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Checklist semestral: como está a gestão da sua loja?

Checklist semestral: como está a gestão da sua loja?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/07/19

Junto com o mês de julho vem a lembrança de que já passamos da metade do ano (!) e, quando menos se espera, o Natal estará batendo à nossa porta! Por isso, acreditamos que esse é um momento muito conveniente para refletir: como anda a gestão da sua loja em 2019? 

– Você está colocando em prática tudo o que planejou no começo do ano?
– Está conseguindo acompanhar todas as movimentações do mercado?
– Está medindo os indicadores de performance da equipe e das vendas?

planejamento

Então, está interessado em fazer uma análise da administração do seu negócio no primeiro semestre?

Para ajudá-lo nesse sentido, criamos um checklist com dicas e informações importantes para medir o desempenho da gestão da sua loja até o momento e, assim, se preparar melhor para os próximos meses.

Porém, atenção: apesar de se tratar de um checklist semestral, essa análise pode ser aplicada em qualquer momento do ano para acompanhar e avaliar a performance da sua equipe e da sua empresa.

Vamos lá?! 

Checklist semestral: como está a gestão da sua loja?

Para fazer uma análise sobre a gestão da sua loja até o momento, sugerimos que você investigue as seguintes áreas: 

  • Aplicação prática do planejamento.
  • Melhorias nos processos.
  • Capacitação da equipe.

Para isso, é crucial fazer os seguintes questionamentos: 

Questionamento #1 para avaliar a gestão da sua loja:
O planejamento está sendo aplicado na prática?

gestão da sua loja

Começo e final de ano são épocas de planejar ações para o período futuro. Se você realizou tal planejamento, é provável que tenha estabelecido algumas metas para alcançar ao longo de 2019. Além disso, teve ter definido as ações necessárias para o alcance desses objetivos, não é mesmo?

No entanto, a criação do planejamento é apenas o primeiro passo para o sucesso! Aliás, e não é nem a etapa mais difícil. A principal dificuldade dos gestores é colocar em prática (de maneira contínua) o que foi planejado. Ou seja, evitar que o plano siga apenas nas primeiras semanas e, depois, acabe sendo esquecido.

Então, será que o seu planejamento ainda está guiando as ações da loja ou já foi abandonado? 

Seja qual for o caso, este é o momento ideal para parar, reavaliar plano e verificar necessidades de ajustes.

  • Digamos, por exemplo, que as ações que foram planejadas não foram colocadas em prática. Portanto, agora você deve atualizar o planejamento para os próximos meses e iniciar o processo novamente.
  • Porém, se as ações estão sendo colocadas em prática, mas os resultados alcançados não são os esperados, então, é preciso avaliar a necessidade de ajustar as metas de acordo com a realidade do mercado.

Dica de especialista!

Em relação ao planejamento, Osmar Della Valentina, presidente do Grupo Gazin, tem duas dicas muito relevantes para você, pequeno e médio lojista. Confira nos vídeos abaixo:

Saiba mais!

Listamos a seguir outros artigos com dicas e informações que vão ajudá-lo a desenvolver um planejamento adequado para o seu negócio – e, é claro, a colocar em prática as ações do plano.

5 ações para vender mais este ano – e sempre!
A importância do Planejamento Estratégico Comercial para sua loja
7 passos para desenvolver um Planejamento Estratégico Comercial para sua loja
Como criar um calendário comercial e preparar sua loja para as datas especiais ao longo do ano
Vídeo: A relação entre o planejamento e uma empresa premiada

Exercícios práticos para ajustar seu planejamento:

A Matriz SWOT ajuda a identificar áreas específicas nas quais sua empresa deve focar o planejamento:

Por outro lado, a Matriz GUT vai ajudá-lo a organizar o planejamento das ações de acordo com suas prioridades:

Questionamento #2 para avaliar a gestão da sua loja:
Como os processos do seu negócio têm evoluído?

gestão da sua loja

Estamos em uma era em que novas tecnologias e tendências surgem de maneira cada vez mais rápida. Portanto, não dá mais para pensar que o que funcionou ontem vai continuar dando certo para sempre. Por isso, é fundamental avaliar constantemente a forma como as operações da sua loja funcionam. 

Esta análise é importante para identificar possibilidades de melhorias que podem resultar em economia (de tempo e dinheiro) e maior satisfação do seu público. 

Neste sentido, estas são algumas análises importantes a serem realizadas neste momento: 

  • Quais são as principais reclamações dos clientes?
  • A quais áreas essas reclamações se relacionam (atendimento presencial, SAC, entrega etc.)?
  • O que pode ser feito para melhorar as operações dessas áreas – e, consequentemente, diminuir o número de reclamações?
  • Quais são as áreas que os clientes mais elogiam, ou as que estão trazendo os melhores resultados?
  • Quais são as lições oferecidas por essas áreas que podem ajudar a aprimorar o desempenho de outros setores?
  • Quais são os tipos de treinamentos que podem contribuir para o melhoramento dos processos como um todo?
  • De que forma as novas tecnologias podem ajudar a melhorar os processos da loja?
  • Quais são as metas de melhorias dos processos da loja que você espera alcançar até o final do ano? E o que será feito para isso?

Saiba mais!

A seguir, conheça alguns artigos que trazem dicas e informações que irão ajudá-lo a melhorar os processos de diferentes áreas em sua loja:

Como medir a felicidade do seu cliente
Como o SAC pode ajudar a aumentar as vendas da sua loja
Como usar as reclamações de seus clientes para treinar seus vendedores
Como fazer uma gestão de estoque eficiente
Como conquistar a alta performance em vendas
Como desenvolver seu procedimento operacional padrão (POP)
Como atrair novos clientes: 7 táticas para ampliar seu mercado
Logística no varejo: teoria e prática com Hélio Meirim
Como oferecer mais conveniência em sua loja
Como fazer da tecnologia uma aliada da sua loja
Os desafios do varejo para os próximos anos

Dica de especialistas!

Confira no vídeo abaixo as dicas de grandes especialistas do varejo sobre como pequenos e médios lojistas podem acompanhar as mudanças do mercado, adaptando os processos e a gestão da sua loja para a nova era digital:

Questionamento #3 para avaliar a gestão da sua loja:
Sua equipe está sendo constantemente capacitada?

Uma questão que influencia diretamente seus resultados, a satisfação dos consumidores e o cumprimento das metas estabelecidas no planejamento é o nível de preparo da sua equipe. Capacitar os funcionários é uma preocupação que deve estar na mente do gestor do varejo o ano todo. 

Portanto, que tal parar um momento para avaliar se o desenvolvimento dos seus colaboradores tem sido uma prioridade na gestão da sua loja ou se tem deixado a desejar em relação a isso? 

Para isso, responda as seguintes questões: 

Quando foi a última vez que sua equipe recebeu algum treinamento?

  • Se foi há mais de seis meses, está na hora de pensar em uma estratégia constante para preparar sua equipe.
  • Crie um cronograma anual (ou semestral) de treinamentos a serem aplicados em cada área para planejar com antecedência essas ações.

Quais são as principais necessidades de treinamento de cada área da loja?

  • Faça uma avaliação do desempenho dos profissionais para entender quais são as atividades e áreas de atuação nas quais eles necessitam de treinamento.
  • Converse com os colaboradores e colete sugestões de temas e assuntos a serem abordados nas capacitações.
  • Além disso, analise as reclamações dos consumidores. Afinal, elas o ajudarão a entender quais são as principais deficiências da sua equipe – e, consequentemente, quais são as necessidades de treinamento dos profissionais da sua loja.

 Quais são os resultados dos treinamentos?

  • Você realizou algum treinamento no primeiro semestre? Sim? Portanto, é importante avaliar de que maneira essa capacitação impactou o desempenho da equipe e da loja.
  • O treinamento trouxe resultado? Então, avalie quais foram os fatores que contribuíram para o sucesso da capacitação – e aplique essas práticas nos treinamentos futuros.
  • O treinamento não trouxe o resultado esperado? Investigue o que faltou no processo de capacitação e evite essas falhas no futuro.

Dica de especialista!

Se você considera que treinar a equipe é caro, está deixando de avaliar o custo de não capacitar seus profissionais – que, com certeza, é muito mais alto! É o que aponta Sônia Rossi, gerente de desenvolvimento humano da Gazin e uma das principais responsáveis por fazer da Gazin uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e na América Latina.

 No vídeo abaixo, ela explica por que treinar a equipe não é caro e indica maneiras de o gestor realizar esse treinamento na loja de forma prática e barata.

 

Saiba mais!

Os materiais listados abaixo ajudarão você a desenvolver treinamentos em sua loja de maneira prática, barata e eficiente!

Como criar uma cultura de aprendizagem em sua loja
4 estratégias para que a equipe pratique o que aprendeu no treinamento
6 dicas para potencializar os treinamentos de vendas no varejo
Aprenda e ensine algo todos os dias
9 dicas para aplicar uma dinâmica de grupo eficaz
7 maneiras de aprender sobre varejo com a Gazin Atacado
Treinamentos gratuitos para profissionais do varejo

Materiais para download:

Manual prático de treinamento em vendas no varejo

Guia gratuito com 18 dinâmicas de grupo para varejo

Recapitulando os itens do checklist para avaliar a gestão da sua loja:

1) O planejamento está sendo aplicado na prática?

– O que já foi feito?
– Quais foram os resultados alcançados?
– O que deixou de ser feito?
– Quais são os ajustes necessários no planejamento para o próximo semestre?
– Quais são as metas para alcançar até o final do ano?

2) Como os processos do seu negócio têm evoluído?

– Foram feitas mudanças de processos nos últimos meses?
– Se sim, quais são os resultados que as mudanças estão trazendo?
– Se não, quais áreas precisam de melhorias?
– Quem serão os responsáveis por essas mudanças de processos?
– Quais são os prazos de aplicação?

 3) Sua equipe está sendo constantemente capacitada?

– Há um cronograma de treinamento para os profissionais da loja?
– Se sim, esse cronograma tem sido seguido?
– Quais resultados os treinamentos estão trazendo?
– Se não existe cronograma, então quais são as áreas que mais necessitam treinamento?
– Quais serão as datas e áreas em que os treinamentos serão aplicados no próximo semestre?

Agora, é com você!

Esperamos que essas dicas o ajudem a avaliar a performance do seu negócio nos primeiros seis meses do ano. Faça essa avaliação para entender como ajustar a gestão da sua loja e, assim, alcançar grandes resultados até o final de 2019!

 Sucesso!

 Imagens: Rawpixel; Pexels

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