Uma coisa é fato: o número de pessoas que compram pela internet cresce dia após dia. Por isso mesmo, conhecer as principais tendências do e-commerce e se preparar para adaptá-las à realidade do seu negócio é fundamental se você quer se destacar nesta área em 2019 – e sempre.
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo nesta missão, batemos um papo com Ana Szasz, que é diretora comercial para Ebit | Nielsen.
Na conversa, falamos sobre:
– As principais tendências do e-commerce para 2019.
– As movimentações, mudanças e tecnologias que estão impulsionando essas tendências do e-commerce.
– Como pequenas e médias empresas podem acompanhar as principais tendências do e-commerce.
– As mudanças no comportamento dos consumidores que mais têm impactado os processos nas empresas de varejo online.
– Os principais erros que lojistas cometem ao atuar na web – e o que é possível fazer para evitá-los.
– Os principais desafios para pequenos e médios varejistas venderem na internet.
– O que é preciso levar em conta antes de abrir uma loja virtual.
– Como os lojistas podem trabalhar para fortalecer a reputação online de sua marca e, assim, aumentar suas vendas na web.
Acompanhe!
A primeira tendência do e-commerce para 2019 é a consolidação do conceito omnichannel (quando todos os canais de uma marca do varejo ficam disponíveis para o contato com o consumidor, com a interligação do offline e online). Portanto, as empresas que não se adequarem a esse novo consumidor multicanal vão perder vantagem competitiva.
Neste sentido, para explorar bem o conceito do omnichannel, o mais importante é conhecer o comportamento do seu consumidor. Afinal, só assim será possível entregar a melhor experiência de compra, independente se no físico ou no online.
Além disso, é importante integrar todos os canais on e offline e oferecer múltiplas oportunidades para o consumidor. Comprar online e receber o produto em uma loja física (ou vice-versa), por exemplo.
Ademais, o m-commerce deve continuar crescendo em patamares acima da média do mercado e aumentar cada vez mais a sua participação no total de compras. Em 2018, foram quase 10 milhões de novos usuários – ou seja, um em cada seis usuários comprou online pela primeira vez no ano passado. A expansão do mercado de smartphones trouxe essa nova gama para o e-commerce. A meta do setor agora é fidelizar esse público.
– O crescimento do m-commerce no Brasil e como usar essa tendência a favor das suas vendas
– Guia de omnichannel para iniciantes
– 7 dicas para ter sucesso com omnichannel
– Seus clientes estão showrooming e/ou webrooming? Saiba o que fazer!
A expansão do mercado de smartphones no Brasil, com o aumento do acesso banda larga e principalmente das redes 3G e 4G devem trazer cada vez mais consumidores e sustentar o crescimento do setor.
A Ebit | Nielsen semestralmente divulga o relatório WebShoppers. Nele, apresentamos tendências do setor, números e informações do mercado de e-commerce que podem auxiliar as pequenas e médias empresas.
O próximo relatório será publicado entre fevereiro e março deste ano. Porém, dar uma olhada nos relatórios anteriores pode ser uma boa forma de se preparar para o que vem por aí. Você encontra todos eles aqui.
O novo consumidor é conectado, multicanal e busca não apenas o melhor preço, mas a melhor experiência de compra. A tecnologia é fundamental para monitorar os micro-momentos da jornada de consumo, proporcionar a experiência que ele busca e fidelizá-lo, gerando a recorrência de compras.
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– Micro-momentos no varejo – A importância dos dispositivos móveis no processo de compra
– Descumprir prazos de entrega;
– Não se planejar (do ponto de vista infraestrutural e logístico) para grandes liquidações e eventos, como a Black Friday;
– Não ser eficiente no atendimento ao consumidor.
Para evitar esses gargalos, é importante que o lojista tenha um bom planejamento estratégico e uma boa coordenação das áreas de tecnologia, comercial, marketing e logística.
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– Logística no e-commerce na prática
– Como aprimorar o serviço de atendimento ao cliente no e-commerce
As PMEs do varejo online deverão oferecer seus produtos nos principais marketplaces, mas basicamente não deverão abandonar a construção de seus sites construindo marcas fortes e lembradas pelos consumidores, construindo uma relação de valor entre a loja virtual e seus consumidores.
Não faça uma promessa ao consumidor se não puder cumpri-la. Ele ficará muito bravo – com razão –, e pensará mil vezes antes de voltar novamente à loja. Portanto, se você não tiver como cumprir determinado prazo de entrega, simplesmente não o apresente como opção!
Se você conseguir entregar antes do prazo, se fizer embalagem bem aparente, bonita, deixar uma mensagem para o consumidor, se você eventualmente colocar cupom de desconto para ele, você irá surpreendê-lo. E ele vai gostar tanto disso que com certeza pensará em comprar novamente na sua loja em breve!
Além disso, é muito importante oferecer ao cliente a opção de rastrear o pedido, para que ele possa entender em que estágio ele se encontra dentro da sua loja.
Uma dica que é importante é se proteger das fraudes. Dependendo do produto que você vai vender, se tiver um valor muito alto – como produto eletrônicos e de informática –, você pode sofrer fraudes. Portanto, contrate uma ferramenta antifraude, busque uma solução integrada que já tenha essa avaliação de risco e evite esses problemas.
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Também é muito importante ter um canal de relacionamento rápido com o cliente. Você pode ter um WhatsApp, um chat online, o que for. Metade do tráfego vem via smartphone. Então, seu site tem que funcionar direitinho, assim você vai vender muito mais.
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Por último, mas não menos importante, é fundamental garantir a troca e devolução de produtos. Afinal, em até sete dias o consumidor pode se arrepender ou não gostar do produto, e você vai ter que trocar.
Mas, cuidado!
Se estiver trabalhando com produtos delicados, que não podem ser usados abertos, você deve deixar muito claro nas regras de troca e devolução que não aceita esse tipo de uso previamente.
É preciso se diferenciar da concorrência, e a melhor forma de conseguir isso é oferecendo ao consumidor a melhor experiência de compra desde a oferta especial para o cliente, passando pela agilidade na entrega e fazendo um atendimento de pós-venda que possa chegar ao limite da perfeição.
Além disso, certificações online – como a medalha Ebit – ajudam a dar visibilidade e credibilidade com o consumidor, contribuindo com o aumento de tráfego, conversão e SEO.
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O lojista tem que sempre ter comprometimento com o consumidor. Afinal, um consumidor feliz traz 10 novos consumidores para a sua loja.
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Sucesso e boas vendas!
Imagens: Amanda Jones e Adrien Ledoux