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3 tendências do turismo gastronômico que podem ser aliadas de hotéis e pousadas

3 tendências do turismo gastronômico que podem ser aliadas de hotéis e pousadas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/10/19

Conheça as grandes tendências do turismo gastronômico e prepare-se para usá-las a favor do seu estabelecimento!

Ficou para trás o tempo em que tudo o que um turista buscava enquanto viajava era uma boa cama de hotel e algumas atrações turísticas para visitar. Atualmente, além disso, os viajantes querem também mergulhar na cultura local e viver experiências únicas enquanto viajam.

Neste sentido, o turismo gastronômico é uma modalidade que vem crescendo muito. Tanto é que pesquisas apontam que, atualmente, mais de um terço dos gastos de turistas ao redor do mundo são dedicados à alimentação. Não dá para menosprezar esse indicador, não é mesmo?

Como turismo gastronômico e hotelaria podem andar juntos, apresentamos a seguir as principais tendências do turismo gastronômico e revelamos como você pode utilizá-las para atrair mais hóspedes. Acompanhe!

Leia também!

8 formas de utilizar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes

O perfil do turista gastronômico

as principais tendências do turismo gastronômico

Antes de falarmos das tendências do turismo gastronômico, porém, precisamos falar sobre o turista que viaja em busca de experiências gastronômicas. Afinal, conhecendo melhor os desejos e as necessidades desses potenciais clientes, você já pode começar a pensar em formas de atraí-los!

Tendências do turismo gastronômico – Iñaki GaztelumendiNeste sentido, a primeira coisa que você precisa saber sobre esses turistas é que eles estão sempre antenados às tendências culturais. Além disso, desejam estar por dentro das novidades!

Mas não é só isso.

Segundo Iñaki Gaztelumendi, consultor de turismo gastronômico que participou do estudo que baseia este artigo, turistas gastronômicos também:

– Buscam saber mais sobre a realidade dos lugares que visitam – e usam a gastronomia local para isso.
– Preocupam-se com a origem dos produtos que consomem. 
– Reconhecem o valor da gastronomia como um meio de socialização, como espaço para compartilhar a vida com os outros e para trocar experiências.
– Têm gastos acima da média, são exigentes e agradecidos.

As principais tendências do turismo gastronômico

Em sua participação no relatório da World Tourism Organization, Gaztelumendi apresentou as tendências do turismo gastronômico que ele considera mais importantes neste momento. A seguir, destacamos três delas, trazendo um olhar voltado à realidade dos nossos leitores. Afinal, o estudo é global e, portanto, pode não se encaixar 100% no dia a dia de pequenos e médios hotéis e pousadas brasileiros.

Além disso, apresentamos materiais complementares que reúnem boas dicas para você “entrar na onda” dessas tendências.

Vamos lá?!

Como utilizar a gastronomia para atrair novos clientes

Tendências do turismo gastronômico:
#1: Procura por comidas locais e de qualidade

turismo gastronômicoA base do turismo gastronômico é a comida em si!

Portanto, se você deseja que viajantes interessados na culinária local escolham se hospedar em seu estabelecimento, precisa oferecer comida de qualidade – e, é claro, típica da sua região (ou do Brasil).

A boa notícia é que poucos países têm o privilégio de possuírem uma culinária tão abrangente quanto a brasileira. Ou seja: essa missão é um pouco mais fácil para gestores hoteleiros brasileiros. Afinal, os turistas sabem da abundância gastronômica existente em nosso país. Portanto, cabe a você mostrar ao turista que ele pode encontrar essas variedades em seu hotel!

Os artigos abaixo podem ser úteis nessa jornada.
Não deixe de ler!

A importância do café da manhã e as tendências desse serviço na hotelaria
6 dicas para melhorar o café da manhã em seu estabelecimento
5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região
Marketing local na hotelaria: como ser encontrado na sua região

Tendências do turismo gastronômico:
#2: Preocupação com a sustentabilidade

Tendências do turismo gastronômico – sustentabilidadeDebates sobre o cuidado com a natureza e o com o ambiente andam bastante em alta. E, como não podia ser diferente, também entram em pauta quando o assunto é o turismo gastronômico.

Neste sentido, é essencial que você se preocupe com a sustentabilidade do seu estabelecimento se quiser aproveitar o crescimento do turismo gastronômico para atrair e conquistar novos hóspedes. Não adianta nada, por exemplo, criar um cardápio cheio de opções típicas e não se preocupar com “detalhes” com excesso de plástico de uso único, reciclagem, desperdício de alimentos e assim por diante.

Precisa de ajuda pra isso?
Leia também:

Uso de plástico na hotelaria – por que seu hotel deveria se preocupar com essa questão
Dicas para tornar seu hotel mais sustentável
Sustentabilidade na hotelaria: o exemplo que vem do Cambará Eco Hotel

Tendências do turismo gastronômico:
#3: Parcerias que ganham o jogo

Tendências do turismo gastronômico – cooperaçãoQuer construir uma cultura forte de turismo gastronômico no seu estabelecimento? Portanto, preocupe-se em se aliar a quem pode ajudá-lo nessa jornada!

É fundamental que os atores que operam no local de destino (como, por exemplo, produtores, agricultores, pecuaristas, pescadores, chefs, gestores de restaurantes, administradores públicos, hoteleiros etc.) estejam envolvidos na definição e no gerenciamento de ofertas de turismo gastronômico. Afinal, a cooperação local permite que caminhos interessantes para todos sejam encontrados. Assim, os resultados a curto e longo prazo tendem a ser mais positivos.

Aliás, parceria é sempre algo bom, não é mesmo? Quer se aprofundar no assunto?

Leia também:

Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes
4 exemplos de parcerias na hotelaria que deram certo

O próximo passo: Divulgar é preciso!

planejamento de marketing

Entender as tendências do turismo gastronômico e adaptá-las à realidade do seu negócio é o primeiro passo para aproveitar o crescimento da relevância dessa modalidade de turismo. Porém, não dá para ficar “apenas” nisso.

Além disso, é fundamental comunicar que esse é um dos focos do seu estabelecimento!

Afinal, sem uma boa comunicação, você não consegue atrair novos hóspedes para o seu estabelecimento. E o mesmo, é claro, vale para seu desejo de atrair turistas gastronômicos.

Neste sentido, é importante conhecer a jornada de compra na hotelaria, saber em que etapas e de que formas você pode trabalhar esse assunto e pensar em diferentes formas de divulgar o lado gastronômico do seu estabelecimento.

Há muito conteúdo útil neste sentido aqui no Blog da Hotelaria!
Leia também:

Guia para entender a jornada de compra na hotelaria
Guia para entender a jornada de compra na hotelaria – parte II
Como explorar os micro-momentos dos viajantes na hotelaria
Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem
Como atrair mais turistas para a sua região fazendo marketing de conteúdo
Como construir uma presença online forte para o seu hotel ou pousada

E aí, o que você tem feito para atrair os turistas interessados em gastronomia para o seu estabelecimento?

O que achou das tendências do turismo gastronômico que apresentamos aqui? Pretende utilizá-las no seu negócio? Já faz uso delas?

Deixe um comentário com sua opinião. Dessa maneira, poderemos saber quais conteúdos podem ajudar você no futuro.

Sucesso!

*Informações: relatório desenvolvido pela World Tourism Organization (UNWTO)

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