fbpx

Nossas Sugestões

Como criar um programa de fidelidade para viajantes corporativos

Como criar um programa de fidelidade para viajantes corporativos

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/07/19

Profissionais que constantemente viajam a trabalho querem ser recompensados por sua lealdade e esperam receber premiações, brindes, ofertas exclusivas e serviços personalizados em troca da sua fidelidade. Mas, é claro, não é só isso! A seguir, entenda melhor as preferências e demandas desse público e saiba como criar um programa de fidelidade para viajantes corporativos! 

Programas de fidelidade influenciam a decisão dos viajantes corporativos 

Um estudo realizado pela Global Business Travel Association (GBTA) nos Estados Unidos revelou algumas demandas e expectativas relevantes dos viajantes corporativos em relação aos programas de fidelidade de hotéis. 

O relatório indica que, em média, esse tipo de viajante considera até três estabelecimentos antes de definir onde irá se hospedar. Os programas de fidelidade – e suas recompensas – influenciam diretamente essa decisão. 

programa de fidelidade para viajantes corporativos

Na pesquisa da GBTA: 

– 82% dos viajantes corporativos entrevistados disseram que programas de fidelidade pesam na decisão de reserva.
– Além disso, nove em cada 10 viajantes a trabalho dizem que o estilo de pontuação e de recompensas oferecidas pelo programa de fidelidade do estabelecimento influenciam a escolha do hotel.
– E 81% acreditam que participar de um programa de fidelidade na hotelaria pode resultar em um melhor atendimento.

Dica!

Em suas ações de marketing voltadas a viajantes corporativos evidencie as vantagens e recompensas oferecidas pelo seu programa de fidelidade. Afinal, esse pode ser um diferencial importante que fará o profissional escolher o seu hotel!

Saiba mais!

Como montar um programa de fidelidade para seu hotel ou pousada
Tendências para programas de fidelidade na hotelaria
O que os viajantes esperam dos programas de fidelidade na hotelaria
Programas de fidelidade na hotelaria

Preferências em relação às recompensas

programa de fidelidade

O tipo de recompensa e suas possibilidades de utilização também condicionam a decisão dos viajantes corporativos. 

No estudo, houve uma divisão balanceada no que diz respeito ao prazo para resgatar a recompensa: 

– 49% dos entrevistados afirmaram preferir recompensas para utilizar durante a viagem atual.
– 43% disseram que preferem receber recompensas para usar em viagens futuras. 

As cinco melhores recompensas citadas pelos viajantes corporativos na pesquisa foram: 

– Estadias gratuitas (47%)
Upgrade de quarto (46%)
– Flexibilidade para resgatar a recompensa (40%)
– Check-in express (38%)
– Vantagens e serviços exclusivos (30%)

Portanto, ao desenvolver programa de fidelidade para viajantes corporativos:

Leve em considerações as recompensas e premiações mais alinhadas ao perfil desse público. Ou seja, pense nas necessidades específicas de alguém durante uma viagem de trabalho e desenvolva ofertas e serviços que ajudem a tornar essa jornada mais prazerosa. 

Saiba mais!

O que viajante corporativo espera dos hotéis
Serviços especiais para atrair viajantes a trabalho
Serviços extras para viajantes a trabalho
Como seu hotel ou pousada pode ganhar a lealdade dos viajantes frequentes

Personalização é importante para o viajante corporativo 

programa de fidelidade para viajantes corporativos

Para a maioria (84%) dos viajantes a trabalho é importante ter uma experiência personalizada durante a estadia em um hotel. 

Esta, aliás, é outra revelação importante do estudo da GBTA. 

Além disso, a pesquisa apontou que grande parte dos viajantes corporativos acredita que a experiência durante a viagem de trabalho deve ser diferente de uma viagem a lazer.

– 64% dos profissionais entrevistados afirmaram que compram serviços e amenidades em viagens corporativas que não comprariam em viagens a lazer. 

No que diz respeito à personalização da experiência durante a viagem corporativa, os viajantes que participaram da pesquisa indicaram que gostariam de receber por meio do programa de fidelidade do hotel serviços como: 

– Ofertas especiais (58%)
– Sugestões de restaurantes (57%)
– Indicações dos melhores meios de transporte (50%)
– Recomendações de atividades de lazer (40%)

Inclusive, os viajantes a trabalho estão dispostos a compartilhar seus dados e preferências pessoais para receber recompensas e ofertas personalizadas.

O relatório da GBTA aponta que estas são as informações que os viajantes dividiriam com os hotéis para ter uma experiência mais personalizada: 

– Amenidades preferidas (55%)
– Detalhes do roteiro de viagem (42%)
– Tipos favoritos de restaurantes e de atividades a lazer (39%)

Desde a reserva até o check-out, nossa pesquisa confirma que a personalização é altamente valiosa para quem viaja a trabalho, com muitos buscando experiências personalizadas que são adaptadas às suas necessidades de viagem de negócios. Por isso, os fornecedores de viagens devem avaliar como os fatores de personalização na reserva de hotéis e na experiência do hóspede são importantes quando se trata de construir um programa de fidelidade para viajantes corporativos.
– Jessica Collison, diretora de pesquisa da GBTA

Portanto, ao desenvolver programa de fidelidade para viajantes corporativos:

Pense em como coletar dados relevantes sobre a preferência dos viajantes corporativos. Use essas informações para oferecer recompensas personalizadas, alinhadas ao que eles gostam e também ao comportamento deles durante a estadia em outras ocasiões.

 Saiba mais!

Como personalizar a experiência do hóspede
Entenda o seu público e saiba como criar as personas do seu hotel ou pousada
Big data na hotelaria
Gestão da carteira de clientes na hotelaria

Mais informações sobre os viajantes corporativos

programa de fidelidade para viajantes corporativos

Quer aprender mais informações e dicas que o ajudarão a atrair mais viajantes corporativos para o seu hotel ou pousada? Confira a seguir uma lista de artigos sobre este tema já publicados aqui no Blog da Hotelaria:

Sobre o mercado de viagem corporativa no Brasil

Como aproveitar o turismo corporativo para movimentar o seu hotel ou pousada
Como aproveitar o crescimento do turismo corporativo Brasil

Sobre o comportamento dos viajantes a trabalho

4 tipos de viajantes corporativos que você precisa conhecer
Lições do Airbnb Business: como atrair hóspedes em viagens corporativas

Sobre a gestão de viagens corporativas

Como funciona o gerenciamento de viagens nas empresas
Tendências na gestão de viagens corporativas em 2019

Tendências no setor de viagem corporativa

Tendências do mercado de viagens corporativas
Bleisure – o que é essa tendência e como aproveitá-la em seu hotel
Como transformar viajantes a trabalho em viajantes bleisure
Infográfico: Como explorar a tendência bleisure na hotelaria

Esperamos que essas informações o ajudem a entender melhor este setor e público. Use esse conhecimento para desenvolver um programa de fidelidade para viajantes corporativos realmente atrativo e alinhado às necessidades desse público.

Sucesso!

Imagens: Freepik; Rawpixel; Pexels

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Como criar um programa de fidelidade para viajantes corporativos"

Comentar