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4 dicas para atrair hóspedes da terceira idade

4 dicas para atrair hóspedes da terceira idade

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/10/17

Como anda o seu planejamento de ações para atrair hóspedes da terceira idade? Meio fraco? Pois está na hora de rever essa visão! Afinal, a população idosa vem crescendo anualmente no Brasil. E, com isso, cresce também o percentual de viajantes com 60 anos ou mais. Olha só o que alguns estudos recentes apontaram:

Bons motivos para começar a olhar com mais atenção para esse mercado, não? E a gente pode ajudá-lo a atrair hóspedes da terceira idade. Antes, porém, você precisa conhecer melhor esses viajantes…

Quem são os hóspedes da terceira idade

hóspedes da terceira idadeDe acordo com a pesquisa Sondagem do Consumidor, realizada pelo Ministério do Turismo, os viajantes da terceira idade têm hábitos bem específicos:

  • 26,9% preferem viajar sozinhos.
  • 66,1% preferem viajar de avião.
  • 67,5% gostam mais de se hospedar em hotéis e pousadas do que na casa de amigos.

Esse é um ponto de partida para entender esse grupo de turistas. No entanto, seus clientes com mais de 60 anos podem ter características particulares. É seu dever buscar entendê-los realizando pesquisas, mantendo contato com eles periodicamente e ouvindo a opinião deles antes e depois da estadia em seu estabelecimento.

Dicas práticas!

Nós já publicamos alguns artigos aqui no Blog da Hotelaria falando sobre como você pode fazer isso em seu dia a dia. Para ler, clique nos links abaixo!

Mas simplesmente conhecer os hábitos de consumo dos hóspedes da terceira idade não basta para conseguir atraí-los e conquistá-los. Para proporcionar a eles uma experiência marcante, você também deve saber quais são os direitos deles. Para isso, não deixe de ler o Estatuto do Idoso. Caso seja a pretensão do seu hotel ou pousada ter o foco nesse público nos próximos anos, vale a pena capacitar toda a equipe para isso.

Com isso em mente, você já pode começar a se preparar para atender e encantar os hóspedes da terceira idade. Quer saber como fazer isso? Continue lendo este artigo!

Como atender bem hóspedes da terceira idade

De maneira geral, é preciso dar atenção a quatro questões fundamentais para fazer com que hóspedes da terceira idade se sintam seguros, confortáveis e felizes em seu estabelecimento:

1 – Acessibilidade e segurança

Todos os perfis de viajantes merecem se hospedar em estabelecimentos acessíveis e seguros. No entanto, esses aspectos merecem ainda mais atenção se você quer atrair hóspedes da terceira idade para seu hotel ou pousada.

Piso antiderrapante nos locais de acesso dos hóspedes, corrimão nos banheiros, escadas amplas e elevadores são algumas das medidas básicas em termos de acessibilidade. Em termos de segurança, investir em cofres, câmeras de vigilância e vigias são ações iniciais importantes.

Além disso, é importante ter em mente que apesar de todo o cuidado, é possível que aconteçam acidentes, e o hotel precisa estar preparado para atender os hóspedes da terceira idade de maneira rápida e com qualidade, para que a experiência continue sendo positiva, apesar do contratempo.

Leituras complementares:

  • Para conhecer 11 dicas para garantir a segurança do seu estabelecimento, clique aqui.
  • E para saber como fazer do seu hotel ou pousada um estabelecimento mais acessível, leia este artigo.

2 – Preparo das refeições

Restrições alimentares e dietas por conta de problemas de saúde são comuns em pessoas da terceira idade, inclusive entre aquelas que viajam! Por isso mesmo, é extremamente importante que você inclua alimentos saudáveis, nutritivos e gostosos no cardápio das refeições que oferece em seu estabelecimento.

Leia também!

A importância do café da manhã e as tendências desse serviço na hotelaria

 

3 – Atividades de lazer

tendência wellnessAlém de todos os cuidados que hóspedes da terceira idade requerem, eles viajam em busca de algo a mais, eles querem muita diversão! Por isso, é importante oferecer aulas de dança, festas temáticas, bingo, atividades ao ar livre, na piscina e onde mais seu hotel permitir!

Hóspedes da terceira idade também adoram aprender coisas novas e levar lembranças para casa, então aposte em uma aula de artesanato típico da região, algo que possa ser feito em uma tarde.

Com um público tão amplo, alguns com limitações físicas e outros não, é importante oferecer uma variedade de atividades para encantar todos os gostos.

–> Você já ouviu falar em tendência wellness? Falamos sobre isso neste artigo. Não deixe de ler! As dicas que apresentamos nele podem ajudá-lo com os hóspedes da terceira idade e com todos os outros!

4 – Conectividade

hóspedes da terceira idadeMuitos dos hóspedes da terceira idade já têm certa intimidade com os smartphones, trocam mensagens instantâneas e postam conteúdo nas redes sociais. Por isso, além de oferecer uma boa conexão de internet, aproveite o número de telefone registrado no momento do check-in e envie novidades, como a programação do hotel ou de eventos da cidade, além de convites para participar das atividades de lazer.

Esse contato por meio digital fará com que este público fique ainda mais encantado com seu estabelecimento, e indique seu hotel reencaminhando as mensagens recebidas aos amigos.

E o que mais?

Apesar as particularidades, hóspedes da terceira idade são como todos os outros: querem ser bem atendidos e surpreendidos. Por isso, cuidar dos mínimos detalhes da experiência deles em seu estabelecimento é o que fará a diferença. Os artigos abaixo têm boas dicas para ajudá-lo nessa tarefa!

Agora é com você! Coloque todas essas dicas em prática, nunca se acomode com a experiência oferecida em seu hotel ou pousada e veja os resultados aparecerem. Clientes de todas as idades sairão daí satisfeitos!

Sucesso!

Imagens: Designed by Freepik   |    Flaticon

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