As atividades relacionadas ao turismo corporativo cresceram 6,6% no ano passado no Brasil, e a previsão é que esse mercado cresça 6,1% globalmente em 2018. Para que o seu estabelecimento possa aproveitar as oportunidades deste segmento, precisa incluir serviços extras para viajantes a trabalho no seu pacote de hospedagem.
A seguir, entenda quais são os serviços mais procurados por esse público, saiba qual é o melhor momento para vender esses extras e descubra quais são os canais de preferência dos viajantes corporativos.
Um estudo da Phocuswright, realizado nos EUA, indica que os viajantes corporativos demandam por serviços extras na hospedagem para terem mais conveniência e personalização em sua estadia.
De acordo com o levantamento, mais de 70% desses viajantes estão dispostos a comprar serviços auxiliares.
Entre os serviços extras para viajantes a trabalho mais procurados, destacam-se:
– Wi-Fi mais veloz (90%).
– Estacionamento (83%).
– Check-in ou check-out em horário especial (83%).
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Outros serviços citados:
– Jantar no quarto.
– Área de reunião ou escritório dentro do hotel ou pousada.
– Café da manhã pré-pago.
– Jantar no restaurante do estabelecimento.
– Compra, dentro do hotel, de artigos diversos de lojas de varejo.
– Acesso a um lounge especial.
– Serviços de entretenimento no quarto.
– Serviços para necessidades pessoais dentro do hotel (lavanderia, por exemplo).
– Seguro para cancelamento.
Esse cenário indica uma grande oportunidade para hotéis e pousadas aumentarem suas receitas por meio da venda de serviços extras para viajantes a trabalho. Uma ideia interessante nesse sentido é oferecer pacotes especiais para esse público, já incluindo alguns desses serviços complementares.
Essa lista de serviços indicada pelo estudo oferece algumas ideias interessantes para começar a desenvolver esses pacotes. No entanto, o ideal é que você adapte os serviços de acordo com o perfil dos seus clientes.
Para entender melhor quais serviços são mais atrativos para o seu público, avalie o histórico de compras dos viajantes corporativos em seu estabelecimento e realize pesquisas para entender melhor o que esses hóspedes esperam.
Além de saber o que ofertar, é importante entender também o momento ideal para oferecer serviços extras para viajantes a trabalho.
Confira a seguir as descobertas do relatório da Phocuswright no que diz respeito à preferência dos viajantes corporativos em relação à oferta de serviços nas diferentes fases da compra de hospedagem.
– Seguro para cancelamento.
– Wi-Fi mais veloz.
– Estacionamento.
– Check-in mais cedo.
– Jantar no restaurante do hotel ou pousada.
– Serviços para necessidades pessoais dentro do hotel (lavanderia, por exemplo).
– Jantar no quarto.
– Serviços de entretenimento no quarto.
Para conquistar os viajantes corporativos, além de oferecer atividades extras relacionadas aos serviços do seu próprio estabelecimento, também é interessante promover serviços externos.
Segundo o estudo feito nos EUA, estes são os serviços mais solicitados pelos viajantes corporativos em relação a atividades fora do hotel ou pousada:
– Serviço de transporte.
– Ingressos para museus.
– Atrações turísticas.
– Guias de atividades.
– Eventos e shows ao vivo.
– Jantar em um restaurante local.
– Serviços wellness.
– Atividades fitness.
Esses serviços estão alinhados com o crescimento da tendência bleisure no mercado corporativo – trata-se da procura cada vez maior dos profissionais viajantes por atividade de lazer durante suas viagens a trabalho.
Uma dica interessante para oferecer serviços extras com atividades fora do seu estabelecimento é desenvolver parcerias com negócios da sua região. Além de aumentar a oferta de serviços do seu hotel ou pousada, isso ajuda a sua organização a fortalecer o relacionamento com a comunidade local.
Por fim, entender os canais mais adequados para ofertar os serviços é importante para que seu estabelecimento possa alcançar os viajantes a trabalho.
Confira as descobertas do relatório da Phocuswright nesse sentido:
– 28% dos viajantes corporativos preferem receber ofertas adicionais por e-mail.
– 27% gostariam de ter acesso a esses serviços extras no site do hotel ou pousada.
– 24% têm interesse em receber mensagens de texto com serviços extras.
– 23% querem encontrar serviços extras de hospedagem por meio de buscas no Google.
Como você pode perceber, há uma variedade de plataformas e meios que os viajantes de corporativos utilizam no processo de compra de serviços extras. Por isso, é fundamental que a comunicação do seu hotel ou pousada também aconteça em multicanais.
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Essas informações ajudarão a guiar as ações do seu hotel ou pousada para se destacar no mercado corporativo e atrair mais viajantes a trabalho para o seu estabelecimento. Ofereça esses serviços extras para fortalecer a credibilidade de sua marca e também aumentar o faturamento do seu negócio!