Junto com o mês de julho vem a lembrança de que já passamos da metade do ano (!) e, quando menos se espera, o Natal estará batendo à nossa porta! Por isso, acreditamos que esse é um momento muito conveniente para refletir: como anda a gestão da sua loja em 2019?
– Você está colocando em prática tudo o que planejou no começo do ano?
– Está conseguindo acompanhar todas as movimentações do mercado?
– Está medindo os indicadores de performance da equipe e das vendas?
Então, está interessado em fazer uma análise da administração do seu negócio no primeiro semestre?
Para ajudá-lo nesse sentido, criamos um checklist com dicas e informações importantes para medir o desempenho da gestão da sua loja até o momento e, assim, se preparar melhor para os próximos meses.
Porém, atenção: apesar de se tratar de um checklist semestral, essa análise pode ser aplicada em qualquer momento do ano para acompanhar e avaliar a performance da sua equipe e da sua empresa.
Vamos lá?!
Para fazer uma análise sobre a gestão da sua loja até o momento, sugerimos que você investigue as seguintes áreas:
Para isso, é crucial fazer os seguintes questionamentos:
Começo e final de ano são épocas de planejar ações para o período futuro. Se você realizou tal planejamento, é provável que tenha estabelecido algumas metas para alcançar ao longo de 2019. Além disso, teve ter definido as ações necessárias para o alcance desses objetivos, não é mesmo?
No entanto, a criação do planejamento é apenas o primeiro passo para o sucesso! Aliás, e não é nem a etapa mais difícil. A principal dificuldade dos gestores é colocar em prática (de maneira contínua) o que foi planejado. Ou seja, evitar que o plano siga apenas nas primeiras semanas e, depois, acabe sendo esquecido.
Então, será que o seu planejamento ainda está guiando as ações da loja ou já foi abandonado?
Seja qual for o caso, este é o momento ideal para parar, reavaliar plano e verificar necessidades de ajustes.
Em relação ao planejamento, Osmar Della Valentina, presidente do Grupo Gazin, tem duas dicas muito relevantes para você, pequeno e médio lojista. Confira nos vídeos abaixo:
Saiba mais!
Listamos a seguir outros artigos com dicas e informações que vão ajudá-lo a desenvolver um planejamento adequado para o seu negócio – e, é claro, a colocar em prática as ações do plano.
→ 5 ações para vender mais este ano – e sempre!
→ A importância do Planejamento Estratégico Comercial para sua loja
→ 7 passos para desenvolver um Planejamento Estratégico Comercial para sua loja
→ Como criar um calendário comercial e preparar sua loja para as datas especiais ao longo do ano
→ Vídeo: A relação entre o planejamento e uma empresa premiada
A Matriz SWOT ajuda a identificar áreas específicas nas quais sua empresa deve focar o planejamento:
Por outro lado, a Matriz GUT vai ajudá-lo a organizar o planejamento das ações de acordo com suas prioridades:
Estamos em uma era em que novas tecnologias e tendências surgem de maneira cada vez mais rápida. Portanto, não dá mais para pensar que o que funcionou ontem vai continuar dando certo para sempre. Por isso, é fundamental avaliar constantemente a forma como as operações da sua loja funcionam.
Esta análise é importante para identificar possibilidades de melhorias que podem resultar em economia (de tempo e dinheiro) e maior satisfação do seu público.
Neste sentido, estas são algumas análises importantes a serem realizadas neste momento:
A seguir, conheça alguns artigos que trazem dicas e informações que irão ajudá-lo a melhorar os processos de diferentes áreas em sua loja:
→ Como medir a felicidade do seu cliente
→ Como o SAC pode ajudar a aumentar as vendas da sua loja
→ Como usar as reclamações de seus clientes para treinar seus vendedores
→ Como fazer uma gestão de estoque eficiente
→ Como conquistar a alta performance em vendas
→ Como desenvolver seu procedimento operacional padrão (POP)
→ Como atrair novos clientes: 7 táticas para ampliar seu mercado
→ Logística no varejo: teoria e prática com Hélio Meirim
→ Como oferecer mais conveniência em sua loja
→ Como fazer da tecnologia uma aliada da sua loja
→ Os desafios do varejo para os próximos anos
Confira no vídeo abaixo as dicas de grandes especialistas do varejo sobre como pequenos e médios lojistas podem acompanhar as mudanças do mercado, adaptando os processos e a gestão da sua loja para a nova era digital:
Uma questão que influencia diretamente seus resultados, a satisfação dos consumidores e o cumprimento das metas estabelecidas no planejamento é o nível de preparo da sua equipe. Capacitar os funcionários é uma preocupação que deve estar na mente do gestor do varejo o ano todo.
Portanto, que tal parar um momento para avaliar se o desenvolvimento dos seus colaboradores tem sido uma prioridade na gestão da sua loja ou se tem deixado a desejar em relação a isso?
Para isso, responda as seguintes questões:
Se você considera que treinar a equipe é caro, está deixando de avaliar o custo de não capacitar seus profissionais – que, com certeza, é muito mais alto! É o que aponta Sônia Rossi, gerente de desenvolvimento humano da Gazin e uma das principais responsáveis por fazer da Gazin uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e na América Latina.
No vídeo abaixo, ela explica por que treinar a equipe não é caro e indica maneiras de o gestor realizar esse treinamento na loja de forma prática e barata.
Saiba mais!
Os materiais listados abaixo ajudarão você a desenvolver treinamentos em sua loja de maneira prática, barata e eficiente!
→ Como criar uma cultura de aprendizagem em sua loja
→ 4 estratégias para que a equipe pratique o que aprendeu no treinamento
→ 6 dicas para potencializar os treinamentos de vendas no varejo
→ Aprenda e ensine algo todos os dias
→ 9 dicas para aplicar uma dinâmica de grupo eficaz
→ 7 maneiras de aprender sobre varejo com a Gazin Atacado
→ Treinamentos gratuitos para profissionais do varejo
Manual prático de treinamento em vendas no varejo
Guia gratuito com 18 dinâmicas de grupo para varejo
1) O planejamento está sendo aplicado na prática?
– O que já foi feito?
– Quais foram os resultados alcançados?
– O que deixou de ser feito?
– Quais são os ajustes necessários no planejamento para o próximo semestre?
– Quais são as metas para alcançar até o final do ano?
2) Como os processos do seu negócio têm evoluído?
– Foram feitas mudanças de processos nos últimos meses?
– Se sim, quais são os resultados que as mudanças estão trazendo?
– Se não, quais áreas precisam de melhorias?
– Quem serão os responsáveis por essas mudanças de processos?
– Quais são os prazos de aplicação?
3) Sua equipe está sendo constantemente capacitada?
– Há um cronograma de treinamento para os profissionais da loja?
– Se sim, esse cronograma tem sido seguido?
– Quais resultados os treinamentos estão trazendo?
– Se não existe cronograma, então quais são as áreas que mais necessitam treinamento?
– Quais serão as datas e áreas em que os treinamentos serão aplicados no próximo semestre?
Esperamos que essas dicas o ajudem a avaliar a performance do seu negócio nos primeiros seis meses do ano. Faça essa avaliação para entender como ajustar a gestão da sua loja e, assim, alcançar grandes resultados até o final de 2019!
Sucesso!