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As principais demandas do consumidor atual

As principais demandas do consumidor atual

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/11/17

Você já parou para pensar sobre como as necessidades e preferências dos consumidores vêm mudando ao longo dos anos? Pois é, e essas mudanças têm um impacto enorme em seus negócios! Ainda mais se você não souber como lidar com elas… Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a entender melhor as demandas do consumidor atual e a se adaptar a elas, reunimos a seguir algumas informações e dicas importantes sobre o que os clientes buscam na hora de comprar. Acompanhe, aprenda e prepare sua loja e a sua equipe para o que o seu cliente de hoje precisa!

Demandas do consumidor atual

De acordo com um estudo da consultoria Euromonitor International, as principais demandas dos clientes da atualidade estão relacionadas à busca por:

  • Mais experiências.
  • Mais conveniência.
  • Mais ofertas e melhor qualidade.
  • Equilíbrio entre as atividades online e as da “vida real”.

Vamos analisar cada uma dessas demandas e seus impactos pontualmente?

Busca por mais experiência

demandas do consumidor atual

Os consumidores da Geração Y são os que mais se preocupam em ter acesso a experiências de consumo marcantes. O estudo mostra, inclusive, que eles preferem gastar dinheiro com experiências em vez de comprar “coisas”.

Esse é um sinal de que mais do que vender produtos, para atender as demandas do consumidor atual, é importante oferecer serviços especializados e promover experiências positivas. Na sua loja, você pode fazer isso em todas as etapas da jornada de compra do seu cliente – no atendimento na loja, por telefone ou pela internet.

Como atender a essa demanda do consumidor atual:

Busca por ofertas aliada à busca por qualidade

demandas do consumidor atual

Além de buscarem mais experiências, muitos clientes da atualidade também estão fazendo escolhas mais conscientes na hora de consumir – adquirindo menos itens, mas que são de maior qualidade.

No entanto, segundo o estudo, a busca por ofertas ainda é uma das principais demandas do consumidor atual:

  • Mais de ⅓ dos consumidores globais gostam de passear por lojas e shoppings mesmo sem ter nada em mente para comprar.
  • Mais de ¼ frequentemente fazem compras por impulso.

Nesse sentido, é importante que sua loja promova ofertas pontuais para atender a busca dos clientes por “barganhas”, ao mesmo tempo em que também oferece compras de maior valor agregado. Afinal, o consumidor que foi atraído por um desconto, pode acabar comprando outro item de maior qualidade se sua equipe estiver preparada para atendê-lo.

Como atender a essa demanda do consumidor atual:

Busca por balancear atividades online e off-line

demandas do consumidor atual

Verdade seja dita: os dispositivos móveis se tornaram uma ferramenta indispensável no dia a dia dos consumidores recentemente. Mais do que isso, por conta do crescimento no acesso aos smartphones, é cada vez maior o número de pessoas que passam quase o dia todo conectadas. Por tudo isso, de acordo com o estudo da Euromonitor, equilibrar as atividades online com as off-line é uma das grandes demandas do consumidor atual.

Para o varejo, isso indica que as lojas precisam, sim, oferecer facilidades tecnológicas para o cliente comprar e se comunicar com a marca, mas sem excluir totalmente o fator humano nos processos.

Como atender a essa demanda do consumidor atual:

Busca por conveniência

demandas do consumidor atual

A pesquisa também identificou que muitos consumidores estão inclinados a comprar pratos prontos ou semiprontos para jantar. Existem dois motivos distintos para isso. São eles:

  1. Há aqueles que não têm tempo para cozinhar.
  2. E existem aqueles que preferem gastar o tempo fazendo outras coisas.

Se isso é verdade para uma tarefa tão rotineira quanto fazer o jantar, é de imaginar que, na hora de comprar no varejo, o cliente também busque rapidez e conveniência. Por isso, sua loja precisa estar preparada para oferecer uma experiência de compra com menos atrito possível, evitando que o cliente tenha a sensação de que está perdendo tempo.

Como atender a essa demanda do consumidor atual:

Na prática!

Boas reflexões, não é mesmo?

Agora é com você! Converse com sua equipe sobre as tendências apontadas aqui e não deixe de ler os artigos indicados ao longo deste post. As dicas desses materiais vão ajudá-lo a se preparar para estar alinhado às principais tendências de mercado e a atender as demandas do consumidor atual! Seu sucesso depende disso.

Boa leitura e bons negócios!

Imagens: Freepik; Flaticon

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