Conheça pequenos negócios que estão utilizando ferramentas do Google para se destacar e inspire-se para aprimorar as estratégias digitais da sua loja!
Atrair clientes – seja para uma loja física ou online – é, sem dúvida, um dos principais desafios de qualquer varejista. Porém, não faltam bons exemplos de empreendedores que estão utilizando estratégias digitais com sucesso, integrando canais online e off-line para aprimorar a experiência dos clientes e atrair mais consumidores. E essas histórias podem inspirá-lo a aprimorar a forma como você trabalha para atrair novos clientes para a sua loja!
No entanto, ao mesmo tempo, por mais que promover um negócio por meio de estratégias digitais pareça algo fácil, a atividade exige conhecimento aprofundado para funcionar de forma efetiva. Afinal, as ferramentas de promoção online são diversas – Facebook, Instagram, Youtube e Google, por exemplo, estão entre as principais –, e os caminhos para usá-las a seu favor também.
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a encarar essa jornada da melhor forma possível, reunimos neste artigo alguns exemplos e ações de pequenos negócios que estão utilizando o Google entre suas estratégias digitais para se destacar. Acompanhe!
Você sabia?
Em seu relatório anual de impacto econômico, o Google informou que, em 2018, as ferramentas de busca e publicidade da companhia ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões em atividade econômica para mais de 60 mil empresas, publishers e organizações sem fins lucrativos no Brasil.
– Como atrair clientes para a loja física utilizando ferramentas online
– Guia prático para você atrair mais clientes para a sua loja
– O que é experiência do cliente no varejo
– Como promover uma experiência marcante no varejo
– Infográfico: A importância da experiência do cliente no varejo
A história da loja online O amor é simples começou quando Natália Pegoraro fez uma busca na web por vestidos de noivas leves, simples e acessíveis, e não encontrou referências.
Com ajuda do Google Trends, ferramenta que mostra os termos mais populares buscados em um passado recente, Natália confirmou uma oportunidade para o mercado. Isso porque, o termo “vestido de noiva simples”, além de outros relacionados, apresentavam um grande volume de buscas e um interesse crescente do público.
Buscando suprir essa carência, com um investimento inicial de R$ 10 mil, Natália e outras duas amigas fundaram a loja online que tem exatamente essa proposta.
Depois de criada a loja, foi a vez de investir no Google Ads, principal serviço de publicidade do Google.
“O Google é uma janela para o mundo. Ele nos deu credibilidade e confiança. É incrível como o fato de nos posicionar à frente de grifes tradicionais, que gastam muito dinheiro com comunicação, faz diferença para nós”, diz.
Segundo Natália, o volume de vendas vindo dos anúncios do Google Ads cresceu 107% de 2017 para 2018.
Como usar o Google Trends a favor do seu negócio?
Por meio do Google Trends é possível acompanhar “tendências” e, com isso, criar conteúdos vendedores. A ferramenta pode ajudar tanto a identificar oportunidades de mercado, como a criar conteúdos para um blog ou site de acordo com os termos mais pesquisados no momento.
Investimentos em Google Ads e em vídeos no YouTube foram as estratégias digitais que colocaram a Ygarapé Tour no mapa do turismo de Bonito (MS), do Brasil e do mundo.
Tudo começou quando Norival da Silva Júnior, mais conhecido como Juca Ygarapé, natural da região, decidiu aproveitar seu conhecimento para se tornar guia de turismo. Inicialmente, ele prestava o serviço apenas a amigos. Porém, não demorou muito para que criasse sua própria agência e passasse a atender turistas.
Após um curso de mergulho, Juca começou a fazer filmagens debaixo d’água para divulgar a região. O próximo passo foi certeiro, e a divulgação deixou de ser boca a boca: ele decidiu investir em Google Ads e em vídeos no YouTube.
Após um ano de investimento nessas estratégias digitais, o número de clientes atendidos pela agência de viagens cresceu 30%. Com isso, a receita aumentou 75%. Roberta Alves de Andrade, A gerente da agência, conta que não imaginava que o retorno sobre o investimento em estratégias digitais viria tão rápido. “Hoje, temos um volume considerável de passeios vendidos, com até três meses de antecedência”, revela.
– O papel dos vídeos na jornada de compra – e como usá-los a seu favor
– Saiba como usar o YouTube a favor da sua loja
Como usar o Google Ads a favor do seu negócio?
Por meio da ferramenta, é possível cadastrar palavras-chave relacionadas ao seu negócio e, quando os internautas buscarem por esses termos, irão encontrar sua loja entre as primeiras opções.
Marcio Luis da Silva é professor de tênis há 25 anos. Além de dar aulas particulares, Silva coordena uma escolinha de tênis com alunos a partir de quatro anos de idade.
Há cerca de quatro anos, depois de ver o número de alunos diminuir muito, Marcio procurou uma consultoria de marketing estratégico para tentar voltar a crescer. Os especialistas decidiram apostar na reformulação do site do professor, no investimento em Google Ads e no monitoramento das visitas ao site utilizando o Google Analytics. Em 90 dias de maior exposição na web, o número de ligações aumentou 4 vezes. “Cheguei a ficar só com 20 alunos e hoje, são mais de 40 por mês”, conta animado.
Como usar o Google Analytics a favor do seu negócio?
Esta ferramenta pode contribuir para criação de relatórios que mostram a forma como os seus clientes utilizam o seu site ou loja online. Ela mostra quantas pessoas acessaram determinada página e como elas se comportaram durante a visita. Dessa forma, você poderá saber, por exemplo, qual página está convertendo mais vendas e qual página precisa de melhorias.
Saiba mais!
Como o Google Analytics pode potencializar suas vendas online
Boas histórias, não é mesmo?
Como você pode perceber, o Google pode ser um grande aliado seu na internet. Porém, você não precisa restringir suas estratégias digitais ao uso das ferramentas oferecidas pela gigante do Vale do Silício. Pelo contrário. É fundamental complementar suas ações atuando em outras plataformas – como, por exemplo, Facebook e Instagram.
Isso sem falar, é claro, da elaboração de conteúdos em vídeo para serem postados em canais próprios e no Youtube e de envios de email marketing.
Todas estas outras ferramentas úteis para suas estratégias digitais já foram temas de artigo aqui no Blog do Varejo. Vamos relembrar?
– E-mail marketing e vendas: uma relação de sucesso
– 7 ferramentas de e-mail marketing para o pequeno e médio varejista
– Vídeo: Como construir campanhas de e-mail marketing de alto impacto
– Como usar o Facebook para vender mais
– Instagram como canal de vendas para o varejo
– 6 dicas sobre como usar o Instagram para aumentar suas vendas online
– Como produzir vídeos para a sua loja e atrair e engajar mais consumidores
– Como usar vídeos curtos nas redes sociais
– Saiba como usar o YouTube a favor da sua loja
Além disso, não podemos deixar de fora os sites próprios.
– Ter um site responsivo e com design atrativo.
– Realizar atendimento online e personalizado.
– Promover experiências fora do convencional.
São algumas das ações que você deve adotar para que seu estabelecimento esteja por dentro das tendências para se destacar.
– 8 segredos dos sites campeões em conversão de vendas
Sucesso nas suas estratégias digitais! Se precisar de ajuda extra, conte com a nossa equipe!