O comércio é o setor com maior rotatividade de funcionários no Brasil. Foi o que revelou uma avaliação realizada pelo Ministério do Trabalho recentemente. Segundo o estudo, o índice de turnover no varejo é de 6,17 (em uma escala de pontuação de 0 a 10), enquanto a média geral nacional é de 3,79.
Você também sofre com esse alto fluxo de profissionais em sua loja?
Neste artigo, apresentaremos algumas estratégias e ações importantes para reter os colaboradores por mais tempo, evitando o aumento de turnover – que, além de custar caro, pode se refletir na baixa qualidade do atendimento na loja. Acompanhe!
As longas jornadas de trabalho e a falta de oportunidade para ascensão profissional são algumas das razões que fazem comércio sofrer tanto com a rotatividade de profissionais.
Nesse sentido, o caminho para diminuir o turnover no varejo passa por engajar os colaboradores. Para isso, é fundamental oferecer apoio para o desenvolvimento profissional e pessoal deles. As dicas a seguir o ajudarão nesta missão.
A cultura organizacional é combinação entre missão, valores, objetivos e políticas internas e externas de uma empresa. A cultura determina o clima da organização, a postura dos profissionais, o posicionamento da marca e também influencia o engajamento dos colaboradores.
Quando a cultura organizacional é forte, os profissionais conseguem ter uma visão mais ampla sobre a empresa. Assim, passam a identificar seus valores e entender melhor os processos internos. Dessa forma, eles se sentem mais integrados e verdadeiramente parte da organização. Isso, por sua vez, diminui as chances de quererem trocar de emprego facilmente.
Ou seja, é um ciclo virtuoso que só traz resultados positivos!
Precisa de ajuda para desenvolver ou fortalecer a cultura da sua empresa? Leia estes artigos:
— A importância da cultura organizacional em pequenas empresas
— Cultura interna como marca, uma das tendências do futuro do varejo
Para diminuir o turnover no varejo é importante direcionar esforços nesse sentido antes mesmo da contratação. Tudo começa no processo de recrutamento e seleção.
Nessa etapa, é importante identificar os profissionais que atendem aos requisitos técnicos da vaga, mas sem deixar de avaliar se eles também estão alinhados à cultura organizacional da sua loja.
De nada adianta ter um vendedor experiente e com vários cursos, se ele não defender os mesmos valores e não acreditar na missão da empresa. Profissionais desalinhados com certeza não durarão muito tempo em sua equipe.
Em entrevista exclusiva ao Blog do Varejo, Sônia Rossi, gerente de desenvolvimento humano da Gazin, falou como desenvolver um processo de recrutamento e seleção eficaz. Assista!
Quer saber mais sobre o processo de recrutamento e seleção? Leia também:
— Como atrair e contratar os melhores profissionais para sua equipe
— Recrutamento e seleção no varejo: como montar um time de vendas extraordinário
A falta de oportunidade para ascensão profissional é uma das principais razões para um profissional deixar uma empresa. E essa evolução profissional não significa apenas oferecer um plano de carreira. É preciso também dar apoio para o colaborador se desenvolver diariamente.
Capacitar os colaboradores ajuda a diminuir o turnover no varejo porque, dessa forma, eles se sentem mais valorizados pela empresa e, assim, ficam mais motivados a permanecer no emprego e dar o seu melhor.
Você acha que não vale a pena investir no treinamento dos colaboradores, porque eles vão deixar a empresa e levar o conhecimento com eles? Está na hora de mudar sua opinião. Dê o play no vídeo abaixo e entenda por quê.
A Gazin Atacado pode ajudá-lo a treinar a sua equipe de maneira prática e, melhor, gratuita. Saiba como clicando nos links abaixo.
— 7 maneiras de aprender sobre varejo com a Gazin Atacado
— Guia gratuito com 18 dinâmicas de grupo para varejo
— 3 tipos de treinamento no varejo e como colocá-los em prática
— 10 sites com cursos online gratuitos para varejo
— 5 maneiras de treinar seus vendedores gastando quase nada
— 4 e-book gratuitos com dicas práticas de gestão e vendas no varejo
— Treinamentos gratuitos sobre produtos
O varejo é conhecido por ter longas horas de trabalho.
Avaliar a disponibilidade de colaboradores e a demanda de horas trabalhadas é muito importante para garantir um ambiente de trabalho saudável.
Quando os profissionais estão trabalhando além da conta, isso pode se refletir em problemas de saúde e psicológicos – como o estresse. Dessa forma, eles sentem que a empresa não se importa com o bem-estar deles e preferem ir em busca de outras oportunidades de trabalho.
Além disso, o excesso de trabalho pode se refletir na baixa qualidade no atendimento em sua loja.
Ou seja, trabalho demais + problemas de saúde dos colaboradores = turnover alto e baixa qualidade no atendimento. Não é isso que você quer que sua loja entregue, é? Então, repense seus processos e a forma como você lida com seus colaboradores.
Assim como você precisa conhecer a fundo seus clientes para oferecer produtos e ofertas alinhados às necessidades e preferências deles, também é importante entender o que seus colaboradores mais valorizam.
Para isso, faça uma pesquisa com seus vendedores e entenda quais são os benefícios que aumentarão as chances de eles permanecerem em sua loja por mais tempo. Dessa forma, será possível oferecer benefícios que estejam alinhados ao que eles buscam.
Ser uma empresa transparente e aberta significa manter os profissionais informados sobre cada decisão estratégica e, quando possível, deixá-los fazer parte do processo. Essa postura faz com que os colaboradores se sintam responsáveis pelo sucesso da empresa. Isso, por sua vez, aumenta o engajamento e ajuda a diminuir o turnover no varejo.
Nesse sentido, também é importante ser transparente e aberto no processo de feedback. Constantemente dê um retorno aos profissionais sobre o desempenho deles e esteja disponível para receber o feedback deles.
Os artigos listados abaixo o ajudarão a ter conversas mais eficientes com sua equipe e fortalecer o relacionamento com seus colaboradores. Não deixe de ler!
— 7 grandes erros na hora de dar feedback
— Como dar feedback a seus vendedores
— Roteiro de feedback para gestores comerciais
Começamos falando sobre recrutamento e seleção e finalizamos a lista tratando da demissão. Isso mesmo: desenvolver um processo de demissão mais efetivo pode ajudar a diminuir o turnover no varejo. Como? Por meio da avaliação das questões que levaram o profissional a ser demitido ou a pedir demissão.
Converse com o colaborador para entender se houve alguma atitude ou posicionamento da empresa que poderia ter evitado a saída dele e use esse conhecimento para prevenir futuras demissões.
Sônia Rossi explica que a forma como o gestor lida com a demissão é consequência da maneira como ele lida com os profissionais de uma forma geral. “Se você tem um clima bom internamente, se já vem constantemente dando feedback do que está bom e do que precisa ser melhorado, no dia que precisar encerrar essa relação, vocês terão um bom clima entre vocês“, destaca.
Confira na entrevista abaixo outras dicas da especialista sobre como demitir profissionais:
A Gazin é a quinta melhor empresa para se trabalhar no Brasil e a primeira no segmento de varejo no ranking Great Place to Work. Ou seja, você pode aprender muito sobre como reter os talentos em sua loja e diminuir o turnover no varejo com as práticas realizadas pela Gazin.
Um dos pilares para o sucesso da empresa nesse sentido é o foco em motivar, engajar e desenvolver os profissionais constantemente.
Aprenda mais no vídeo abaixo:
Gostou das dicas? Coloque-as em prática e diminua o turnover na sua loja!
No CANAL DA GAZIN ATACADO NO YOUTUBE há outros vídeos sobre recrutamento, seleção e desenvolvimento de profissionais. Acesse e confira!