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O crescimento do m-commerce no Brasil e como usar essa tendência a favor das suas vendas

O crescimento do m-commerce no Brasil e como usar essa tendência a favor das suas vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 22/04/18

Não é novidade que o celular se tornou um objeto indispensável na vida das pessoas. Com a evolução tecnológica, nos últimos anos ele passou de simples “telefone móvel” para ferramenta de trabalho, de diversão e, inclusive, de compras, por meio do chamado m-commerceE essa é uma tendência que chegou para ficar!

Por isso, você, varejista, precisa entender essa modalidade de vendas e saber como aproveitá-la para melhorar seus resultados e atender melhor seus clientes.

É sobre isso que falaremos a seguir. Acompanhe!

O que é m-commerce (ou mobile commerce)?

M-commerce é como são chamadas as vendas realizadas por dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

m-commerce

O que esperar do m-commerce no Brasil

De acordo com a Ebit, a expectativa é que em 2018 a participação das compras via dispositivos móveis chegue perto de 40% no Brasil. Em 2017, o volume total representou 27,3%.

O crescimento do m-commerce no país se deve muito à melhora da conexão pelas redes 3G, 4G e Wi-Fi.

Você já garantiu a sua fatia neste mercado?

A Nuvem Shop, plataforma que hospeda mais de 18 mil lojas virtuais, realizou um estudo baseado no comportamento de 1 milhão de consumidores e revelou que 14% das lojas realizam mais de 80% de suas vendas via m-commerce. Em 2016, 30% das compras na plataforma foram realizadas via celular. Em 2017, o mesmo indicador chegou aos 45%.

O número de visitas também vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Segundo o mesmo relatório, em 2015 havia um empate: 50% dos acessos eram via mobile e 50% via desktop (de um computador de mesa ou notebook). Em 2017, o número por meio de dispositivos móveis teve um grande salto, representando 69% das visitas.

Números impressionantes, não?

Como acompanhar essa tendência?

tendências do varejo

Verdade seja dita: os hábitos de consumo estão mudando!

Por isso, é importante que as empresas se adaptem às novas necessidades dos consumidores, que buscam praticidade, agilidade e, principalmente, mobilidade.

Neste sentido, é preciso se preocupar em promover experiências novas e positivas, para aumentar a confiança para futuras compras.

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M-commerce na prática

A seguir, apresentamos algumas ferramentas que merecem sua atenção para acompanhar a tendência do m-commerce e aumentar suas vendas pela internet. São elas:

– Site responsivo

Mesmo que, de uma forma geral, suas vendas não aconteçam via m-commerce, é bem provável que seus clientes passem por seu site durante a jornada de compra.

Por isso, o layout da sua página na web precisa ser responsivo! Ou seja, deve “encaixar” automaticamente em diferentes formatos de tela. Afinal, se não for assim, muitas oportunidades de vendas serão perdidas. Por quê? Simples: a experiência em sites que não são responsivos geralmente é muito ruim, e os visitantes os abandonam antes de encontrar a informação que buscavam.

Pense nisso!

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– Aplicativo próprio

como usar o Facebook para vender mais

Segundo o Mobile Payment Journey, uma pesquisa realizada pela Worldpay e Opinium Research, 78% dos consumidores brasileiros que utilizam smartphones preferem comprar por aplicativos, por causa da velocidade e simplicidade.

Além disso, essa ferramenta permite que você crie promoções e ofereça vantagens exclusivas, aumentando as chances de fidelizar seus clientes.

Bons motivos para pensar em desenvolver um app para sua loja, não?

É claro que, para isso, é preciso fazer um investimento um pouco maior, já que aplicativos são desenvolvidos de maneira individualizada. No entanto, o app próprio também deve ser considerado se você quer aproveitar melhor as oportunidades que o m-commerce pode gerar.

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Como conquistar o consumidor mobile

– Redes sociais

Além de estarem entre os principais meios de contato entre empresas e clientes (acompanhados do e-mail e do WhatsApp), as redes sociais também representam uma opção de canal de venda.

A pesquisa da Nuvem Shop revelou, por exemplo, que o Instagram foi o responsável por 36% das vendas no último trimestre de 2017. Um crescimento de mais 100%, se comparado aos 17% referente ao mesmo período, no ano anterior.

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– Pagamento com segurança

Por último, precisamos falar sobre a segurança para o pagamento!

Isso porque esse é o principal motivo pelo qual o número de visitas via mobile ainda é maior do que o número de compras efetivadas. Pois é, muitas pessoas se sentem mais seguras quando podem conferir os dados da compra em uma tela maior, antes de concluir o processo!

No entanto, a tendência é que nos próximos anos as compras via dispositivos móveis ultrapassem o as compras via desktop, assim como já aconteceu com o número de visitas. E se você quer aproveitar essas oportunidades, precisa eliminar todas as barreiras que fazem as pessoas deixarem de compram no m-commerce. Por isso, é fundamental oferecer uma ferramenta de pagamento segura e confiável, para que os consumidores percam esse medo.

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6 ferramentas de pagamento online para e-commerce que você precisa conhecer

Para pensar

Como você viu, as pesquisas confirmam o quanto é necessário e importante dar a atenção ao m-commerce.

Agora, é hora de parar e pensar:

  • Como sua empresa está se adequando a essa tendência?
  • Vocês estão preparados para garantir uma venda segura, com mobilidade e praticidade por meio dos dispositivos móveis?

Quando for agir, não deixe de ler os artigos que linkamos aqui. Com a ajuda deles, ficará muito mais fácil aproveitar as vantagens que o m-commerce pode trazer para a sua loja.

Sucesso e boas vendas – pessoalmente ou no e-commerce!

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Como conquistar o consumidor mobile

PS: Já tem colhido bons frutos com o m-commerce? Deixe um comentário contando sua experiência. Ela pode servir de inspiração para outros varejistas do Brasil!

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