Entender como funciona a gestão de viagens corporativas nas empresas pode ajudá-lo a criar estratégias efetivas para atrair e conquistar viajantes a trabalho. Interessado nesta oportunidade? Então, continue lendo este artigo!
A seguir, apresentaremos as grandes tendências no gerenciamento de viagens nas organizações. Além disso, revelaremos o que você precisa fazer para adaptar seu estabelecimento para torná-lo mais atrativo para os viajantes corporativos e também para os gestores de viagens.
Vamos lá?
Este é o segundo artigo que desenvolvemos com base em um estudo realizado pelas empresas Skift e TripActions sobre as principais tendências no mercado de viagens corporativas.
No primeiro post, falamos sobre as movimentações deste setor que estão afetando o comportamento e as expectativas dos viajantes a trabalho. Para ler, clique aqui.
Nesta segunda parte, vamos focar nas tendências na área da gestão das viagens.
Siga a leitura e entenda como a forma como as empresas estão gerenciando os serviços de transporte e hospedagem de seus profissionais pode impactar as operações do seu estabelecimento.
Se tem algo que os viajantes corporativos sempre buscaram é agilidade.
No entanto, com a evolução tecnológica, a expectativa por serviços rápidos, dinâmicos e práticos cresceu ainda mais.
Neste sentido, em 2019, o mercado de viagens corporativas deverá presenciar um aumento na demanda pela simplificação dos processos.
Para se ter uma ideia da importância que esse fator representa, em um estudo realizado pela Association of Corporate Travel Executives, 72% dos executivos que realizam viagens a trabalho indicaram que a simplificação dos processos é uma de suas prioridades para os próximos anos.
Em grande parte, essa simplificação deverá ser atendida pela implementação de ferramentas e softwares que dão mais agilidade e segurança às operações durante as viagens de negócios. Tanto é que já podemos ver o crescimento de tecnologias como inteligência artificial e aplicativos móveis, que têm como objetivo principal simplificar os processos de compra e gestão de viagens corporativas, e que estão impactando também na experiência dos viajantes.
Com base nisso, perguntamos:
O que você tem feito para simplificar os processos de seu estabelecimento e atender às expectativas dos gestores e dos viajantes corporativos por mais agilidade?
→ Como inovar na hotelaria usando tecnologia
→ Tendências tecnológicas para a hotelaria em 2018
→ Alexa Hospitality e a expansão do uso de assistentes virtuais na hotelaria
→ Chatbots na hotelaria – inteligência artificial a serviço dos viajantes
→ Dicas para simplificar o check-in e o check-out em seu estabelecimento
Enquanto a tecnologia tem, sim, um potencial enorme para eliminar grande parte do estresse das viagens corporativas, robôs e softwares sozinhos não serão capazes de dar conta de todas as demandas e necessidades dos viajantes a trabalho.
Nesse sentido, veremos em 2019 um foco cada vez maior das empresas em criar políticas de viagens mais flexíveis e convenientes para seus profissionais.
Você sabia, por exemplo, que uma das fontes de estresse de muitos viajantes corporativos é o fato de a empresa os obrigar a utilizar determinada ferramenta de reserva/ou agente de viagem?
Apesar disso, em um estudo realizado pela empresa TripActions, metade dos participantes revelou realizar reservas nas ferramentas não inclusas na política da companhia. Entre as principais razões para essa “rebeldia”, destaca-se esta: eles levavam uma hora ou mais para realizar a transação! Nada prático, não é mesmo?
E esse é apenas um exemplo dos problemas enfrentados por esses viajantes.
Durante a viagem, muitas vezes eles precisam lidar com questões inesperadas – como atrasos em voos (que impactam em sua agenda de trabalho); necessidade de reprogramação de reserva; e até overbooking. No estudo da TripActions, 63% dos profissionais disseram que precisam lidar com esses impasses sozinhos.
Então, fica claro que, na busca por simplificar os processos de viagens corporativas, cada vez mais as empresas deverão investir no desenvolvimento de políticas que atendam melhor as necessidades dos profissionais “na estrada”.
Sabendo disso, é importante refletir:
Os processos do seu hotel ou pousada estão alinhados a essa movimentação das empresas? Como você pode adaptar suas operações e serviços para ajudar as empresas a simplificarem a gestão de viagens corporativas?
→ Como funciona o gerenciamento de viagens nas empresas
Tradicionalmente, viagens de trabalho são focadas em produtividade. Ou seja, os viajantes devem ir direto ao ponto e aproveitar ao máximo seu tempo fora da empresa para fechar negócios.
Enquanto isso continuará sendo uma questão importante nos próximos anos, cada vez mais as empresas devem usar viagens corporativas como forma de motivar e desenvolver os profissionais.
Graças a um foco maior no bem-estar dos funcionários (com o crescimento da relevância da “experiência dos colaboradores“) e ao aumento do número de viagens bleisure, mais organizações passarão a utilizar viagens como uma forma de impulsionar a criatividade dos colaboradores e inspirá-los a ter a próxima grande ideia.
Essa tendência de viagens corporativas focadas em inovação está baseada em evidências científicas:
“A inovação acontece quando nos envolvemos com novas ideias e mudamos nossas lentes e nossa perspectiva sobre o mundo. Quando você permite que as pessoas saiam e experimentem um destino diferente, seus olhos se abrem de novas formas. É aqui que a criatividade e a inovação ganham vida, de uma maneira profundamente pessoal“,
explica Janet Sperstad, especialista em neurociência aplicada em eventos e reuniões.
Por conta dessa movimentação das empresas, muitos hotéis já estão reavaliando, por exemplo, seus espaços destinados a reuniões de negócios, modificando o layout das salas e incluindo ferramentas digitais. Tudo com o objetivo de ajudar a alimentar a criatividade dos profissionais em viagem. Os espaços The Ideation Studio e Madison Meeting Center, no hotel Park MGM, em Las Vegas, são exemplos disso.
Agora, pare para pensar:
Como o seu estabelecimento pode oferecer inspirações para os profissionais em viagem terem mais criatividade e ideias inovadoras? Criar serviços nestse sentido pode colocar o seu negócio em destaque no mercado!
→ Você sabe o que o viajante corporativo espera dos hotéis? Está na hora de descobrir!
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→ 4 tipos de viajantes corporativos que você precisa conhecer
Viu, só? Entender como acontece a gestão de viagens corporativas nas empresas pode ajudar o seu hotel ou pousada a criar estratégias mais efetivas para atrair e conquistar viajantes a trabalho.
Agora, é com você!
Reúna sua equipe, compartilhe essas informações e pensem em maneiras de adaptar suas operações para aproveitar melhor o potencial do mercado de turismo corporativo!
Sucesso!
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