além disso, os quartos são decorados individualmente e usam roupas de cama de luxo e comodidades exclusivas.
Leia também!
– A tão sonhada “cama de hotel” e a experiência dos hóspedes
Como praticamente tudo em um hotel boutique, seus restaurantes e bares tendem a ser modernos e voltados à cultura local.
Além disso, cozinha autêntica e de alta qualidade são imprescindíveis para esse tipo de conceito.
Outro fator são os ambientes de coquetéis confortáveis e atrativos – populares tanto entre os hóspedes como os habitantes da região.
Leia também!
– Café da manhã na hotelaria – Como esse serviço pode ajudar a atrair mais hóspedes para o seu estabelecimento
– 6 dicas para melhorar o café da manhã em seu estabelecimento
– A importância do café da manhã e as tendências desse serviço na hotelaria
Hotéis boutiques costumam atrair clientes que buscam viver experiências únicas e diferentes. Por isso, os hóspedes das gerações X e Y são os principais alvos desse tipo de estabelecimento.
Leia também!
– Como atrair e fidelizar hóspedes da geração Y
Avaliando as principais características dos hotéis boutique fica a sensação de que você pode incorporar algumas dessas características em seu próprio negócio, não é mesmo?
Sabendo disso, apresentamos a seguir 3 lições que podem ser facilmente colocadas em prática.
Vamos lá!
É claro que existem alguns “caprichos” oferecidos por hotéis boutique que não se encaixam no orçamento de estabelecimentos com um caixa mais apertado.
Entretanto, nem tudo está ligado ao dinheiro.
Você pode, por exemplo, oferecer experiências únicas para o seu hóspede em precisar investir realizar investimentos astronômicos.
Os artigos abaixo podem ajudá-lo nessa missão. Não deixe de ler!
– Especialistas no mercado hoteleiro e dão dicas sobre como aprimorar a experiência do hóspede
– Guia para melhorar a experiência dos hóspedes
– 5 dicas para proporcionar uma experiência marcante para os seus hóspedes
– 7 exemplos de como oferecer uma experiência marcante em seu hotel ou pousada
Investir no design do seu hotel ou pousada também ajudará a atrair mais clientes. Afinal, quem é que não gosta de ficar em um lugar “instagramável”, não é mesmo?
Mas não pense apenas na beleza do ambiente. Assim como os hotéis boutique, seu estabelecimento também pode se beneficiar ao oferecer ao hóspede um ambiente tranquilo e moderno.
Além disso, pense na possibilidade de permitir que animais de estimação nas dependências do seu estabelecimento. Afinal, essa é uma tendência dos hotéis boutique que deve começar a ser seguida pela rede hoteleira em geral. E você pode se adiantar e sair na frente já oferecendo essa comodidade!
Leia também!
– Como criar áreas para selfie em seu hotel ou pousada
Se não é possível disponibilizar um colaborador para cuidar de apenas um hóspede ou uma família de forma exclusiva, garanta que seus clientes sejam bem atendidos (e rapidamente) sempre que desejarem. Uma boa comunicação com toda a sua equipe é fundamental que esse aspecto dê certo.
Em relação à comida, você não precisa contratar um chef renomado para oferecer uma ótima alimentação, que traga um pouco da sua cultura local. Às vezes, comidas típicas e baratas exclusivas da região podem ser um atrativo único de determinado estabelecimento.
Leia também!
– A importância da área de governança na hotelaria
– Como comandar o time de camareiras e garantir um serviço impecável em seu hotel ou pousada
– 8 formas de usar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes para o seu estabelecimento
E por último, é sempre bom lembrar: foque nos desejos e nas necessidades do seu cliente!
Não importa aonde esteja hospedado e qual é o valor da diária, um cliente sempre deseja ser bem tratado quando procura por uma hospedagem.
Leia também!
– Checklist para garantir a satisfação dos hóspedes
E aí, o que você achou dos hotéis boutiques? Qual é a sua opinião sobre essa modalidade de estabelecimento hoteleiro? Pretende incorporar alguns desses costumes no seu negócio? Deixe um comentário e nos ajude a tornar esse debate ainda mais interessante.
Sucesso!